Como funciona o uso da Internet das Coisas na gestão empresarial?

Diante de um mundo tão globalizado como o que vivemos, o termo Internet das Coisas tem se tornado cada vez mais relevante para todos, até mesmo para o seu negócio. Mas, você sabe o que quer dizer isso?

A Internet das Coisas se refere aos dispositivos móveis e considerados de uso comuns, que, a partir dela, passam a integrar uma rede de conexão. As TVs e os relógios, por exemplo, são objetos que, por meio dela, ganharam uma funcionalidade para o usuário.

Entender como utilizar a Internet das Coisas, ou IoT, como também é conhecida, é fundamental para melhorar os serviços que a sua empresa oferece. A seguir, separamos algumas dicas para você aplicar aos seus negócios.

Como o uso da Internet das Coisas se reflete no dia a dia?

A série Black Mirror, famosa por abordar o uso da tecnologia no cotidiano e os seus impactos, tem como base a Internet das Coisas, você notou isso?

A série apresenta vários tipos de aparelhos que vão desde eletrodomésticos até os meios de transporte que, integrados a internet, acessam uma rede de dado.

Disponível na Netflix, a narrativa se popularizou rapidamente e, nos primeiros capítulos, muita gente pensou que se tratava de uma realidade futurista, mas não é bem assim.

O primeiro episódio da segunda temporada, chamado Nosedive, mostra serviços que são avaliados ao serem prestados ou utilizados, através de interações em fotos, um sistema que conhecemos bem.

O que é Internet das Coisas?

 Uma maneira simples de entender essa tecnologia recolhe os dados do smartphone ou outros objetos eletrônicos conectados à internet dos clientes. Assim, sensores vão identificar e monitorá-los com intuito de entender suas necessidades.

Há muitos exemplos de aplicações da Internet das Coisas para os seus negócios. A automação do varejo é um deles. Isso significa conseguir identificar quais são os horários de maior fluxo dos clientes, além melhorar a gestão do estoque e até monitorar os produtos das prateleiras.

Para o Marketing, essas informações serão ainda mais relevantes na hora de entender o seu público-alvo e trabalhar para aumentar os números de conversão. Recentemente, um estudo revela aumento de até 30% na adoção da Internet das Coisas. As empresas que optaram por ela, registraram um aumento de 17% em sua produtividade.

O que é política de segurança de dados

Ao incorporar a Internet das Coisas ao seu negócio, é importante que você respeite a privacidade dos seus clientes e entenda que se trata de algo muito importante, os dados de cada um deles. Ninguém quer ser exposto por aí.

Se você ainda não domina o assunto, é interessante conversar com um profissional de T.I. que possa indicar algumas alternativas de camadas criptográficas que garantem a proteção dos dados. Há muitas ferramentas por aí, e isso com certeza não será um problema.

 

Como investir nesta tecnologia?

Toda essa tecnologia disponível para uso dos empresários e também dos clientes, têm mudado o jeito com que vimos a internet voltada para vendas. Por meio do recurso, é possível não somente captar novos clientes, como também entender quais são as reais necessidades deles.

Para isso, é necessário investir no uso da tecnologia atrelada aos seus negócios. Ela poderá fornecer dados sobre onde os seus clientes estão e o que eles mais procuram.

Como ela pode ser utilizada pela sua empresa?

Essa tecnologia funciona muito bem não só externamente para os clientes, como também internamente para os funcionários.

Com ela, você poderá: avaliar como cada funcionário está se desempenhando, aperfeiçoar processos internos, reduzir custos, administrar o estoque e os suprimentos e descobrir quais são as necessidades da sua empresa no momento.

As vantagens deixam claro o porquê tantas empresas investem nessa tecnologia. Ela promete transformar todo o sistema de varejo que conhecemos até agora. As lojas poderão oferecer cada vez mais experiências únicas.

E você, identificou como a Internet das Coisas pode ajudar nos seus negócios? Acompanhe o nosso site e fique por dentro mais informações que podem aumentar as suas vendas.

Posts relacionados