XaaS
Manutenção e gerenciamento de infraestrutura física no negócio é comumente um dos maiores custos de uma empresa. Por isso que tem se tornado cada vez mais atraente o XaaS – e o que significa XaaS?
Pague se você for usar, esse é o principal conceito de XaaS. O Everything as a Service é como pagar por um quarto de hotel ao invés de comprar uma casa. Para uso temporário, é melhor o primeiro ou o último?
Se a resposta for um quarto de hotel, então esse é o sinal de que você precisa desse modelo de serviços em nuvem. Entenda agora o que ele é!
O que significa XaaS?
“XaaS é u30 – rápido, prático e completo.”
Na linguagem matemática, a letra “X” é constantemente usada para representar um valor oculto que pode ser preenchido por várias opções. Nesse caso, a letra X é variável e essa é a ideia para o que significa XaaS.
XaaS, ou Everything as a Service, se trata basicamente de qualquer coisa oferecida no modelo “as a service”. Nessa modalidade, os serviços podem ser usados conforme a necessidade do cliente na nuvem.
Ou seja, o XaaS pode englobar dois ou mais modelos de serviços em nuvem de uma única vez!
E qual sua relação com o cloud computing?
Basicamente, é o cloud computing que permite o XaaS, sendo o modelo de serviço que mais explora a conectividade e grande escala da internet. Num servidor local, é muito mais difícil o englobamento de serviços sem consumir muito do processador.
Agora, no cloud computing, há a centralização das informações e recursos num servidor remoto. Dessa forma, o cliente do provedor de nuvem pode escolher e instalar serviços conforme sua necessidade na nuvem.
Quais são as principais modalidades disponíveis pelo XaaS?
A modalidade “as a service” é bastante popular e abrangente, pois ela se adapta às necessidades da empresa. Ao adotar o Everything as a Service, a empresa garante o uso de 2 ou mais dessas modalidades na nuvem.
E quais são essas modalidades na computação em nuvem?
PaaS (Platform as a Service)
O PaaS, ou Plataforma como Serviço, se trata de um ambiente inteiro na nuvem utilizado para desenvolvimento e implantação de recursos. Dessa forma, se destina a criação e teste de aplicativos.
SaaS (Software as a Service)
O SaaS, ou Software como Serviço, tem uma definição bem simples: é um software que é utilizado como serviço, sem nenhuma forma de instalação. Um exemplo é o conjunto de aplicações disponibilizadas no Google Drive, como o Google Docs.
NaaS (Network as a Service)
NaaS, ou Rede como Serviço, se trata de um serviço que interliga diversos serviços baseados em nuvem, sem você ter estrutura de rede ou hardware.
IaaS (Infrastructure as a Service)
IaaS, ou Infraestrutura como Serviço, se trata de um data center gerenciado à distância, que funciona como uma infraestrutura física, só que na nuvem. Ela fornece armazenamento, processamento e até memória RAM.
CaaS (Communication as a Service)
CaaS, ou Comunicação como Serviço, se trata do uso da computação em nuvem para serviços ligados à telefonia. Um exemplo é o uso de voz sobre IP, o VoIP.
Obs: CaaS também pode ser Content as a Service, que se trata do uso de conteúdo em várias plataformas web e aplicações.
BaaS (Backup as a Service)
BaaS, ou Backup como Serviço, presta um serviço simples de permitir backups regulares de dados na nuvem e armazená-los remotamente. Isso garante mais segurança contra diversos problemas:
- Ciberataques;
- Desastre natural;
Após recuperação do backup, seu sistema volta a funcionar rapidamente!
MaaS
Ocasionalmente, várias modalidades podem compartilhar de uma mesma sigla – e é esse o caso aqui:
- MaaS ou Malware as a Service, que se trata da criação de vírus, worms e trojans para ataque virtual;
- MaaS ou Metal as a Service, que é uma solução para orquestração de servidores. Ele permite que considere servidores físicos como máquinas virtuais ou instâncias na nuvem;
- MaaS ou Monitoring as a Service, que permite o controle dos principais parâmetros da infraestrutura em nuvem. Seu uso é para redução dos riscos de falha de infraestrutura e tempo de inatividade do negócio.
DRaaS (Disaster Recovery as a Service)
O DRaaS, ou Disaster Recovery como Serviço, é também uma recuperação que inclui backup, ferramentas de recuperação do sistema e replicação completa de: dados, aplicativos e processos do negócio.
EaaS
Novamente uma sigla que engloba diversas funcionalidades, que são:
- EaaS ou Encryption as a Service, que é o serviço de criptografia dos dados na nuvem;
- EaaS ou Emulation as a Service, que é um complexo de hardware e software que imita um sistema principal. É usado para testes de qualidade.
Outras opções
- RaaS (Recovery as a Service): se trata da recuperação de dados como serviço;
- DaaS (Desktop as a Service): oferecimento de aplicativos e desktops virtuais através de licença;
Quais são as vantagens do XaaS?
Sendo uma modalidade tão versátil em serviços, é possível definir mais de um benefício em seu uso. Alguns desses benefícios:
- Garante mobilidade, pois sendo uma matriz completa de serviços, permite que a empresa trabalhe 100% na nuvem;
- Reduz custos, pois elimina completamente a necessidade de infraestrutura de TI;
- Promove escalabilidade, pois você trabalha com os recursos conforme sua demanda na empresa;
- Aumenta o ROI, pois o Retorno sobre Investimento é maior com seu menor custo;
- Traz maior produtividade, pois todos os recursos estão na nuvem, acessíveis de qualquer lugar e a qualquer hora.
Conclusão
A tendência do mercado em geral é que a tecnologia avance para um ponto mais prático e rápido. Com o Xaas como modalidade “as a service”, você tem uma estrutura mais completa de serviços na nuvem.
Afinal, é isso o que significa XaaS: Tudo como Serviço. Com essa modalidade, você se encontra no caminho para estar 100% na nuvem!