O que sistemas de ERP podem resolver dentro das organizações ou no setor contábil?

O setor contábil é uma das áreas mais importantes das empresas. Além de oferecer informações relevantes para a tomada de decisão, ele também assegura a saúde financeira da organização.

Porém, realizar esse trabalho se torna mais complicado a cada dia que passa. De fato, quanto maior a empresa, mais complexo é seu fluxo de dinheiro – a ponto de ficar impossível acompanhar todos os processos de forma manual.

É aí que um bom ERP entra para ajudar no setor contábil da empresa. Com sua imensa integração de processos, ele fornece informações precisas, assim como consegue automatizar diversos processos.

Neste conteúdo, vamos entender um pouco mais sobre o funcionamento deste software, e como ele pode ser útil para os profissionais de contabilidade.

Boa leitura! 

O que é um ERP?

A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning, que em Português é traduzido como Planejamento de Recursos Empresariais. Portanto, fica claro que softwares com essa proposta atuam diretamente no planejamento interno das empresas.

Todavia, o nome não deixa claro o principal atributo dos ERP: sua enorme capacidade de integração. Em suma, é ela quem vai possibilitar que diversas operações de alta complexidade sejam executadas de forma automatizada e com extrema precisão.

Outro destaque é a capacidade de acomodar toneladas de informações relevantes para o negócio. Afinal, estamos falando de um software que recebe diversos dados da empresa, os processa e armazena, facilitando na hora de analisar métricas importantes.

Feita esta pequena introdução, vamos à proposta deste conteúdo: como um ERP pode ajudar o setor contábil. Veja na próxima seção.

Quais problemas um ERP resolve no setor contábil?

De longe, a maior vantagem que os ERPs trazem às organizações é a integração dos setores da empresa. Dessa forma, erros de registros se tornam raros, permitindo um grande controle das operações.

Além disso, a automação de tarefas, antes executadas por planilhas de Excel, são feitas com maestria por algoritmos de última geração, impedindo diversas fontes de erros presentes nas planilhas.

Em resumo, os principais problemas resolvidos por um ERP, no setor contábil, são os seguintes:

Auxilia na automação de tarefas

Com o mercado se tornando super competitivo, a tendência é que diversas tarefas e processos sejam executadas através de automação. No caso, o uso da tecnologia permite alcançar patamares de produtividade realmente altos – sem contar as diversas outras vantagens.

Um dos maiores “inimigos” do setor contábil é o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). Os profissionais, quando executam essa tarefa de forma manual, podem levar dias para concluí-la. 

Um ERP, porém, faz o mesmo trabalho em alguns minutos, com extrema precisão.

Traz segurança para as informações financeiras

A segurança para as informações financeiras acontecem de duas formas: a primeira diz respeito a ter segurança nos valores apresentados pelo software, dada sua forma de coleta e armazenamento; a segunda trata da segurança como preservação, em vista da importância dos arquivos contábeis para a organização.

Como todos os dados coletados pelos ERPs vêm diretamente de cada setor da empresa, inclusive de fontes isentas de erro, a chance de problemas de registro desses valores é quase nula.

Já quanto à preservação dos documentos, os dados dos ERPs ficam salvos em servidores com vários mecanismos de segurança. Eles são tão seguros que, do ponto de vista estatístico, as invasões ocorrem através dos colaboradores do negócio com acesso aos dados, sendo raros os casos de invasões diretas aos servidores por outras vias.

O ERP fomenta uma visão estratégica da empresa

O setor contábil é um dos responsáveis pelas estratégias da empresa, pois é o setor que mais possui informações concretas sobre o negócio. 

Quando falamos na implementação de um ERP para a contabilidade, devemos pensar na enorme quantidade de tarefas que podem ser executadas quase sem desperdiçar tempo. 

De fato, um ERP consegue cruzar toneladas de informações em poucos segundos, gerando insights poderosos para a empresa, ao passo que diminui a carga de trabalho dos contadores.

Além disso, por ter informações dos demais setores, é uma peça-chave para otimizar vários processos da organização, inclusive áreas fora da contabilidade.

Promove a integração de setores

Coletar os dados de todos os setores da empresa pode ser uma tarefa desafiadora. Afinal, organizações grandes produzem muitos dados, os quais ficam espalhados pela empresa, cuja coleta significa um verdadeiro desafio.

Um ERP de qualidade faz essa coleta de forma automática, sem causar dores de cabeça aos contadores da organização. Isso facilita muito na hora de fechar o mês, montar balanços e até no aspecto tributário da empresa.

Otimiza a tomada de decisão

A tomada de decisão é um ponto crítico dentro de qualquer negócio. Escolher as melhores decisões é uma obrigação dos gestores, os quais precisam da ajuda dos profissionais do setor contábil para isso.

Nesses momentos, ter informações dos setores da empresa, de forma resumida e legível, faz toda a diferença. Essa organização de dados e informações é, em última análise, o real poder dos ERPs.

Além disso, esses sistemas permitem consultas rápidas em grandes quantidades de dados. Portanto, são fundamentais na hora de elaborar estratégias e/ou escolher os próximos passos da empresa.

Torna o setor contábil mais moderno

Os ERPs permitem ao setor contábil utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado. Como a maior parte desses sistemas ficam na nuvem, o custo para usufruir dessa ferramenta acaba sendo menor que as opções tradicionais.

Da mesma forma, vale lembrar que a burocracia sofre diversas atualizações, muitas vezes em curtos períodos. Ter que fazer as tarefas contábeis manualmente significa se preocupar com essas atualizações, ao passo que os ERPs, na maioria dos casos, sempre estão atualizados com as últimas novidades do setor.

Onde mais essa tecnologia pode ajudar na empresa?

Um sistema de ERP consegue ajudar nos seguintes setores da empresa:

  • Financeiro e contábil.
  • Tributário e fiscal.
  • Gestão de pessoas.
  • Controle de vendas.
  • Controle de estoque.
  • Preparo de compras.
  • Processo de produção.
  • Sistemas WMS.
  • Sistemas CRM.
  • Logística.

Portanto, ter um software de ERP é indispensável para qualquer negócio, inclusive para as pequenas empresas.

Precisa de ajuda? Entre em contato com nosso time de especialistas!

Posts relacionados