O seu próximo storage será da Pure Storage!

Pure Storage!

 

Unidades de armazenamentos – um pouco da historia

Unidades de armazenamento de dados existiam a muito tempo e eram comuns nos mainframes que trabalhei. Mas em 1998, quando participei do projeto de implantação da TELET, concessionaria de telefonia celular que hoje é a CLARO, conheci os equipamentos da EMC.

Era uma novidade em termos de armazenagem de dados:  um Storage de 1 Tb de capacidade ROW (muito espaço para o padrão da época) em um gabinete com o tamanho equivalente a 3 racks de 44U. O equipamento comprado era exclusivo para o sistema de Billing e a arquitetura definida pelos Israelenses da AMDOCS utilizava servidores RISC da HP. A logística de entrega dos equipamentos, sob minha responsabilidade, foi feita em um final de semana pois exigiu um caminhão Guincho e a retira de janelas da fachada do prédio da 24 de outubro onde estavam o datacenter e as primeiras instalações da empresa aqui em Porto Alegre.

Posteriormente, a CLARO construiu um prédio no morro Santa Tereza e foi necessário mover os equipamentos para lá. Um ponto curioso deste projeto de Moving (um dos tantos que participei) é que tivemos que abrir uma porta na lateral externa do novo prédio onde seria o Datacenter (altura do segundo andar) para receber o storage da EMC (a porta hoje está selada, mas ainda existem os vestígios no local).

Complexos e Complicados – a “dor de cabeça” dos upgrades

Dali em frente a demanda pela entrega de mais (e mais) espaço e de maior performance na Infra, consequentemente no Storage, dos anos seguintes foi exponencial. O ciclo de vida de cada equipamento obrigava a rever a Infraestrutura de TI periodicamente.

Os discursos dos tradicionais fornecedores  eram sempre o mesmo: “o seu equipamento atual tem capacidade limitada, este novo modelo te entrega capacidade de X maior que suportará seu crescimento” ou   “o modelo que você tem só suporta discos rotacionais, que têm seus limitadores físicos, então temos este novo modelo que também suporta discos flash que alcançam maior performance”.

Ai de tempos em tempos, parávamos tudo, colocamos mais um rack no datacenter e movíamos os dados dos Storage antigos para um novo. E isto sempre com Projetos que tinham necessidades do tipo: revisar carga elétrica, capacidade de no breaks, instalar novos circuitos e novas tomadas, adquirir mais switch para prover mais pontos na SAN, etc. Paradas, Interrupções nos serviços e desgaste de todo tipo. A verdade é que a tecnologia de armazenagem de dados evolui muito desde então (e também é verdade que alguns fornecedores não evoluíram tanto assim os seus produtos).

Novos padrões: ALL FLASH Storage – mais simples e com mais performance

Novos fornecedores, com propostas inovadoras e diferenciadas de equipamentos (e de prestação de serviço), que utilizam o melhor da tecnologia existente estão conquistando o mercado.

A Pure Storage (www.purestorage.com) surge em destaque neste novo cenário.

Empresa fundada em 2009, com sede no vale do Silício, com foco em Storage 100% Flash Disk desde seu início. A proposta é produzir equipamentos com altíssima performance, que ocupem pouco espaço em um rack, tenham baixo consumo de energia e possam preservar o investimento do Cliente.

O   lema é “NEVER PAY FOR THE SAME TB AGAIN” o que na pratica é o fim da migração e da substituição de storage do seu datacenter!

Storage NVME
Storage NVME

Característica do produto e o diferencial Pure Storage

Os produtos Pure Storage, diferentemente de outros storage do mercado, usam somente discos com tecnologia NVMe (Non-Volatile Memory Express) em barramento PCI express.

Isto garante uma maior performance, resiliência e a durabilidade do equipamento. Seguem abaixo mais alguns dos diferencias da Pure:

  • As soluções adquiridas contemplam todos os softwares. É completa e sem “pegadinha” ou acréscimo de custo para implementar qualquer tipo de funcionalidade.
  •  Recurso nativo de compressão e “deduplicação” que maximiza o espaço no Storage. As taxas são garantidas em contrato após teste e homologação do equipamento com a base nos dados do cliente. A Cotrijal, cliente da Adentro, conseguiu um valor de “5:1” que representa uma entrega muito maior de espaço para um mesmo volume RAW.
  • O modelo menor de storage tem capacidade de inicial de 20Tb e vai até 1.2Pb ocupando 3U de um rack e consumindo menos 1000W de energia. Já os equipamentos mais robustos irão ocupar 6U de um rack, tem capacidade de até 3Pb e consumo de cerca de 1500W. A PUCRS, ultimo cliente a adquirir um equipamento, substituirá 2 racks do storage antigo por um Pure Storage que ocupa apenas 3U! É pouco espaço no datacenter e baixo consumo de energia garantido.
  • O custo da manutenção é definido e fixado em contrato na hora da compra e o equipamento possui vida útil garantida de 10 anos no contrato SILVER e de toda a vida no contrato GOLD. Independentemente do tipo de contrato, a cada 3 anos é feito um upgrade das controladoras (sem parada) mantendo sempre atualizado o equipamento.
  • Propostas de valores muito competitivos. Há também a possibilidade de contratação de Storage como serviço utilizando a expertise da ADENTRO (www.adentrocloud.com.br) , parceiro e revendedor PURE STORAGE.

E é claro que tem muito mais!

Concluindo, afirmo com toda a convicção: Seu próximo STORAGE será da PURE STORAGE!

Vale a pena conhecer e pedir uma proposta.

Gostou do que leu? Então te convido para conhecer os equipamentos, conversar com o grupo técnico e explorar mais detalhes da Solução Pure Storage.

Entre em contato.

 

Artigo escrito por Guilherme Costa – Divulgador e Parceiro PURE STORAGE e ADENTRO.

Adentro

Você deve conhecer a Adentro, pois essa empresa pode te ajudar a adotar soluções de Pure Storage. Quer saber mais a respeito? clique aqui e tire suas dúvidas em contato conosco. 

Gostou desse artigo? Compartilhe-o!
Caso tenha dúvidas ou interesse em sugerir a elaboração de novos conteúdos específicos, comente logo abaixo.

 

 

 

 

Posts relacionados