Plataforma de BI da SAP permanece forte devido à arquitetura baseada em nuvem

A plataforma SAP BI, um grande conjunto de análises, ainda é um participante significativo em um mercado altamente mutável. Grande parte desse sucesso se deve a uma grande reinicialização que reformulou a plataforma para uma arquitetura baseada em nuvem. O resultado é um conjunto de análises, ancorado pelo SAP Analytics Cloud, que é ao mesmo tempo competitivo com os produtos modernos dos fornecedores concorrentes de software de inteligência de negócios e posicionado para permanecer no futuro.

“A SAP precisava reformular a plataforma – atualizar sua base de tecnologia de análise – e o fez”, disse Dave Menninger, diretor de pesquisa de dados e análise da Ventana Research. “Ao longo do caminho, eles adotaram uma abordagem ágil em seus processos de desenvolvimento e lançaram novos recursos regularmente”. Menninger acrescentou que, embora competitiva, a plataforma SAP BI não é particularmente inovadora. É um líder, no entanto, na combinação de BI com recursos de planejamento e previsão, disse ele.

A SAP, com sede na Alemanha, foi fundada em 1972 e é uma das maiores empresas de software do mundo. Juntamente com seu negócio principal em ERP e outros softwares corporativos, o fornecedor tem desenvolvido ferramentas de BI nas últimas décadas, juntamente com outros sobreviventes, como talvez seu maior rival: a Oracle, bem como a IBM, Tibco e Information Builders.

Apenas quatro anos atrás, no entanto, a SAP começou essencialmente de novo com sua plataforma de BI, identificando a nuvem e os recursos como inteligência aumentada e aprendizado de máquina como essenciais. Em vez de aproveitar os produtos existentes, o fornecedor introduziu o Analytics Cloud em 2015 como a principal tecnologia na plataforma SAP BI”. Realmente repensamos o modo como fazemos as análises”, disse Kate Wright, diretora de BI para SAP HANA. “Do ponto de vista do desenvolvimento, começamos com uma nova arquitetura líquida, em vez de iniciar a partir de uma linha de produtos existente, e fizemos isso intencionalmente. É muito difícil inovar em uma stack de tecnologia mais antiga – a tecnologia é tão diferente de 10 anos atrás”.

Essa capacidade de criar uma stack de análises no Analytics Cloud, permitindo que os usuários gerenciem seus dados desde a coleta de dados até a coleta de informações sem usar outro produto, é algo que a SAP vê como uma das principais maneiras de se diferenciar de outros fornecedores de BI.

“A missão realmente era como construiremos a melhor e mais moderna solução de análise que reúne os recursos que precisam estar juntos em um só lugar”, disse David Williams, vice-presidente de marketing de produtos da SAP”. Se você observar os diferentes produtos no espaço, eles poderão se concentrar em uma área específica – BI ou análise avançada, ou planejamento – mas não reúnem tudo em um só lugar”.

Apesar de ser baseado na nuvem e incorporar recursos avançados de análise, a reinicialização do principal produto da plataforma SAP BI não ocorreu sem complicações. Como foi desenvolvido para a nuvem e apenas para a nuvem, isso significa que não pode ser usado pelos on-premises. Eles podem se conectar ao Analytics Cloud e usar produtos como SAP BusinessObjects Universes, SAP Business Warehouse e SAP HANA, mas até migrarem para a nuvem, não poderão usar o Analytics Cloud como sua principal ferramenta de BI.

Enquanto isso, de acordo com Mike Leone, analista sênior do Enterprise Strategy Group em Milford, Massachusetts, a transição da SAP para a nuvem tem um custo. “A transição para um modelo de negócios em nuvem teve um preço”, disse ele. “Isso forçou a SAP a reavaliar grande parte de seus negócios, incluindo desde quem contratar, com quem fazer parceria e de quem comprar (eles gastaram mais de US $ 25 bilhões com empresas para ajudar na transição à nuvem), como comercializar seus produtos e como vender “. Entre as aquisições que Leone mencionou estão a compra da CallidusCloud pela SAP pelo valor de US $ 2,25 bilhões em janeiro de 2018 e a aquisição da Qualtrics, US $ 8 bilhões em janeiro de 2019.

Embora seu principal produto baseado na nuvem seja uma das maneiras pelas quais a SAP espera se diferenciar de outros fornecedores de BI, outra alternativa é a especialização. No Analytics Cloud, a SAP oferece mais de 30 aplicativos incorporados projetados para vários setores. A plataforma SAP BI inclui aplicativos criados – entre muitos outros – para organizações que operam em áreas muito variadas como moda, esportes e aeroespacial.

Enquanto isso, o Analytics Cloud pode ser incorporado a outros produtos SAP, para que usuários de outros produtos da empresa possam implantar aplicativos específicos do setor. “A SAP teve um pequeno avanço aqui ao integrar o [Analytics Cloud] ao S4 / HANA ERP no ano passado”, disse Doug Henschen, analista principal da Constellation Research. Henschen disse que a SAP também espera incorporar o Analytics Cloud ao SuccessFactors, sua plataforma HCM, bem como seu sistema de cadeia de suprimentos, Ariba e outros aplicativos em 2020.

 “É muito claro que a SAP e a Oracle estão se destacando nessa frente competitiva, tentando superar as análises integradas aos aplicativos com conteúdo pré-desenvolvido e recursos de armazenamento de dados baseados em nuvem”, acrescentou. Um dos aplicativos esportivos da plataforma SAP BI, por exemplo, permitiu que as equipes que praticavam esportes de contato coletassem dados de concussão para análise em tempo real. Outro ajudou o Manchester City a ganhar seu segundo campeonato consecutivo da Premier League em 2019*.

Avançando à medida que a IA e o aprendizado de máquina se tornam não apenas padrão, mas mais avançados, e devido em grande parte à sua decisão de redefinir o progresso de alguns anos e desenvolver o Analytics Cloud, a SAP parece preparada para permanecer competitiva.

*Challenger Insights, um aplicativo para tablet baseado no SAP Cloud Platform, para obter informações sobre o desempenho do jogador e táticas do oponente durante os jogos.

Traduzido e adaptado de Tech Target. SAP BI platform stays strong due to cloud-based architecture. AVIDON, Eric. Disponível em: <https://searchbusinessanalytics.techtarget.com/news/252470962/SAP-BI-platform-stays-strong-due-to-cloud-based-architecture>. Acesso em: 21 set. 2019.

(Procurando backup em cloud? Clique aqui!)

 

Posts relacionados