O que você deve saber sobre governança de TI para a sua empresa

Governança de TI

A transformação digital chegou em peso nas empresas no Brasil e já se tornou uma realidade, principalmente após o advento da pandemia covid-19.

Segundo dados da Samba Digital, apenas em 2021 mais de 60% das empresas demonstraram interesse em investir 20 a 30% de seu faturamento em transformação digital.

Com isso, nos sistemas de gerenciamento atuais, a governança de TI surge como um mecanismo para integrar os departamentos de informática na organização, facilitando o cumprimento das metas definidas e o desenvolvimento dos projetos de negócios da empresa.

Também é de sua responsabilidade verificar a qualidade dos processos, em busca de manter um desempenho satisfatório tanto para a alta cúpula administrativa, quanto para os clientes. Sendo assim, saber como aplicar governança de TI em seu ambiente de trabalho pode ser a chave para o sucesso.

 

O que é governança de TI? 

A governança de TI é ligada diretamente a governança corporativa, sendo que ela abrange o gerenciamento de tecnologia da informação, alinhando seu uso aos objetivos estratégicos da empresa, aplicando as habilidades e recursos da organização para criação de valor a seus stakeholders.

Além disso, tal conceito atua na fiscalização do cumprimento de normas e políticas no que envolvem os processos digitais da entidade, mantendo um desempenho otimizado e satisfazendo os clientes.

 

 

 

Qual o papel da governança de TI nas empresas?

Sendo uma extensão de práticas multidisciplinares, o papel da governança de TI nas organizações abrange a integração de processos, serviços, tecnologias e conhecimentos associados com o intuito de gerar o perfeito funcionamento das instituições em que for aplicada; algumas dessas funções são:

  • Alinhamento das decisões da empresa: Utilizar os recursos necessários para analisar as demandas do negócio e definir metas conjuntas para todos os setores da instituição.
  • Alocação otimizada de recursos: Verificar a quantidade de trabalho necessária para concluir tarefas e evitar gastos desnecessários de recursos na linha de produção.
  • Garantir crescimento equilibrado da organização: Medir o desempenho das principais áreas e investir na sua melhoria contínua, garantindo o crescimento da produtividade no ambiente da empresa.
  • Manter a segurança dos dados da entidade: Atuar garantindo o cumprimento de normas de segurança e tendo planos de contingência para eventuais imprevistos.

 

Governança de TI aplicada às empresas 

A governança de TI tem origem na governança corporativa, surgindo como um complemento para integrar a tecnologia da informação nos processos de decisão e dar suporte a uma infraestrutura mais produtiva no âmbito administrativo.

Para que a implementação da governança de TI seja aplicada com sucesso, faz-se necessário adotar certas práticas baseadas em frameworks a fim de tornar o processo mais rápido e eficiente.

Ao adotar um framework, vários benefícios podem ser verificados, tais como:

  • Treinamento padronizado: A partir do momento que for escolhido um framework, os processos de aprendizado e reciclagem são baseados em metodologias consolidadas no mercado.
  • Transição mais rápida: Com processos padronizados e práticas previsíveis, a implantação do modelo baseado no framework é mais ágil e segura.
  • Clareza de análise dos processos: A comparação das estruturas da empresa será definida por uma mesma métrica, fazendo com que seja mais fácil encontrar métodos para melhorar o desempenho dos setores analisados.

 

Principais frameworks do mercado 

ITIL

Sendo um framework estruturado desde a década de 80 e com atualizações periódicas, esse modelo avalia a melhoria contínua dos serviços, monitorando a infraestrutura tecnológica a fim de atender as demandas de forma coordenada.

Além disso, ele se utiliza de acordos de nível de serviço (SLA’s) para padronizar o nível de atendimento e definir as demandas a serem cumpridas em cada fase dos projetos.

 

Cobit

Esse modelo foca na auditoria e controle de processos de TI, planejando e monitorando todos eles, apresentando recursos com indicadores de metas e guias de gerenciamento.

Suas práticas são recomendadas para testar e garantir a qualidade dos serviços de TI fornecidos, criando uma métrica de avaliação própria, mantendo um nível de prestação de serviços adequado às demandas.

 

PmBOK

Esse modelo está voltado para o gerenciamento de projetos na área de governança, desenvolvendo e melhorando a atuação dos profissionais em suas respectivas funções.

No manual desde framework são explicitadas as habilidades, técnicas e ferramentas demandadas para a realizar o gerenciamento de tecnologia da informação em suas várias esferas.

 

Boas práticas na governança de TI

Criar alinhamento estratégico

O alinhamento estratégico é o início para integrar a organização das diversas áreas da empresa, contemplando iniciativas na área de TI, especificando projetos e serviços que irão apoiar os mesmos.

 

Definir metas

Estipular metas possibilitam a realização dos objetivos traçados pela empresa de maneira mais rápida, sendo necessariamente mensuráveis, realistas e relevantes para a estrutura da organização.

 

Mensurar desempenho

Essa é uma tarefa primordial para que as medidas desenvolvidas no plano de governança de TI sejam aplicadas com sucesso, verificar o tempo e os recursos necessários para completar tarefas é preponderante para que melhorias nos processos da empresa sejam percebidas.

 

Utilizar comunicação adequada

Definir processos comunicativos adequados para a sua empresa é muito importante para poder receber o feedback relacionado às implantações das boas práticas, possibilitando a criação de metas realistas e uma evolução constante.

 

Benefícios da governança de TI

Com os processos envolvendo a governança de TI sendo implementados na sua empresa, vários pontos positivos começarão a serem percebidos pelos colaboradores da instituição, alguns deles são:

 

Melhora na tomada de decisões

A partir do momento em que as atividades de governança entrarem em vigor, os gestores terão acesso a informações detalhadas sobre processos e atividades rotineiras da organização.

Com um monitoramento constante, a tomada de decisões poderá ser feita de maneira mais otimizada, oferecendo um diferencial competitivo que expande as possibilidades de crescimento da empresa.

 

Processos mais produtivos e rápidos

Ter ciência da duração e quantidade de tarefas nos processos da entidade faz com que a melhora dos mesmos seja mais fácil de ser aplicada, principalmente devido à integração dos vários setores.

Sendo assim, a estruturação da cadeia de produção pode ser otimizada de maneira equilibrada e segura, visando o aumento de performance e cumprimento das demandas dos clientes.

 

Integração tecnológica

A governança de TI permite que os processos da organização sejam conhecidos por todas as pessoas, utilizando de um catálogo de serviços e definindo prioridades na cadeia de produção.

Com estruturas desse tipo, há uma melhora no aproveitamento operacional de todas as tecnologias envolvidas, fazendo com que a TI seja aplicada de maneira condizente na empresa, investindo tempo e recursos nos departamentos certos.

 

Custos de processos otimizados

Com os processos de TI sendo capazes de identificar as prioridades do negócio, trabalhando nas tarefas mais preponderantes, mais resultados serão gerados, reduzindo tempo gasto em retrabalho e otimizando os custos de produção.

 

Mais segurança

A existência de procedimentos padronizados para transferência de dados e análise de informações faz com que a empresa ganhe em segurança, garantindo que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso a informações referentes as suas funções.

 

Na Adentro Cloud, temos um sistema de consultoria para todos os seus serviços, inclusive no que tange a implantação de um framework de governança de TI; garantindo uma boa adaptação da sua equipe e otimizando os processos produtivos da sua empresa!  

Posts relacionados