VPN oferece uma opção segura para dados da sua empresa

Muitos gestores de empresas que utilizam sistemas em rede, provavelmente, já devem ter ouvido falar ou até mesmo aplicado uma rede virtual privada, a chamada VPN para deixar o acesso da internet mais seguro.

No seu negócio, já foi cogitado a utilização dessa tecnologia como uma ferramenta para melhorar a segurança e também a mobilidade dos dados?

No artigo de hoje, vamos explicar o que é VPN, como essa tecnologia funciona, alguns exemplos de usabilidade e quais as vantagens e benefícios para o ambiente corporativo das empresas, confira.

Entenda o que é VPN

O VPN, do inglês Virtual Private Network, como o próprio nome já diz, cria redes de comunicações entre computadores e dispositivos que tenham permissão de acesso.

A rede privada virtual é a rede criada em cima de uma estrutura de rede pública. Dessa forma, ela conecta computadores por meio da internet.

Para ter um servidor VPN é preciso de pelo menos duas máquinas conectadas à rede e um software para a gestão dessa rede.

Em termos simplificados, um VPN conecta seu computador, smartphone, tablet ou outro aparelho a um servidor em algum lugar da Internet.

Permitindo assim, que você navegue na Internet usando as credenciais e a conexão deste computador.

Conectadas a cada ponto de acesso, as máquinas verificam a autenticidade dos dados compartilhados.

O servidor VPN criptografa os dados e dá número de IPs diferentes, para que não seja identificado o lugar e máquina em que se está usando os dados da empresa.

Esse IP pertence à rede privada do VPN e interliga aos computadores conectados a ela.

Vantagens da rede privada virtual

O VPN possui uma série de vantagens para quem os utiliza. Listamos de forma prática algumas, confira:

Vantagens:

Baixo custo, se comparadas às redes dedicadas: O fato de o VPN utilizar a internet como conexão entre os diversos gateways e hosts diminui consideravelmente o custo de efetivação.

De fato, estudos estimam que a redução dos custos, quando um VPN é utilizado, é maior que 60%, dependendo do caso.

Privacidade: Por simular uma conexão local, o VPN pode ser utilizado como ferramenta para esconder a localização geográfica do usuário, que passará a ter um IP com a localização do servidor.

Escalabilidade e Flexibilidade: A utilização da rede pública para a comunicação entre matriz, filiais e parceiros comerciais significa também maior flexibilidade e escalabilidade com relação a clientes móveis e alterações nas conexões.

Dependendo de suas necessidades, você pode usar uma VPN do seu local de trabalho, criar um servidor VPN sozinho ou algumas vezes hospedar uma de sua casa.

Reduza custos com o VPN

O investimento para disponibilizar uma conexão VPN no seu negócio é muito baixo se considerar custos com danos e perdas que um vazamento de dados sigilosos pode causar.

A tranquilidade para trabalhar sem se preocupar com tantas questões de segurança faz com que os funcionários fiquem focados apenas nas suas funções e consequentemente sua produtividade aumente.

Por esse motivo a VPN pode ser um grande aliado nos ambientes corporativos.

Com o VPN, uma empresa pode oferecer um acesso seguro a recursos da rede interna, como por exemplo, documentos ou softwares, para qualquer funcionário ou cliente de qualquer parte do mundo.

Com esse benefício de mobilidade é possível comprovar as vantagens anteriores como segurança, redução de custos, além do deslocamento e aumento de produtividade.

Utilize a rede de onde estiver

Como dito anteriormente, ao ter uma rede VPN, aqueles que têm permissão a ela, podem acessar de onde estiverem, não importa o dispositivo ou o lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet.

Esse aspecto pode ser interessante para quando os funcionários precisarem trabalhar de forma remota.

Mais segurança para os dados da sua empresa com o VPN

Nos dias de hoje, tudo o que se faz online fica online e é muito fácil de ser encontrado. O que se torna um grande problema quanto aos dados de uma empresa.

Ter privacidade é algo difícil de ser visto na rede e as informações tendem a ficarem soltas.

Vale lembrar que esse problema para uma pessoa não é tão comprometedor quanto para uma empresa.

Para finalizar este artigo, reforçamos que atualmente, existem muitas soluções de VPN para empresas, independente do seu ramo de atuação, cada uma com suas características e preços.

Caso você queira saber qual é a ideal para sua, deixe a sua mensagem a seguir, nós ficaremos felizes em poder responder você.

Posts relacionados