Onde hospedar meu e-mail corporativo: Como escolher o melhor provedor de e-mail?

Onde hospedar meu e-mail corporativo

Muitas empresas continuam usando e-mails básicos para proceder com os seus negócios, pois são baratos e fáceis de criar. Porém, para dar o salto como empresa, é necessário contatar um provedor de e-mail e criar um e-mail corporativo.

O e-mail empresarial é uma necessidade moderna para o seu negócio, já que ele se encontra conectado com a imagem da sua marca. Hoje em dia, todos os detalhes contam na visão do cliente, incluindo a credibilidade do e-mail.

Contudo, para obter o melhor e-mail empresarial, é necessário contar com um provedor de e-mail profissional. Prossiga com a leitura e veja como escolher!

 

 

O que é o e-mail corporativo?

“Há grande risco em lidar com o grande volume de informações gerados por e-mail numa hospedagem pouco eficiente.”

O que é o e-mail corporativo? Ele se trata basicamente de um instrumento de comunicação digital, assim como o e-mail tradicional. A diferença reside no domínio da empresa que substitui o nome de intermediários, como Yahoo, Outlook e Google.

Dessa forma, o seu e-mail empresarial acaba tendo a seguinte estrutura: contato@nomedaempresa.com. Essa estrutura acaba conferindo maior profissionalismo, segurança e controle para a imagem da sua marca.

Para obtê-lo, é necessário contratar os serviços de um provedor de e-mail profissional, que vai fornecer a hospedagem dos e-mails. Dessa forma, todos os dados transmitidos por correio eletrônico ficam armazenados num espaço mais protegido.

 

Qual é a importância de escolher uma boa hospedagem de e-mail?

A importância de escolher bem o servidor virtual para o seu e-mail reside em três palavras: imagem da marca. A imagem é um elemento importantíssimo no mundo corporativo, onde cada detalhe conta para o cliente.

Com um e-mail profissional, se torna mais fácil de ser reconhecido pelos potenciais clientes que conferem a caixa de mensagens. Ele passa mais confiança, credibilidade e profissionalismo para a sua marca.

Porém, há um aspecto mais importante na escolha do provedor de e-mail profissional: a proteção. Nos termos de uso das intermediadoras, fica claro que há a possibilidade de divulgação das informações coletadas.

Nos provedores de e-mail profissional, não há isso. Dessa forma, é menor o risco de ataques virtuais e de vazamentos indevidos de conteúdo. Além disso, há maior eficiência no processamento de dados, já que o seu servidor virtual é exclusivo para o seu e-mail.

 

Onde hospedar o meu e-mail corporativo: Saiba como escolher o melhor provedor de e-mail

Para escolher o seu provedor de e-mail, você deve saber mais uma coisa sobre o que é e-mail corporativo: ele possui dois formatos de hospedagem. O primeiro é a hospedagem local, com data center físico e centralização dos dados.

O segundo é a hospedagem em nuvem, que funciona através do cloud computing, não possuindo armazenamento físico. Cada tipo apresenta as suas próprias vantagens e desvantagens:

  • As vantagens da hospedagem local são a autonomia, centralização dos dados e a customização de contatos e acessos. As desvantagens são o alto custo, manutenção constante e a insegurança dos dados;
  • As vantagens da hospedagem em nuvem são a segurança digital, escalabilidade, fácil migração dos dados, redução de custos e a maior eficiência. A principal desvantagem é a dependência da internet e do provedor.

Entendido isso, como escolher o seu provedor de e-mail? Veja algumas dicas!

 

Escolha o e-mail cloud

O e-mail cloud, que funciona com a hospedagem em nuvem, dispensa a necessidade de equipamentos físicos e a instalação de sistemas nos computadores da empresa. Ele funciona através de servidores virtuais, que são mantidos pelo provedor.

Dessa forma, é importante que o provedor forneça essa possibilidade, já que é a mais barata, eficiente e flexível.

 

Avalie o espaço de armazenamento do e-mail

Se sua empresa costuma manter as mensagens online acessíveis, uma caixa de entrada com pouco espaço de armazenamento não é recomendada. Além disso, é importante que o provedor permita que ajuste a capacidade das contas.

Dessa forma, você não precisa pagar sempre o mesmo valor pelo serviço de hospedagem. Ajustando a capacidade, paga-se apenas pelo que usa.

 

Veja quantas contas de e-mail é possível criar

É importante avaliar a quantidade de contas oferecidas pelo provedor, já que deve ser o suficiente para a sua quantidade de colaboradores. Essa avaliação é ainda mais importante se a sua empresa for de grande porte.

 

Confira os recursos disponíveis pelo provedor

Os principais provedores de e-mail costumam oferecer recursos funcionais e de segurança para os clientes. Ferramentas como antivírus, anti-spam e criptografia são obrigatórias para qualquer e-mail profissional.

Além disso, é essencial a presença de ferramentas funcionais como as estatísticas e o monitoramento de envio e recebimento de mensagens em tempo real.

 

Pergunte se o endereço eletrônico é acessível em gerenciadores de e-mail

A possibilidade do seu correio eletrônico ser acessível em gerenciadores de e-mail ajuda na organização e no acesso às mensagens. Os principais programas que podem ser acessíveis são o Outlook Express, Mozilla Thunderbird, Windows Live Mail e webmail.

 

Saiba mais sobre o suporte do provedor

O suporte do provedor é importante para a sua empresa, de forma que tenha uma resposta rápida para os eventuais problemas. Além disso, ele deve estar presente para possíveis dúvidas sobre a utilização e gerenciamento do e-mail corporativo.

 

Quais são os principais provedores de e-mail para a sua empresa?

Os principais provedores de e-mail são aqueles com experiência no mercado e grande quantidade de recursos e medidas de segurança para o cliente. Os principais nomes que surgem são:

  • Google Workspace, com 30 GB de espaço por conta;
  • Microsoft, com e-mail Outlook profissional;
  • Locaweb, que se destaca pelo preço baixo e 25 contas de e-mail;
  • GoDaddy, que apresenta bom custo-benefício;
  • Adentro Mail, o serviço de e-mail corporativo da Adentro Cloud com gerenciamento de contatos, integração total e chat empresarial interno. Não há a necessidade de adquirir um servidor!

Com base em nossas dicas, escolha um provedor de e-mail para ser seu parceiro e tenha um e-mail corporativo para os seus colaboradores!

Posts relacionados