Não podemos mencionar a respeito da Era Digital sem levar em conta o papel da tecnologia nessa transformação. Isso porque ela é a principal chave para o sucesso das pequenas, médias e grandes empresas.
De maneira geral, os empreendimentos adotam diversas tecnologias para aprimorar a gestão dos negócios.
Com isso, os mais diferentes processos são otimizados, e isso permite que negócios menores ganhem proporções maiores.
Conseguir manter uma empresa rentável e em constante evolução não é tarefa simples de se conseguir, principalmente em relação a um mercado tão competitivo.
Nesse cenário, a tecnologia pode se tornar uma peça fundamental.
Podemos citar a computação em nuvem, virtualização de dados e Big Data como algumas das ferramentas de TI capazes de auxiliar esse processo.
Com a possibilidade de sincronizar as informações na nuvem, algumas ferramentas proporcionam mobilidade, possibilitando o acesso de qualquer lugar, a qualquer momento, mesmo usando dispositivos variados.
Outro benefício referente a empregabilidade da tecnologia para a organização do ambiente de trabalho está na possibilidade de controlar melhor o tempo gasto em atividades cotidianas e, assim, otimizar a própria execução dessas tarefas.
A tecnologia é um excelente investimento
É evidente que o mercado está cada vez mais competitivo. O aumento não só no número de empresas, mas também na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, faz com que as organizações precisem investir em inovação nos produtos que entregam aos consumidores, bem como nas suas próprias estruturações internas.
Importante lembrar que, a tecnologia não veio para substituir o fator humano, mas sim contribuir para que o trabalho desenvolvido seja cada vez melhor, independente do segmento da empresa.
Ela não só auxilia a otimizar a administração do negócio, como gerir as informações obtidas externamente para desenvolver soluções ainda melhores aos consumidores e aos próprios colaboradores.
Sendo assim, a tecnologia ajuda organizações em todos os seus setores.
A partir do momento em que a empresa implementa uma cultura de inovação internamente, fica mais simples alinhar o trabalho de toda a equipe.
Armazenamento em nuvem como um facilitador
Quando se trata de tecnologia, a computação na nuvem, ou cloud computing (em inglês), possui uma grande vantagem que é a possibilidade do acesso remoto a aplicativos, sistemas e programas por meio da internet e armazena os dados com segurança.
Existem aplicações que proporcionam um limite gratuito de armazenamento, permitindo assim, você compartilhar arquivos com simplicidade e agilidade, além da possibilidade de visualizar e editar arquivos do Microsoft Office, por exemplo.
As principais ferramentas voltadas para essas necessidades são o Google Drive, Dropbox e OneDrive.
Com a computação em nuvem, os colaboradores não precisam mais ficar estagnados a um ambiente de trabalho ou correr o risco de perderem todas as informações contidas em um computador.
Com o modelo tradicional, se um colaborador precisa faltar ao trabalho, por exemplo, as suas atividades ficam congeladas.
Através da ajuda de ferramentas tecnológicas, é possível acessar os arquivos e continuar a realizar as suas atividades de forma remota, contatar clientes ou somente organizar o que precisa ser feito no dia seguinte.
Gadgets podem ser grandes aliados das empresas
Outra ferramenta que fez com que a tecnologia fosse implementada com maior frequência nos ambientes de trabalho são os gadgets.
O uso de gadgets muitas vezes contribui para agilizar tarefas, permitindo que as pessoas possam se dedicar a funções mais importantes.
De maneira geral, os gadgets são dispositivos eletrônicos portáteis como smartphones, smartwatches, e-readers, etc.
Sendo assim, eles não possuem uma forma única e padronizada, podendo ser muitas coisas diferentes e com diversas funcionalidades diferentes.
É importante observar que o uso da tecnologia deve ser planejado e controlado.
A utilização excessiva de redes sociais, por exemplo, pode contribuir para a distração dos funcionários e até causar desconforto entre colegas.
Portanto, é preciso haver equilíbrio e consenso de toda a equipe na hora de adotar novos procedimentos tecnológicos dentro do escritório.
A tecnologia aumenta a produtividade dos funcionários
Quando se fala dos benefícios da tecnologia na organização do ambiente corporativo, não há como deixar o aumento da produtividade de lado.
Como já mencionamos, plataformas de armazenamento em nuvem, softwares de gestão, ferramentas de telefonia e aplicativos para se comunicar internamente, ajudam os colaboradores a reduzirem o tempo gasto com tarefas simples, passando, assim, a se concentrar mais na criação de estratégias para melhorar o seu desempenho.
No que tange à gestão, a tecnologia pode ainda auxiliar a redesenhar fluxos, distribuir melhor as atividades de colaboradores e automatizar as atividades cotidianas.
Reduza custos internos investindo em novas tecnologias
A redução de custos internos também pode ajudar a aumentar a organização do ambiente de trabalho.
Economizar em determinadas áreas, possibilita o redirecionamento da verba para instrumentos que melhorem a motivação dos colaboradores e estratégias que impulsionem a evolução do seu negócio.
Como podemos ver, a tecnologia já se desenvolveu ao ponto de oferecer diversas soluções para as mais variadas necessidades, incluindo a de melhorar a organização no ambiente de trabalho, aumentando a produtividade, facilitando a gestão das tarefas e das equipes, controlando prazos, delegando atividades, melhorando a comunicação, entre outros aspectos.
Então se a pergunta é: devo investir em tecnologia para o meu negócio?
A resposta é sim!
Se você ficou com alguma dúvida ou queira deixar um comentário a respeito do assunto do artigo de hoje, nos envie uma mensagem abaixo, ficaremos felizes em responder você.