Com a chegada e proliferação do coronavírus no Brasil, uma pandemia mundial, acaba sendo natural a entrada do home office para empresas. No entanto, se essa modalidade costuma ser ligada com produtividade, o cenário é outro agora.
Acontece que o estresse mental pela pandemia no Brasil acaba sendo um dos fatores que atrapalham a produtividade no trabalho. Além disso, há também a questão de horas extras, espaço inquieto de trabalho em casa, entre outras coisas.
Home office já era um cenário comum no Brasil, mas agora é uma questão de necessidade, o que leva a um trabalho caótico, não planejado. Como manter a produtividade no trabalho com uma adaptação forçada e tão repentina?
Por isso, prossiga com a leitura do artigo e veja algumas dicas para produtividade no trabalho!
Produtividade na pandemia: home office como novo modelo de trabalho?
Dentro do atual cenário de pandemia no Brasil, o home office tem sido adotado como novo modelo de trabalho. Algumas empresas já o adotavam, mas agora é uma necessidade para evitar aglomerações.
Entretanto, o que é home office? Como o nome diz, se trata do trabalho executado fora do ambiente corporativo, comum para empregos que não necessitem fortemente de presença física.
Organização e produtividade no trabalho são termos comuns a esse modelo, mas o cenário tem mudado atualmente. Para começar, a questão da saúde mental na quarentena tem afetado tanto a organização, quanto a produtividade.
O estresse mental é um dos fatores que atrapalham a produtividade no trabalho, e fora os problemas diretos da pandemia, há também:
- Falta de concentração em casa;
- Ambiente nada calmo;
- Ausência de ergonomia nos equipamentos para trabalho;
- Maior número de itens que geram distração.
Como produzir mais no trabalho dentro desse contexto?
Entendendo o contexto da pandemia mundial
O Coronavírus é um problema de longo tempo, tendo aparecido no mundo desde os anos 60, como o SARS e o MERS. Seus principais sintomas são doenças respiratórias, começando com sintomas leves como resfriado comum.
Depois leva a outros sintomas como tosses, febre, dores no corpo e falta de ar, sendo grave em pessoas com doenças crônicas. Seu maior risco é a velocidade de propagação, com muitas pessoas se mostrando assintomáticas nos primeiros dias.
Com a pandemia no Brasil em nível alarmante, acaba sendo essencial o isolamento social, o que mudou a forma de trabalhar.
Veja agora dicas para produtividade no trabalho dentro desse cenário!
Produtividade no trabalho: dicas para trabalhar na pandemia
Segundo pesquisa da Gartner/Capterra, 43% das Pequenas e Médias Empresas (com até 250 trabalhadores) tiveram de adotar novas tecnologias para home office. Para mais de 60% das empresas, um dos maiores desafios é a adaptação das atividades.
Sendo a própria pandemia um dos fatores que atrapalham a produtividade no trabalho, como manter a qualidade do mesmo nesse cenário?
Aqui vão algumas dicas para produtividade no trabalho!
Crie uma rotina
Mesmo fora do escritório, você deve criar hábitos diários que aumentem sua organização e produtividade no trabalho. Além disso, a criação de uma rotina é o melhor caminho para afastar a procrastinação.
Comece isso de maneira geral: defina o que você fará de manhã, de tarde e de noite, de forma a ter clareza no que fará o dia todo. Essa rotina será útil também para seu trabalho no pós pandemia.
Ponto extra: faça uma lista de tarefas
De forma a facilitar sua rotina, é interessante criar uma “to do list”. É muito mais fácil de se organizar quando tudo está reunido numa planilha, por exemplo.
Defina seus melhores horários
Uma das noções mais úteis no ser humano é a autoconsciência de suas capacidades produtivas. Todo funcionário deve saber quais são seus horários de melhor produtividade.
Sendo assim, tarefas mais complexas são destinadas a tais horários, enquanto as mais mecânicas restam para os horários de menor nível de energia.
Ponto extra: não trabalhe toda hora!
Afinal, como produzir mais no trabalho trabalhando toda hora? Já é uma ideia derrubada a de que trabalhar muitas horas é o significado de produtividade.
“Produtividade nada mais é do que executar o maior número de tarefas, com qualidade, dentro do menor tempo possível”.
Use de ferramentas para comunicação
Comunicação é essencial para manter a organização e produtividade no trabalho, principalmente um em equipe. Por isso, não deve ser algo abandonado mesmo na quarentena.
Algumas ideias de aplicativos para isso são o Zoom, Slack e até o Google Hangouts.
Crie um bom espaço de trabalho
Esse é provavelmente um dos maiores desafios no home office atual. Dentro da quarentena, como produzir mais no trabalho com filhos e outros parentes acabando com sua concentração em casa?
Se possível, busque o ambiente mais calmo em seu domicílio, que não seja abafado, mas também não muito frio. A temperatura ideal acaba sendo próximo de 21º Celsius.
No entanto, o ideal mesmo é combinar com seus parentes e filhos um momento para haver ZERO interrupções.
Use da técnica Pomodoro
A técnica pomodoro é usada em diversas situações, mas acaba sendo interessantemente útil no home office. Basicamente, é uma técnica de administração do tempo para aumentar a produtividade.
Para pôr em prática de maneira simples, basta:
- Fazer uma lista de tarefas do dia
- Dividir seu tempo em períodos de 25 minutos, tendo total foco nesses espaços de tempo
- Após os primeiros 25 minutos, avalie a situação de suas tarefas e faça um intervalo de 5 minutos
- De quatro em quatro ciclos, vá realizando um intervalo maior, podendo ir de 15 a 30 minutos. Vai de você escolher os melhores tempos de pausa!
Produtividade na pandemia: é possível?
Apesar de difícil, é possível sim e demanda organização dos funcionários que buscam mantê-la. Além disso, também requisita adaptação da produção à realidade de cada um e de suas necessidades.
A produtividade na pandemia é produto da sinergia entre chefes e colaboradores, além da comunicação em equipe. Por fim, é fruto da aplicação de técnicas comumente usadas em escritórios tradicionais.