Wi-Fi 6: o que é e quais as vantagens?

Se você quer saber o que é Wi-Fi 6 e quais as vantagens desse novo tipo de conexão, você está no lugar certo. O Wi-Fi 6 é o tipo de wireless mais recente, com grandes diferenças se comparado ao Wi-Fi 5.

Uma boa conexão com a internet é algo que vem se tornando cada vez mais necessário, principalmente com o aumento crescente de aparelhos conectados a uma mesma rede. Com isso, o Wi-Fi 6 é considerado a próxima geração de redes sem fio, possibilitando a conexão de vários aparelhos em uma mesma rede.

Se você mora com mais 3 pessoas na sua casa, isso significa que são 4 aparelhos celulares conectados na Wi-Fi. Com o constante crescimento de tecnologias inteligentes, esse número de aparelhos conectados tem aumentado significativamente.

É exatamente nesse cenário em que o Wi-Fi 6 está se tornando destaque, possibilitando uma conexão de qualidade para garantir uma maior estabilidade na rede.

Quer saber um pouco mais sobre o Wi-Fi 6, suas vantagens e a história do Wi-Fi? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você.

O que é o Wi-Fi 6

O Wi-Fi 6 nada mais é do que uma nova nomenclatura para o padrão wireless mais recente, o 802.11ax. Essa nova nomenclatura surgiu em 2018, quando a Wi-Fi Alliance decidiu mudar a forma de diferenciar os padrões do Wi-Fi.

Com a nova nomenclatura, fica muito mais fácil reconhecer cada um dos diferentes tipos de conexão Wi-Fi. Na prática, a nova nomenclatura funciona de maneira bem simples, adicionando um número após a expressão “Wi-Fi”. 

Por exemplo, ao invés de falar que determinado aparelho possui compatibilidade com Wi-Fi 802.11ac, você pode simplesmente dizer que é compatível com Wi-Fi 5. Essa medida não eliminou o antigo padrão, apenas fez com que a conexão wireless tivesse um “nome comercial”.

A tecnologia do Wi-Fi 6 ainda não está sendo muito utilizada, mas vários fabricantes de roteadores já produzem aparelhos compatíveis com a tecnologia. Além disso, empresas fabricantes de celulares e computadores já vem fabricando aparelhos com capacidade de se conectar ao padrão wireless mais recente.

Grandes empresas de consoles como a Sony já aderiram ao novo tipo de conexão e o seu mais novo lançamento, o Playstation 5, possui compatibilidade com a tecnologia. Comparando com a versão mais utilizada, o Wi-Fi 5, a grande vantagem na tecnologia da próxima geração está na velocidade.

Estudos deram uma expectativa de que o Wi-Fi 6 vai ter em torno de 40% a mais de velocidade de conexão e latência reduzida. Além disso, o Wi-Fi 6 possui uma série de tecnologias que buscam eliminar problemas como congestionamento da rede e fazer o uso racional da conexão disponível.

Uma outra grande diferença entre a Wi-Fi 5 e a 6 é que a Wi-Fi 6 possibilita a conexão de vários aparelhos, garantindo uma velocidade de transferência muito maior. Na Wi-Fi 6, é possível atingir uma velocidade de transferência de 9,6 gigabits por segundo.

Além disso, a sexta geração das conexões Wi-Fi faz com que as redes funcionem de forma mais estável e de forma mais eficiente. Uma das grandes vantagens da nova tecnologia está em detectar qual aparelho precisa de uma maior velocidade de conexão, fazendo a distribuição de forma inteligente.

As vantagens do Wi-Fi 6

A sexta geração das conexões wireless possui várias vantagens, algumas já mencionadas como a velocidade de conexão. Para que você saiba um pouco mais sobre todas as vantagens da nova tecnologia, fizemos uma lista com cada uma delas.

Velocidade

Quem nunca teve problema com a velocidade da conexão com a internet, não é mesmo? A grande vantagem da sexta geração da Wi-Fi é a velocidade superior, permitindo uma velocidade de transferência de até 9,6 gigabits por segundo.

Essa velocidade superior permite que a troca de informações entre aparelhos conectados a uma mesma rede seja em torno de 40% maior comparando com a Wi-Fi 5. Quando os aparelhos conectados não estão próximos uns dos outros, a vantagem da velocidade é outra.

Para esses casos, a Wi-Fi 6 permite transferências de até 1.201 megabits por segundo, que comparados aos 866 megabits da versão anterior, mostram a grande diferença. Vale lembrar que esses valores foram alcançados em um ambiente propício, e que a velocidade da conexão pode variar de acordo com vários fatores.

Esses números geralmente são utilizados para definir um limite técnico para a tecnologia, mas dificilmente vão ser vistos no dia a dia. Isso porque há vários fatores como: diferença na qualidade dos dispositivos, interferências, obstáculos e alcance da rede.

Mas mesmo com esses fatores, a sexta geração promete ter uma qualidade superior na transferência de dados, sendo uma tecnologia que tem muito a agregar no dia a dia.

Redução das interferências

Principalmente em condomínios, onde há vários sinais de redes diferentes, é muito comum encontrar interferências no sinal da rede. Isso é um problema muito comum onde há uma grande povoação e as redes podem causar interferências umas nas outras, causando problemas na velocidade da conexão.

Além disso, um grande problema causado por essas interferências são as instabilidades da rede, onde a conexão com a internet fica oscilando frequentemente. O Wi-Fi 6 possui uma tecnologia capaz de prevenir esses problemas causados pela interferência.

A tecnologia consiste em um protocolo que gera uma assinatura chamada BSS Color nos roteadores compatíveis, auxiliando na identificação do pacote de dados das redes.

Atualmente, a interferência ocorre pois o roteador não tem uma forma de separar os pacotes de informação. Isso significa que ele não consegue saber qual pacote dessas informações são destinadas para a sua rede e quais fazem parte das outras.

Com a tecnologia de assinatura BSS Color, os roteadores compatíveis vão ser capazes de ignorar todas as informações das outras redes. Isso faz com que a sua conexão seja muito menos suscetível a qualquer interferência.

Possibilidade de conexão a vários dispositivos

O Wi-Fi 6 já foi pensado exclusivamente com a ideia de que cada vez mais dispositivos estarão conectados a uma mesma rede. A lista mais comum de dispositivos é:

  • Celulares;
  • Tablets;
  • Consoles;
  • Computadores;
  • TVs.

Mas essa lista não para por aí, já que cada vez mais as empresas estão desenvolvendo aparelhos inteligentes de forma a facilitar o dia a dia. São aparelhos como ar condicionado e até mesmo máquinas de lavar roupa.

Com essa lista crescente de dispositivos, a nova geração Wi-Fi foi pensado para permitir várias conexões, com uma tecnologia de gerenciamento. Esse gerenciamento atua de forma inteligente nas múltiplas conexões na rede, garantindo um uso muito mais eficiente.

Pelos testes realizados, é esperado que a nova geração Wi-Fi seja capaz de garantir uma boa conexão a até 8 aparelhos simultaneamente, sem perda de velocidade. Com o padrão atual, a conexão é dividida pelo número de dispositivos conectados, e isso não será mais uma realidade com a sexta geração Wi-Fi.

Maior economia de energia

A sexta geração Wi-Fi, além de todas as vantagens apresentadas, foi pensada para ser mais econômica. Por isso, mesmo com toda a tecnologia acrescentada, ela não apresenta um consumo elevado de energia.

Isso significa que, toda vez que seu smartphone se conectar a uma rede compatível com o Wi-Fi 6, ele terá um gasto muito menor da bateria. Mas esse consumo reduzido da bateria só funciona para o uso da internet, graças a uma tecnologia chamada “Target Wake Time”.

Essa tecnologia funciona de forma que os roteadores façam uma verificação programada no status do seu aparelho, diminuindo assim o consumo de energia. Vale lembrar que para que haja uma economia da bateria, tanto o seu celular quanto o seu roteador precisam ser compatíveis com a sexta geração Wi-Fi.

Maior segurança

A sexta geração Wi-Fi, além de todas as vantagens já citadas, ainda vai ser mais segura. Os roteadores compatíveis com a tecnologia devem ter suporte para o tipo de criptografia WPA3, que vai substituir o tipo de criptografia WPA2.

Além disso, para garantir a comercialização dos roteadores, é preciso que eles ofereçam suporte para os novos recursos apresentados pela Wi-Fi Alliance. Somente dessa forma os fabricantes de roteadores terão a aprovação necessária para serem comercializados.

Aparelhos compatíveis com o Wi-Fi 6

Como já mencionamos anteriormente, para utilizar o Wi-Fi 6 é preciso ter um roteador capaz de transmitir o padrão da rede. Além disso, os seus dispositivos também precisam ser capazes de se conectar a essa rede.

Como a tecnologia ainda é muito recente, já que foi implementada no ano de 2019, há poucos dispositivos compatíveis com a tecnologia. Os roteadores das empresas D-Link e TP-Link e Huawei já contam com suporte para a tecnologia e são facilmente encontrados no Brasil.

Agora, para os smartphones, todos aqueles que possuem chipset Snapdragon 855 ou superior, independente da sua fabricante. Por isso, celulares como Galaxy S10 da Samsung, Xiaomi Mi 9 e LG v50 ThinQ, já oferecem suporte para a nova tecnologia.

Para os computadores, basta checar no site do fabricante ou no manual do produto se o dispositivo é compatível com a tecnologia.

Vantagens da Wi-Fi 6 para empresas

Além de todas as vantagens que já mencionamos para as redes privadas, a nova geração de conexão wireless é cheia de vantagens para as empresas. Com a crescente demanda por uma conexão de qualidade, vários setores podem se beneficiar da nova tecnologia, como empresas dos ramos:

  • Da saúde;
  • Da educação;
  • De hotelaria;
  • Do varejo;
  • Da indústria.

No ramo da saúde, uma conexão de qualidade é essencial para que todos os dispositivos tenham um funcionamento facilitado. Além disso, uma boa conexão com a internet facilita o gerenciamento de dados de pacientes e garante uma maior segurança no ambiente hospitalar.

Já para a educação, as escolas e universidades vêm utilizando cada vez mais tecnologias que necessitam de uma boa conexão com a internet. A realidade aumentada e a realidade virtual já é uma realidade em várias escolas e universidades do país. 

Por isso é tão importante que as empresas no ramo da educação comecem a utilizar a tecnologia criada pela Wi-Fi Alliance.

No ramo da hotelaria é essencial oferecer uma conexão a internet de qualidade para os clientes, por isso a sexta geração Wi-Fi só tem a agregar nesse ramo. Já no varejo e na indústria, a utilização de uma conexão mais eficiente e segura é essencial para garantir melhores resultados.

Com vários aplicativos e sistemas, é preciso que as empresas desses ramos procurem sempre pelo melhor da tecnologia, garantindo resultados superiores.

O Wi-Fi 6E

O Wi-Fi 6E nada mais é do que uma extensão do Wi-Fi 6, tanto que os dois utilizam a mesma dominação 802.11ax. A diferença entre um e outro é que a versão mais nova funciona em modo tri-band ao invés do dual-band da Wi-Fi 6.

Até o Wi-Fi 6, o roteador era capaz de entregar apenas duas redes: a 2,4 GHz e a 5 GHz de frequência. Com a Wi-Fi 6E, será possível encontrar dispositivos compatíveis com: 2,4, 5 e 6 GHz, tudo ao mesmo tempo.

Essa diferença vai ser ótima para garantir velocidades bem altas nos dispositivos que estão próximos ao roteador, permitindo uma qualidade muito maior na conexão.

A história do Wi-Fi

O Wi-Fi foi criado na década de 1990 pelo IEEE e uma tecnologia que usa sinais de rádio para permitir a troca de dados. Em 1997, o termo técnico para a Wi-Fi se tornou o conhecido 802.11, com todas as variações que conhecemos surgindo desse modelo.

Na época, a Wi-Fi chegava a apenas 2 megabits por segundo e em 1999 o nome Wi-Fi virou o termo comercial para a tecnologia. Ao longo dos anos, além de melhorar a velocidade da conexão, a Wi-Fi foi evoluindo em tecnologias capazes de garantir uma melhor segurança e menos interferências.

Basicamente, Wi-Fi significa “Wireless Fidelity”, que pode ser traduzida como “Fidelidade sem Fios”. Comumente, Vic Hayes é conhecido como o “pai” do Wi-Fi, por ser o responsável por comandar o IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) na época.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o Wi-Fi 6, suas vantagens e um pouco sobre a história do Wi-Fi. Então tudo que você precisa fazer agora é ver se os seus dispositivos são compatíveis com a tecnologia e começar a se preparar para ter contato com um pouco do futuro.

Posts relacionados