Quando migrar para a nuvem?

Mais que um modismo, se você é gestor de uma empresa deve está se perguntando quando migrar para a nuvem, enfim, qual o momento ideal para modernizar o setor do seu negócio, certo?

Afinal, a nuvem é uma tecnologia que torna a companhia competitiva no mercado, prepara a equipe para os negócios do futuro e mantém o crescimento da instituição escalável.

Por isso, preparamos cinco vantagens que demonstram o quão mudar para essa tecnologia pode ser positivo. Veja 5 situações nas quais migrar para a nuvem é um passo essencial!

1. Quando a empresa precisa economizar 

Toda organização precisa organizar sua relação com tecnologia visando obter um melhor custo-benefício. Entretanto, quando um determinado servidor ou recurso, vital para suas operações, oferta vantagens em desempenho e preço, é momento de considerar a migração. 

Nesse cálculo, é claro, devem ser avaliados os custos da mudança, porém, em pouco tempo dá para perceber algumas vantagens escondidas.

Um exemplo claro da falta de economia é a necessidade que um servidor local mantém, já que ele não possibilita flexibilizar a contratação de infraestrutura em nuvem para períodos sazonais. 

Dessa forma, ao invés de pagar por um período maior de uso, em que há precisão de mais espaço, o cliente acaba tendo que adquirir um pacote extenso de serviços que, em muitos casos, fica ocioso. 

Portanto, essa aquisição gera mais despesas ao negócio, coisa que o serviço em nuvem não cobra, pois no cloud os produtos são ofertados por demanda. É simples: precisa de mais armazenamento nos próximos três meses? Basta contratar esse espaço e pagar por ele. 

Não viu mais necessidade de continuar com uma demanda tão alta daqui para frente Tudo ótimo também. Com a cloud, o servidor funciona conforme a necessidade do consumidor.

2. Quando a implantação de novas tecnologias é necessária

A TI é a parte estrutural dos negócios, por isso o aspecto financeiro deve ser considerado ao tomar uma decisão nesse aspecto. Afinal, é através dela que as rotinas podem ser simplificadas, a produtividade da equipe melhorada e as atividades empresariais desenvolvidas.

Em todo caso, é realmente preciso apostar em novas soluções, mas isso não quer dizer que elas têm de ser caras e cheias de burocracias. Isto é, se ela precisa de diversas licenças, dezenas de treinamentos

Por isso, inserir a nuvem na sua empresa é uma maneira dinâmica de adotar novos recursos. Ela trará mais agilidade aos processos, encurtará prazos e aumentará a disponibilidade de alternativas.

3. Quando há riscos do negócio ficar ultrapassado

Em um mercado cada vez mais competitivo, obviamente nenhum negócio quer ficar para trás, certo? Mas, e quando, os próprios gestores dificultam a modernização da sua empresa, não investindo em tecnologias e ferramentas inovadoras, como a nuvem, por exemplo?

Independente do ramo que você atua, o uso de softwares e sistemas requer atualizações eventuais. Então, aproveitar esse momento para migrar os dados para a nuvem pode ser uma vantagem competitiva.

Além do mais, na nuvem não há essa preocupação de ter que atualizar constantemente os softwares, já que os próprios fornecedores cuidam disso, e o melhor: sem custos extras ou aquisição de novas licenças.

4. Quando é preciso ampliar a colaboração entre as equipes

Você já precisou da colaboração de alguns membros da sua equipe de trabalho, mas por questões geográficas, isso não foi possível? Pois bem, considere a migração para a nuvem no momento de trabalhar com várias pessoas ao mesmo tempo.

Até porque é quase impossível fazer tarefas em sincronia através de softwares instalados localmente, sem contar que até falar com outros membros da equipe é difícil por um servidor convencional.

Devido a esses pontos, um sistema em nuvem traz mais valor para sua empresa, uma vez que é mais acessível para um número de usuários que usam a ferramenta ao mesmo tempo.

Além disso, eles podem escolher entre trabalhar no estabelecimento ou fora dele, por meio dos seus celulares ou nos desktops da empresa, enfim, as opções são muitas.

De forma geral, trabalhar entre si é muito mais fácil e transparente usando a nuvem como mecanismo, logo, migrar para o cloud é uma alternativa excelente para quem deseja (e precisa!) trabalhar em colaboração.

5. Quando problemas de segurança surgem

Problemas são comuns em qualquer negócio, mas se esses imprevistos acontecem no setor de TI, é melhor se preocupar. Perda de dados, vazamento de informações e invasões ao sistema podem gerar muitas dores de cabeças ao empreendedor.

O primeiro problema é a desconfiança dos clientes. Se ele souber que seus dados estão sendo desprotegidos por sua custódia, com certeza irá mudar para um concorrente seu.

Nesse sentido, a nuvem pode ajudar. Isso porque na sistema de cloud computing é muito mais fácil assegurar a segurança dos seus dados por meio de computadores online, protegidos por políticas internas e criptografia, sem falar das dezenas de camadas de firewalls.

Um provedor de nuvem de excelência tem experiência no assunto e pode superar uma série de desafios que um provedor local não supera.

Em vista de tudo isso, se você acha que não está conseguindo garantir a segurança total dos dados dos seus clientes (assim como das informações sigilosas do seu negócio), já está mais do que na hora de migrar para a nuvem.

Conclusão

Esperamos que agora você tenha entendido o momento ideal de quando migrar para a nuvem. Como vimos, são muitos os benefícios de adotar essa tecnologia nos dias atuais.

Desse modo, procure por uma empresa especialista na migração de servidor local para a nuvem e comece já a aproveitar as vantagens que a cloud pode proporcionar ao seu empreendimento.

Pesquise um fornecedor capaz de considerar os objetivos do seu negócio, de maneira que organize uma estratégia de migração para a nuvem onde a essência da sua marca seja mantida.

 

E então, gostou do conteúdo de hoje? Agora que você já sabe qual o momento ideal de migrar para a nuvem, aprenda ainda mais sobre o assunto. Continue no nosso blog e conheça o princípio de funcionalidade da cloud computing. Até a próxima!

Posts relacionados