Hosting e Colocation: compreenda tudo sobre o conceito e suas diferenças!

Com as novas tendências da transformação digital, times de tecnologia nunca estiveram tão em destaque quanto na atualidade.

 

Líderes de todos os setores têm percebido o poder da digitalização para gerar resultados e promover a escalabilidade de suas operações, fazendo com que a área de tecnologia ficasse em evidência como polo de extrema importância para o crescimento dos negócios.

 

Em busca de soluções que possam impulsionar e potencializar a operação de suas empresas, diretores e CEOs passaram a apostar em estratégias mais ágeis. Assim, investindo em novos métodos, tais quais novos modelos de trabalho

 

Esses métodos têm sido os grandes responsáveis por uma nova estratégia de gestão: o modelo de negócio escalável, representado por Empresas de Alto Crescimento, ou seja, ambientes que trabalham gerando grandes resultados através de agilidade.

 

A digitalização de processos internos e automatização de processos externos, comprovam que a liderança está cada vez mais preocupada em oferecer – tanto para sua força tarefa, quanto para seus clientes, entregas imediatas, que caminham de acordo com as mudanças influenciadas pela tecnologia.

 

Porém, para que esse crescimento tão almejado seja alcançado, é necessário criar estratégias e encontrar as soluções corretas que possam oferecer o melhor produto final ao seu cliente – com isso, também é importante oferecer plataformas de acesso cada vez mais intuitivas.

 

Neste blog definiremos Hosting e Colocation, destrinchando seus benefícios e diferenças para destacar qual é a melhor vantagem para auxiliar o processo de digitalização do seu negócio corporativo.

 

Qual é o impacto da Transformação Digital no mundo?

 

Pensar na aceleração digital pode parecer um grande desafio. 

 

Isto é, mudanças existem como um lembrete que diferencia o que é confortável, daquilo que é necessário – e que sugere necessidade de adaptação para uma realidade melhor e mais evoluída.

 

No ambiente tecnológico é a mesma coisa: mais cedo ou mais tarde nos deparamos com a necessidade de constante inovação para escalada estratégica dos negócios. 

 

Existe uma dúvida muito comum acerca da transformação digital nos dias de hoje. Muito se pensa que este novo momento trata-se apenas de novas tecnologias que nos permitem fazer um trabalho automatizado de maneira mais fácil e independente. Porém, além de novas maneiras de solucionar antigos problemas, o ambiente digital provém de preocupações que surgiram com o caminhar da sociedade.

 

Mesmo em 2020, uma pesquisa do SEBRAE apontou que a pandemia impactou diretamente a mudança no cotidiano de 5,3 milhões de pequenas empresas no Brasil só no ano passado. Muito embora, 21,6% desses negócios tenham aderido ao trabalho remoto, percebeu-se também que 41,9% das companhias ouvidas partiram para o mundo digital.

 

Em um movimento que visa trazer mudanças estratégicas para os negócios de maneira interna, e também externa, a Transformação Digital é um processo que visa mudanças dentro da sua empresa, mas que também traz novos insights para seus clientes. 

 

Uma das maneiras mais simples de explicar o conceito, é pensar nele como uma reestruturação dos processos da sua empresa, e transformar este novo ambiente em uma cultura digital com o objetivo de aumentar a produtividade dos seus negócios. Para isso, é necessário trazer melhorias que utilizem a tecnologia como chave para o crescimento constante.

 

O que é Hosting? (Cloud Server)


Na atualidade digital, as soluções têm se mostrado cada vez mais automatizadas, de maneira que buscam otimizar o tempo do trabalhador e também, do cliente final que tem se mostrado cada vez mais exigente e em busca de facilidade e respostas mais ágeis.

 

Essa evolução tecnológica é a grande responsável pela necessidade de inovação, onde empresas identificam a importância de plataformas automatizadas e de fácil acesso. Dentre os benefícios de tais mudanças, é possível destacar redução de custos, evolução e melhora na operação da força de trabalho.

 

Para maior satisfação em termos de tecnologia e entrega para o cliente que acessa a sua plataforma, é importante compreender que muitas etapas acontecem antes que haja o formato final de um website

 

Dentre os serviços importantes por trás de servidores, existe o Hosting, que nada mais é do que o termo utilizado para explicar todo o serviço de “hospedagem” que conecta dispositivos como computadores à internet.

 

Ou seja, quando digitamos a “url”, ou o endereço de um site, imediatamente o servidor em que a página está hospedada é conectado. O sistema remete ao servidor o domínio (que é o nome do website), ao endereço de IP, e traz o conteúdo diretamente para a sua tela de computador.

 

O DNS ─ sigla para Domain Name System, ou sistema de nomes de domínios, é responsável pela conexão com a hospedagem que converte as informações de maneira correta.

 

Porém, é o hosting que garante a funcionalidade total de um servidor, ou seja, quando há algum tipo de problema e o servidor cai, ele é substituído por outro imediatamente, mantendo o site, ou aplicação disponível online continuamente.

 

Por conta das grandes demandas de clientes e novas exigências de mercado com a transformação digital, atualmente empresas têm buscado cada vez mais maneiras eficientes para hospedagem. Visando sempre atender às suas necessidades.

 

Cloud Server


Diferente do Hosting tradicional, o Cloud Server atua como modalidade de hospedagem em nuvem, ou seja, seu armazenamento funciona através de compartilhamento de dados e aplicações online.

 

Assim, não é necessário o uso de servidores locais para o uso e distribuição de dados e recursos. Ou seja, a carga é plugada em cluster de servidores na internet, onde todos os dados contidos ali, são repassados automaticamente. Caso haja algum bug e o servidor individual falhe, não há chance de perder dados ou de que ele fique inativo. 

 

De tal forma, podemos observar que o modelo tradicional de hosting ainda oferece algumas limitações que foram reformadas pela evolução digital. Com isso, ao invés de pagar uma quantidade fixa de espaço, o usuário Cloud pagará pelo que efetivamente está utilizando.

 

E é por conta de tamanho benefício que o Cloud Server é a escolha de armazenamento para a organização de empresas, pois oferece mais facilidade na automatização dos processos – o que permite maior controle e visibilidade para a criação de estratégia operacional da força de trabalho através de guarda, compartilhamento e localização de documentos em nuvem.

 

O que é Colocation?


Diferente de Hosting, Colocation é quando há a disponibilização de infraestrutura para que se possa hospedar os servidores da sua empresa em um Data Center alugado. 

 

Esse tipo de hospedagem acontece não apenas com servidores e computadores, como no caso do Hosting, que é possível realizar através de armazenamento em nuvem, mas com uma locação de espaços. 

 

Dentre os espaços que podem ser alugados, compreende-se o fornecimento de energia elétrica, sistema de refrigeração, controle de acesso, detecção e combate a incêndio, monitoramento por Circuito Fechado de TV (ou CFTV), etc. 

 

Como podemos perceber: tudo aquilo que é encontrado em um Data Center. A construção de um DC demanda um grande investimento, da mesma maneira como faz com que seja necessário realizar uma manutenção minuciosa. 

 

As empresas que investem em Colocation fazem isso para que possam utilizar máquinas de suas preferências com a garantia de que tenham servidores ajustados ao seu modo de trabalho. Assim, é preservada a autonomia dos negócios, sem necessidade de investir tempo e mão de obra na construção ou expansão de um Data Center.

 

Quando utiliza-se este tipo de serviço, a empresa permanece como responsável pelo processo de aquisição, evolução e manutenção dos recursos de hardware e software. A única coisa que é alugado é o espaço e infraestrutura, mantendo a gestão de serviços hospedados no servidor como responsabilidade do cliente.

 

Em que Hosting e Colocation podem ajudar meus negócios de tecnologia a crescer?

Por conta da pandemia COVID-19, o ano de 2020 trouxe inúmeras mudanças para a sociedade. No mundo empresarial, todos os segmentos se viram diante da necessidade de admitir um contexto cada vez mais digital.

 

Com a ascensão constante da Transformação Digital, empreendedores passaram a se mostrar cada vez mais adeptos a atingirem um alto nível de performance a partir de métodos e estratégias mais ágeis.

 

Assim, a demanda por soluções mais robustas que combinam com estratégias digitais está cada vez maior.

 

Que é necessário investir em tecnologias já está bem claro, porém, decidir qual é a melhor escolha para sua empresa pode oferecer determinado desafio. 

 

Porém, como já pudemos ver de maneira bem clara a diferença entre Hosting, Colocation e também Cloud, agora é muito mais fácil saber qual destes se adequa mais à sua realidade empresarial, de acordo com aquilo que seus negócios idealizam entregar ao cliente final.

 

O modelo Hosting, por exemplo, é muito popular, porém deve-se sempre lembrar que por conta dele há a exigência dependente de equipamentos físicos. Porém, com o Cloud tudo fica muito mais fácil, afinal, é oferecido a inovação trazida pela computação em nuvem, que oferece entregas instantâneas, fazendo com que o cliente possa configurar um ambiente de acordo com sua necessidade. 

 

Agora o Colocation é para empresas que já investiram muito em seus equipamentos, e pretendem economizar com a parte de armazenamento de dados. Para isso, é necessário expandir seus ambientes de Data Center, e portanto, contratar um espaço físico para acomodar as máquinas já existentes.

 

Um bom exemplo de Colocation é a palavra “aluguel”, afinal é pagar por um espaço que você irá administrar.

 

Mais uma vez, é necessário compreender as necessidades que seu negócio pode ter quanto aquilo que quer oferecer ao cliente final, e para que isso aconteça, é necessário manter uma gestão estratégica consciente de inovação e disposta a fazer o melhor para a empresa e sua força de trabalho.

 

Conclusão

No Blog de hoje pudemos ver um pouco sobre Hosting, Colocation e Cloud Server, além de compreender sua grande importância no processo de armazenamento de dados dentro de uma empresa.

 

Importante para melhor funcionamento da operação, proteger a qualidade das informações da empresa oferece a possibilidade de otimizar internamente os procedimentos de feedback, informações e análise de dados de modo mais automatizado.

 

Além disso, também é possível oferecer maior visibilidade através de um conjunto de tarefas e processos que compõem o resultado final do produto, ou seja, aquele que agrega o valor ao cliente. 

 

Assim, sua empresa poderá performar de maneira ágil através da entrega de resultados positivos, e planejamentos estratégicos de sucesso!

 

Conheça tudo sobre a Adentro Cloud!


Agora que conhecemos tudo sobre Hosting, Colocation e Cloud Server, é a hora de escolher quem irá auxiliar seu negócio no processo de Transformação Digital para que sua operação possa atuar com alta performance e trazer novos resultados para a empresa!

 

A Adentro Cloud oferece soluções inovadoras de Data Center sem perder excelência e qualidade em seu atendimento. 

 

Dentre as soluções que oferecemos, você pode encontrar uma equipe de suporte especializada para atender a todas as necessidades do seu negócio. Além de é claro as melhores soluções de Data Center para produtos e serviços, desde Cloud, Backup e DR, NOC, Licenciamento e muito mais!

 

Deixe um comentário contando o que achou do post de hoje e nos veremos nas próximas publicações.

 

Posts relacionados