SAP: o que é e para que serve?

Atualmente, a maioria dos empreendedores e gestores sabe o que é SAP e qual a finalidade desse sistema. De fato, ele se tornou fundamental para o gerenciamento integrado das organizações.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos o que é e como funciona o sistema SAP. Assim, apresentamos também as vantagens proporcionadas por essa ferramenta. Confira!

 

O que é SAP? Saiba o que significa SAP

Para começar, podemos definir o SAP como um sistema informatizado que possibilita o gerenciamento de diversas áreas de uma organização. Esse software foi criado por uma empresa alemã de mesmo nome.

As iniciais da sigla SAP abreviam a expressão “Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung”, que pode ser traduzida como “Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados”.

Em linhas gerais, podemos definir o sistema SAP como um ERP (Enterprise Resource Planning), haja vista que permite a gestão integrada de todos os setores de uma mesma empresa.

De fato, por meio do SAP, é possível gerir os setores de recursos humanos, logística, vendas e o financeiro. Esse sistema une os dados de todas essas áreas em um único local.

Em outras palavras, esse tipo de ERP possibilita mais agilidade, visto que todo o fluxo dos processos pode ser feito através do SAP.

Tomemos como exemplo o caso de uma venda realizada mediante o uso dessa ferramenta. Nesse caso, temos o seguinte fluxo:

  • Vendedor registra pedido do cliente;
  • Confirmação de disponibilidade do produto pelo funcionário da expedição;
  • Baixa do estoque e emissão da nota fiscal;
  • Venda é informada ao financeiro.

Desse modo, podemos concluir que a ferramenta SAP pode dar conta de todas as etapas de um ciclo de vendas.

Sistema SAP como funciona e para que serve?

Conforme já mencionamos, o sistema SAP auxilia no gerenciamento total de uma empresa.

O seu funcionamento está fundado no uso dos dados fornecidos pelos usuários dos diversos setores que os utilizam.

A partir do processamento dessas informações, o sistema oferece novos dados de maneira clara, permitindo a tomada de decisão. Dito de outro modo, o SAP otimiza o fluxo de informações dentro de uma empresa.

Geralmente, esse ERP é constituído por módulos. Os módulos que compõem a estrutura desse sistema são feitos para atender às demandas e necessidades de cada um dos setores.

No tópico a seguir, descrevemos os módulos mais utilizados em sistemas de gerenciamento SAP.

Tipos de módulos do sistema

Controlling

Geralmente, esse módulo é utilizado por profissionais envolvidos em áreas mais estratégicas da empresa, tal como a gestão. Isso porque o Controlling fornece informações relevantes para tomadas de decisão da administração.

Sales and Distribution

Em um sistema SAP, é o módulo SD que faz o completo gerenciamento das vendas.

Financial Accounting

O setor financeiro das empresas que utilizam a ferramenta SAP é alimentado pelo FI, que recebe e organiza todas as informações relativas às transações de uma empresa.

Production Planning and Control

O PP, como também é chamado esse módulo, integra e informatiza todos os dados referentes ao processo produtivo.

Material Management

A entrada de produtos e materiais em uma empresa é feito mediante o uso do MM. Geralmente, esse módulo possui uma plataforma que permite o cadastramento dos itens que entram em uma empresa.

Quality Management

O controle e gerenciamento da qualidade dos processos também pode ser feito pelo sistema SAP. O módulo que otimiza a realização dessa tarefa é o QM.

As vantagens do sistema

Além de todas as funcionalidades que descrevemos no tópico anterior, o uso do sistema SAP possibilita mais uma série de vantagens. A seguir, listamos algumas delas.

Versatilidade

Esse tipo de ERP se adequa a qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou do segmento. Ademais, alguns desenvolvedores fornecem tipos customizados de SAP, para atender a demandas específicas.

Adaptabilidade

Um sistema de gestão SAP pode ser continuamente adaptado a novas demandas da empresa. De fato, novas funcionalidades podem ser incluídas nas atualizações do sistema.

Hoje em dia, há desenvolvedores que oferecem esse serviço em nuvem, permitindo a escalabilidade e a análise de dados em tempo real. Esse é o caso por exemplo, do sistema SAP HANA em cloud.

Facilidade no uso

Os sistemas SAP para empresas possuem plataformas amigáveis e são muito fáceis de serem utilizados. Com treinamentos simples, é possível adotar essa solução para todos os colaboradores de uma empresa.

Mais agilidade

Além de facilitar a visualização e interpretação de dados, o SAP dá mais agilidade aos processos de uma empresa, integrando diversos setores e fluxos.

Decisões mais assertivas

A integração das informações em um único local permite que os gestores tenham uma visão panorâmica das empresas, o que torna a tomada de decisão mais assertiva.

 

Sistema sap

Um grande diferencial competitivo

Como você mesmo pôde concluir, todas as vantagens proporcionadas pelo uso dessa ferramenta fazem dela um grande diferencial competitivo para as empresas.

De fato, ao integrar informações, ela agiliza processos e torna mais assertiva as decisões estratégicas. Por isso, empreendedores comprometidos com resultados não podem deixar de saber o que é SAP!

E você, também considera importante ter processos mais ágeis e mais controle sobre sua empresa? O que acha do sistema aqui citado? Comente!

Posts relacionados