IaaS é um modelo de nuvem mais flexível e econômico para empresas?

IaaS

O cloud computing tem proporcionado muitas melhorias no meio corporativo através dos seus modelos de nuvem. IaaS, PaaS e SaaS são siglas comuns quando se fala em tecnologia relacionada com a computação em nuvem.

Os tipos de serviços em nuvem promovem diferentes soluções para quem está migrando para a computação em nuvem. Eles são mais flexíveis e econômicos que o modelo on-premise, mas cada um à sua maneira.

E a Infraestrutura como Serviço (IaaS) é a mais flexível e econômica entre eles. Veja agora como funciona o IaaS!

 

O que é a Infraestrutura como Serviço e como funciona a IaaS?

“Dentro do cloud computing, o IaaS é o mais flexível, dando maior poder de ação e criação para o empresário nos seus servidores.”

A Infraestrutura como Serviço (Infrastructure as a Service) é um formato do cloud computing que traz todos os recursos de um data center local. A diferença é que todos os recursos são apresentados de maneira virtualizada através da internet.

Num modelo de nuvem IaaS, o provedor hospeda todos os componentes de um data center, como servidores, dispositivos de armazenamento, rede, firewall, etc. Dessa forma, lhe é disponibilizado uma infraestrutura de TI completa na nuvem.

 

Como funciona o IaaS?

No IaaS, o provedor oferece um ambiente online preparado para a recepção de dados, sistemas, configurações de rede e tudo que compõe um data center. Além disso, ele disponibiliza uma imensa variedade de ferramentas e serviços para gerenciamento.

Alguns exemplos são:

  • Ferramentas para monitoramento e controle dos acessos;
  • Balanceamento de cargas de trabalho;
  • Políticas de segurança, como backup, replicação e plano de recuperação (Disaster Recovery).

Todos esses serviços e qualidades acabam fazendo o IaaS ser comparado com outros dois serviços em nuvem: o Platform as a Service (PaaS) e o Software as a Service (SaaS). O IaaS é o melhor dentre eles?

 

Utilizar IaaS é um modelo de nuvem mais flexível e econômico para as empresas?

O que muda entre os tipos de serviços em nuvem? Basicamente, a natureza do serviço oferecido. O IaaS fornece uma infraestrutura flexível sem a necessidade de investir pesadamente em hardware.

O Platform as a Service (PaaS) se baseia no modelo do IaaS, oferecendo um ambiente para o desenvolvimento, execução e gerenciamento de aplicações. Contudo, não há preocupação com o gerenciamento do sistema operacional.

Por fim, o Software as a Service (SaaS) oferece apenas o software, com o provedor gerenciando tanto a infraestrutura, como a plataforma.

 

Quais são as indicações dos tipos de serviços em nuvem?

  • SaaS: é indicado especialmente para empresas de pequeno porte sem poder aquisitivo para a licença de softwares. Também é ideal para trabalhos de curto prazo com programas específicos;
  • PaaS: é ideal para empresas com uma equipe de desenvolvedores disponível, porém, pouco recomendado para casos onde a performance geral do software depende do hardware;
  • IaaS: é ideal para empresas de pequeno e médio porte em crescimento, já que é uma estrutura escalável. Pelo mesmo motivo, é indicado para empresas com demandas variáveis.

 

Por que utilizar cada tipo de modelo de nuvem?

  • O Software como Serviço é mais prático, já que não há a preocupação com a implementação do programa – já está disponível após a compra. Além disso, os funcionários podem trabalhar simultaneamente num mesmo arquivo;
  • A Plataforma como Serviço é vantajosa para a empresa com equipe de desenvolvedores, já que ela só precisa se preocupar com a programação. O restante (gerência, manutenção, atualização) é provido pelo fornecedor;
  • A Infraestrutura como Serviço é o serviço em nuvem mais escalável, podendo aumentar ou diminuir a sua capacidade conforme a demanda.

 

Como a Infrastructure as a Service é mais flexível e econômica?

Entre o SaaS e a PaaS, a IaaS se destaca pela sua flexibilidade e economia. Ela apresenta o modelo ideal para cargas de trabalho temporárias, experimentais ou que precisam mudar de maneira inesperada.

Além disso, é escalonável, podendo aumentar a capacidade de armazenamento, ferramentas e outros recursos conforme as demandas. É isso que a faz ser ideal para as empresas em rápido crescimento.

E como é um modelo de nuvem mais econômico? Acontece que só se paga um serviço de IaaS pelo que é usado. O provedor cobra com base na quantidade de espaço utilizado, assim como pelos serviços e recursos usados.

Além disso, se trata de uma infraestrutura inteira localizada no cloud computing, o que corta os gastos com TI, hardware e software locais.

 

Você deve contar com uma IaaS no seu negócio?

A empresa que contrata os serviços em nuvem de uma IaaS pode esperar um grande controle sobre os recursos da infraestrutura. Ela é um modelo com diferentes vantagens para o crescimento de uma organização, como:

  • Menor risco de indisponibilidades por causa de falhas no hardware;
  • Zero custo com a manutenção de equipamentos físicos;
  • Recursos disponíveis para a empresa quando e como ela quiser;
  • Possibilidade de execução dos sistemas em qualquer dispositivo dentro da empresa;
  • Possibilidade de instalar qualquer plataforma de software;
  • Implantação mais rápida de servidores, armazenamento e serviços em rede.

A Adentro Cloud se destaca no oferecimento desses tipos de serviços, sendo o seu maior exemplo de produto o Pure Storage. Pagando apenas pelo uso, lhe é garantido armazenamento e gerenciamento confiável.

A melhor forma de aproveitar um modelo de nuvem como a IaaS é escolhendo o parceiro certo para os serviços. Tendo confiança no seu provedor, é mais fácil de obter os resultados esperados.

 

 

Posts relacionados