10 tendências da computação em nuvem para ficar de olho em 2021

Computação em nuvem

Não se pode mais ignorar o impacto da cloud computing no mundo corporativo. Por isso, é fundamental que gestores e empreendedores fiquem de olho nas tendências da computação em nuvem para 2021.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos algumas das mais promissoras tecnologias do mercado de cloud. Quer saber quais são elas? Então, não deixe de ler esse artigo até o final!

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #1: nuvem híbrida

Entre os tipos de nuvem no mercado, a nuvem híbrida vem ganhando um espaço de destaque, e não à toa.

Esse tipo de ambiente em cloud associa a segurança e estabilidade das nuvens privadas à economia e agilidade proporcionada pelas nuvens públicas.

Além disso, as nuvens híbridas possibilitam uma maior escalabilidade das aplicações, o que tende a reduzir os custos com o aumento da capacidade de uma infraestrutura.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #2: aumento da capacidade de armazenamento em nuvem

Outra tendência que deve se mostrar cada vez mais promissora daqui para frente é a maior capacidade das plataformas de armazenamento de dados em cloud.

Esse fato é uma consequência direta do aumento da quantidade de informações necessárias a operações e processos dentro das empresas.

Para que se possa ter uma ideia mais concreta desse fato, uma pesquisa da IDC Brasil revelou que o armazenamento em nuvem cresceu 48% em 2020, somente no 1º trimestre.

Com isso, a cloud computing reduz gastos com a capacidade, possibilitando uma maior flexibilidade e escalabilidade.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #3: a Internet de Tudo (IoE)

A IoE é um conceito ainda mais abrangente do que a Internet das Coisas, sendo seu potencial quase que ilimitado.

De fato, a comunicação entre máquinas, pessoas, procedimentos e dados tende a otimizar ainda mais o controle e o gerenciamento de processos dentro de uma empresa.

No entanto, essa revolução somente será possível com a aplicação da cloud computing, na medida em que é essa tendência que permitirá a coleta, processamento e organização dos dados.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #4: serverless computing

Os desenvolvedores também tendem a ganhar muito com a adoção de soluções em nuvem.

O serverless computing, por exemplo, possibilita o desenvolvimento de aplicações em cloud, sem ter que realizar o provisionamento de sistemas operacionais ou servidores físicos.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #5: inteligência artificial

A inteligência artificial estará por trás das mais disruptivas tecnologias de cloud a surgirem desse ano em diante.

Além de propiciar o uso responsivo e amigável de serviços de streaming, o aprendizado de máquina e outras tecnologias relacionadas à A.I. devem proporcionar o advento do deep learning e do edge intelligence.

Essas novidades devem tornar a análise e o compartilhamento de dados ainda mais rápido e robusto.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #6: Infraestrutura como serviço (IaaS)

O maior desenvolvimento das tecnologias de cloud computing possibilitou uma ampla virtualização do hardware.

Como consequência desse fato, o mercado de infraestrutura como serviço se expandiu e tende a se tornar cada mais diferenciado.

Segundo uma pesquisa realizada pela IDC Brasil, a infraestrutura como serviço deve ser uma das tecnologias mais importantes no crescimento dos serviços de nuvem pública no Brasil.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #7: Plataforma como serviço (PaaS)

 

As plataformas como serviço é uma das tendências mais importantes do mundo da programação.

Por meio dessa tecnologia em cloud, pode-se criar, testar e fazer o gerenciamento completo de aplicações, reduzindo de maneira significativa os custos com infraestrutura física.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #8: Multicloud

Com a utilização da multicloud, é possível utilizar de maneira bem gerenciada diversos serviços de cloud ao mesmo tempo, de maneira tornar as aplicações mais seguras e disponíveis.

O uso da multicloud também reduz os custos e diminui a dependência em relação a um único fornecedor de cloud.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #9: 5 G

Embora sem previsão de chegar ao mercado, o 5 G talvez seja a mais esperada e disruptiva das tecnologias a despontarem no horizonte.

Com isso, a acessibilidade, disponibilidade e capacidade dos serviços em nuvem tende a aumentar exponencialmente, o que deve trazer ainda mais inovações para esse mercado já tão diferenciado.

 

Tendências da computação em nuvem para 2021 #10: desenvolvimento de produtos

Algumas aplicações em nuvem permitem a coleta de dados referentes a comportamentos e hábitos dos consumidores.

Com essas informações, as empresas podem entender as dores e demandas de seu público-alvo e desenvolver produtos que possam atendê-las.

 

Aposte no futuro! Invista em soluções de cloud computing!

 

Para concluir, não podemos deixar de frisar a importância que as tecnologias de cloud têm para as empresas do século XXI. Hoje, elas são a verdadeira chave da inovação de processos no âmbito das organizações.

Diante disso, fica muito difícil ignorar as tendências da computação em nuvem para 2021. Não deixe de investir nelas e passe na frente da concorrência!

 

E você, conhece mais tendências em computação em nuvem para 2021? Deixe seu comentário!

Posts relacionados