São muitas as vantagens do cloud computing para empresas de lucro real. De fato, essa tecnologia pode reduzir gastos com infraestrutura de TI, ao mesmo tempo que possibilita vantagens fiscais.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, falamos sobre os principais benefícios do cloud computing para negócios enquadrados no regime de lucro real. Acompanhe!
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #1: redução de custos com infraestrutura
“Uma das grandes vantagens que as empresas de lucro real podem obter dos serviços de nuvem é a redução dos custos com infraestrutura de TI.”
De fato, como sabemos, a compra de servidores é bastante onerosa, gerando um impacto significativo sobre o capital de giro das empresas.
Muitas vezes, as empresas precisam fazer financiamentos e empréstimos como forma de tornar o investimento em uma infraestrutura de TI própria viável sem prejudicar a lucratividade.
Além do que, são necessários gastos com mão de obra, implementação e manutenção da estrutura adquirida, o que torna o investimento ainda mais dispendioso.
Uma forma de evitar todos esses custos é adotar soluções em nuvem. Com elas, as empresas de lucro real podem reduzir os gastos mensais com suas estruturas de TI.
Isso porque os preços pagos mensalmente pelos serviços de cloud computing são bastante inferiores aos custos de financiamentos e empréstimos para a compra de infraestruturas próprias.
Em outras palavras, o impacto sobre os lucros é diluído, o que acarreta é um maior capital de giro para investimento em áreas sensíveis das empresas.
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #2: redução de custos operacionais
Além de reduzir os custos com bens, o cloud computing também diminui os gastos operacionais.
Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa realizada pela IDC Brasil, empresas que investiram em serviços de cloud conseguiram reduzir seus custos com TI em mais 77%.
Abaixo, mostramos algumas despesas que podem ser diminuídas de maneira significativa com o uso de serviços em nuvem.
Redução de mão de obra
Entre as vantagens de um cloud server, está a terceirização da manutenção da estrutura.
De fato, os contratantes pagam somente pelo uso do serviço, sendo todas as despesas relativas às atualizações e correções do sistema de responsabilidade das empresas de cloud.
Como consequência disso, tem-se a diminuição dos custos com mão de obra qualificada.
Redução dos gastos com energia elétrica
Manter uma estrutura de TI com servidores próprios também impacta nos valores pagos nas contas de energia elétrica.
Uma forma de reduzir esses custos é contratar um cloud server. Com esse serviço, também é possível diminuir o uso de tintas para impressão e de papel.
Isso porque o cloud computing permite a guarda, a organização e a consulta de documentos na nuvem, sem a necessidade de fazer impressões.
Eliminação dos custos com assistência técnica
Ao adquirir bens de informática para uma infraestrutura de TI, as empresas devem alocar parte de seu capital para substituir peças e fazer reparos nas instalações sempre que necessário.
Com os serviços de cloud, é possível eliminar esses gastos, o que propicia uma maior soma para investimentos em outras áreas.
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #3: evita a depreciação de bens no IRPJ
A depreciação fiscal, ou desvalorização, de bens das empresas de lucro real deve ser devidamente contabilizada com base em uma tabela específica desenvolvida pela Receita Federal.
De acordo com essa tabela, o prazo de depreciação dos bens de informática das empresas é de 5 anos.
Ademais, de acordo com dados da própria Receita, a taxa de depreciação de equipamentos como notebooks é de cerca de 20% ao ano.
E, quanto maior é a depreciação desses equipamentos, mais ela tende a impactar negativamente nos resultados das empresas, haja vista que a desvalorização dos bens deve ser classificada como despesa no cálculo contábil.
Essa situação é ainda mais visível no caso das empresas de lucro real com menor lucratividade.
Nesse caso, o ideal é que as despesas com encargos advindos da depreciação da infraestrutura de TI sejam pagas em um período maior de tempo, o que nem sempre ocorre.
“No entanto, é possível driblar esses encargos adotando soluções em nuvem. De fato, um dos benefícios do cloud computing para empresas de lucro real é que essa tecnologia não precisa ser depreciada no balanço contábil das empresas.”
Isso porque os serviços em nuvem não são contabilizados como ativos imobilizados, mas, sim, como despesas operacionais. Ora, estas não podem ser desvalorizadas, pois não são bens físicos.
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #4: escalabilidade
Um dos termos mais utilizados quando se fala do cloud computing e de suas vantagens é “escalabilidade”. A seguir, explicamos quais os benefícios desse conceito no âmbito dos serviços em nuvem.
Soluções sob demanda
As empresas de lucro real que investem em serviços em nuvem têm a vantagem de contar com soluções adequadas às suas demandas específicas.
Dito de outro modo, é possível ter soluções escaláveis, que atendam às necessidades de um negócio mesmo em momentos de expansão ou de retração das atividades. Em suma, as tecnologias de cloud proporcionam mais flexibilidade.
Redução de custos na melhoria da TI
Ademais, a escalabilidade propiciada pelo cloud computing é uma forma de aumentar a capacidade de processamento de dados sem a necessidade de trocar uma infraestrutura de TI ou fazer novas configurações nos sistemas.
Nesses dois últimos casos, tem-se gastos altos tanto com a implementação dos novos equipamentos, quanto com a contratação de mão de obra para a manutenção dos sistemas.
Melhor custo-benefício
A maioria dos serviços de cloud permitem que as empresas escolham pacotes com serviços que melhor atendem a suas necessidades. Dessa forma, os contratantes pagam somente pelas funcionalidades que realmente vão utilizar.
Dito de outro modo, a relação custo-benefício do cloud é excelente, haja vista que evita gastos com serviços que não serão usados.
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #5: flexibilidade
Uma das grandes vantagens dos serviços em nuvem é sua maior flexibilidade, se comparados às infraestruturas próprias, que são sempre limitadas.
Por ser bem mais flexível, as soluções de cloud possibilitam tanto a escalabilidade, quanto um maior leque de possibilidades no uso de outras tecnologias.
Somente para exemplificar, a nuvem pode ser implementada em empresas que utilizam qualquer sistema operacional.
É possível, ainda, utilizar diversas linguagens de programação em aplicações em cloud.
A maioria das empresas de cloud computing também fornecem tecnologias compatíveis com arquiteturas diversas.
Isso significa dizer que as empresas que adotam as soluções em nuvem têm maior liberdade para escolher as tecnologias que melhor se adequam a suas realidades.
Não se pode esquecer que os fornecedores de cloud acompanham todo o processo de migração de ambientes, independentemente das características das arquiteturas utilizadas por seus clientes.
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #6: aumento da produtividade
“As soluções de cloud computing permitem às equipes aumentar a produtividade. Isso porque os serviços em nuvem têm alta disponibilidade e uma capacidade de processamento que pode ser adequada às necessidades das empresas.”
Devido à escalabilidade, pode-se incrementar as tecnologias utilizadas à medida que as operações de uma empresa crescem, sem abrir mão da performance.
Além disso, a nuvem possibilita o acesso a informações de uma empresa ou projeto de qualquer lugar, por todos os funcionários autorizados.
Dessa forma, as equipes podem trabalhar de forma sincronizada em um mesmo projeto, mesmo à distância.
Ademais, o trabalho remoto propiciado pelo cloud pode ser de grande auxílio para manter as atividades da empresa mesmo em situações atípicas, evitando perdas.
Não à toa, a adoção dessa tecnologia pelas empresas durante a pandemia do novo coronavírus teve um aumento notável.
De acordo com o relatório State of the Cloud, 26% dos 750 gestores entrevistados admitiram que optaram por um aumento dos investimentos em nuvem durante a pandemia como forma de manter as empresas funcionando.
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #7: reduz custos com planos de recuperação de desastre
Empresas de lucro real que possuem estruturas de TI próprias também devem investir em planos de recuperação de desastres.
Embora a implementação desses planos seja bastante onerosa, as consequências de incêndios, explosões, ataques de hackers e outros sinistros podem gerar prejuízos ainda maiores.
Por outro lado, existe uma forma muito mais barata de retomar as operações primárias de uma empresa e proteger dados críticos: adotar os serviços de cloud.
De fato, as empresas podem fazer planos de recuperação de desastres adaptados para a nuvem, sendo essa uma solução com um custo-benefício excelente.
Mediante essa tecnologia, pode-se acessar facilmente aplicações e dados em ambientes seguros, mesmo em casos de acidentes envolvendo as máquinas locais.
É importante ressaltar que os ambientes disponibilizados pelas empresas de cloud possuem as melhores tecnologias contra invasões e ataques.
Isso porque as equipes dessas empresas trabalham exclusivamente no aperfeiçoamento dos sistemas, o que garante uma alta disponibilidade com maior a maior segurança possível.
Ademais, algumas empresas de cloud oferecem ferramentas e consultoria para que seus clientes possam avaliar as áreas mais críticas, de maneira a priorizar essas áreas no plano de recuperação em nuvem.
Benefícios do cloud computing para empresas de lucro real #8: mais segurança
Além de propiciar uma recuperação rápida de dados e aplicações em casos de desastres, os serviços de cloud também oferecem uma maior segurança.
De fato, as soluções em nuvem estão integradas com uma série de tecnologias que promovem maior segurança durante as operações. A seguir, indicamos alguns recursos que explicam a segurança dos serviços de cloud.
Criptografia
“As empresas de cloud oferecem criptografia de ponta a ponta, permitindo que as trocas de arquivos e informações entre funcionários sejam interceptadas por terceiros não autorizados.”
A criptografia também impede a interceptação e o sequestro de dados por hackers e outros agentes maliciosos.
Controle de acesso
Os usuários também podem restringir o acesso às nuvens. Nas empresas, o acesso a aplicações e dados costuma ser dado levando em conta as tarefas a serem realizadas por cada uma das equipes.
Com isso, reduz-se o risco de vazamentos de informações, o que aumenta a segurança.
Backups automáticos
O backup automático propiciado pela nuvem permite que os dados de uma empresa sejam armazenados em cloud servers em tempo real. Isso é possível devido à sincronização entre os sistemas e as nuvens.
Esse recurso evita a interrupção de atividades para a realização de backups, aumentando a produtividade sem abrir mão da segurança e da permanente atualização dos dados armazenados.
Cloud computing para empresas de lucro real: preservando lucros com o máximo de eficiência
Assim, podemos concluir que adotar as soluções em nuvem permite que organizações enquadradas nesse regime tributário preservem seus lucros sem abrir mão da capacidade de processamento de seus ambientes de TI.
Além disso, o cloud computing para empresas de lucro real traz vantagens fiscais, haja vista que possibilitam a substituição de Capex por Obex, eliminando as despesas com a depreciação de bens.
Confira abaixo o infográfico resumindo todas as vantagens mencionadas neste artigo.
E você, já sabia das vantagens dos serviços em nuvem para as empresas de lucro real? Comente!