Por que usar um provedor de serviços gerenciados?

Com a maior utilização das novas tecnologias, empresas passaram a contratar provedores de serviços gerenciados, visando uma maior economia e segurança em seus ambientes de TI.

Nesse artigo, vamos mostrar as vantagens que as organizações podem obter ao fazer parcerias com esses provedores. Acompanhe!

 

O que é MSP? Entendendo o provedor de serviços gerenciados

MSP é a sigla para Managed Service Provider, expressão que pode ser traduzida como “Provedor de Serviços Gerenciados”.

Em linhas gerais, essa sigla diz respeito a prestadoras que oferecem serviços de TI a outras empresas.

“Geralmente, os provedores atuam no monitoramento, supervisão e aplicação de procedimentos de TI, com o intuito de agir preventivamente contra diversos tipos de ameaças e riscos e prover a disponibilidade de sistemas.”

Mas, afinal, a que tipos de empresas se destinam o MSP? Esse serviço pode ser contratado por empresas de diversos portes, tenham elas ou não profissionais de TI em seus quadros.

Nos casos de organizações que já possuem equipes de TI, os provedores de serviços gerenciados podem não somente desafogar a demanda dessas equipes, como, também, atuar como um suporte.

Já os negócios que não possuem quadros de TI podem terceirizar totalmente esse serviço. Esse é o caso de muitas pequenas e médias empresas.

De fato, os provedores tornaram as estruturas de TI acessíveis a PME’s que não possuem recursos suficientes para investir em servidores e equipes próprias.

Nos tópicos a seguir, vamos falar em mais detalhes sobre os benefícios que justificam a contratação desse serviço por empresas.

Conseguindo redução de custos com um provedor de serviço gerenciado

Uma das grandes vantagens propiciadas pelos MSP é a redução de custos com operações e ambientes de TI. A seguir, mostramos como esse serviço pode fazer a diferença nas despesas de uma empresa.

Redução de custos com pessoal

Com a terceirização dos serviços de TI, as empresas podem cortar custos com a contratação de novos profissionais. Essa economia pode ser significativa, haja vista a média salarial alta dos especialistas em TI.

Evita custos com infraestrutura

As prestadoras de MSP oferecem diversas soluções em nuvem, para atender às mais diversas demandas. As empresas podem utilizar esses serviços sem a necessidade de adquirir estruturas próprias de TI.

Diminui custos com energia elétrica e manutenção

Além de não que gastar com servidores, balanceadores de carga e outros equipamentos, empresas que tem um MSP como parceiro evitam custos com manutenção, ao mesmo tempo que reduzem o consumo de energia.

 

Obtendo mais segurança com um provedor de serviços gerenciados em nuvem

Além de propiciar mais economia, a contratação de provedores de serviços gerenciados torna os ambientes de TI muito mais seguros.

Isso porque os MSP’s contam com equipes especializadas e as mais modernas soluções de cibersegurança, com foco em prevenção de ataques de vários tipos.

Com uma parceria com provedores, uma empresa estará terceirizando rotinas como:

  • Atualizações de firewall e sistemas;
  • Configurações de SO;
  • Auditorias de segurança;
  • Manutenção de servidores.

É importante destacar, ainda, que os provedores atuam e escala 24 x 7, o que ajuda a manter a estabilidade e a segurança dos ambientes de TI.

 

 

Mais agilidade na realização de procedimentos de TI com MSP

O MSP também oferece uma maior agilidade na realização de diversos serviços de TI. Isso se deve, em grande parte, ao desenvolvimento de tecnologias que automatizam tarefas, como monitoramentos de sistemas.

Dito de outro modo, a automação que caracteriza muitas das tecnologias usadas pelos provedores costuma ser bastante eficiente na identificação de falhas, o que possibilita uma implementação mais rápida das soluções.

Esse é um grande diferencial que os MSP’s têm em relação ao antigo modelo “break-fix”.

Nesse último modelo, a realização dos serviços era solicitada somente após a ocorrência de problemas, exigindo, ainda, a presença de profissionais de TI “in loco”.

 

Fácil escalabilidade com provedores de serviços gerenciados

Além de todas essas vantagens, os serviços do tipo MSP são facilmente escalonáveis.

Com esse serviço, as empresas não precisam investir na expansão ou substituição de infraestruturas físicas de TI, nem fazer a contratação de mais colaboradores para atender a maiores demandas.

Isso porque o MSP pode acompanhar o crescimento do seu negócio, oferecendo serviços de maior desempenho que podem ser solicitados a todo momento.

De fato, os provedores de serviços gerenciados em nuvem disponibilizam planos e funcionalidades que se adaptam às necessidades de empresas em expansão.

Ademais, em casos de quedas de demanda, as empresas podem solicitar o down-scale da estrutura.

 

serviços-de-TI

Provedores de serviços gerenciados: mais economia, desempenho e segurança para sua empresa

Assim, podemos concluir que esse serviço pode reduzir os custos das empresas com estrutura de TI, ao mesmo tempo que oferecem excelente desempenho e monitoramento preventivo contra ataques e riscos.

Além disso, um provedor de serviços gerenciados é facilmente escalonável, o que possibilita a rápida e barata adaptação de uma estrutura de TI a demandas mais exigentes.

 

E você, o que acha das vantagens proporcionadas pelos provedores de serviços gerenciados? Comente!

Posts relacionados