Largue o Google pelo DuckDuckGo

Quando você se dá conta de que a maioria das coisas que pesquisa online é realmente chata e óbvia, você logo percebe que não precisa tanto assim do Google em sua vida. Outras ferramentas de pesquisa como o DuckDuckGo conseguem suprir facilmente a demanda.

Qual foi a última coisa que você pesquisou na Internet? Para mim, foi “US$ 120 em libras”. Antes disso, eu queria saber qual é a capital da Albânia (Tirana), o Twitter do vice-líder dos Democratas Liberais Ed Davey (@EdwardJDavey) e as datas dos feriados bancários no Reino Unido para 2019 (é um final de Páscoa no próximo ano, pessoal) . Emocionante, tenho certeza que você concorda. Mas algo torna essas pesquisas, em termos da Internet, um pouco incomuns. Choque, horror, eu não usei o Google. Eu usei DuckDuckGo. E, depois de dois anos “na selva”, tenho certeza de que conviveria bem em um futuro pós-Google.

Tudo começou com uma avaliação: a maioria das coisas que eu procuro são fáceis de encontrar. Eu realmente precisava dos algoritmos que tudo vêem e sabem do Google para me ajudar? Provavelmente não. Então, fiz uma alteração simples: abri o Firefox no meu telefone Android e troquei a ferramenta de pesquisa do Google pelo DuckDuckGo. Como resultado, tive uma revelação bastante entediante, mas importante: procuro coisas realmente óbvias. Os próprios dados do Google confirmam isso. Seu resumo anual dos termos mais pesquisados ​​é basicamente uma lista de nomes e eventos: Copa do Mundo, Avicii, Mac Miller, Stan Lee, Pantera Negra, Megan Markle. A lista continua. E não preciso adentrar na rede  repleta de rastreadores que invadem a privacidade do Google para descobrir o que é o Pantera Negra e quando posso ir vê-lo no cinema local.

 

Tempos passados

Enquanto eu continuo a usar o Google no trabalho (mais por necessidade, pois meu empregador trabalha com o G-Suite), no meu telefone uso DuckDuckGo. Com base em zero evidências, eu tinha me convencido de que encontrar coisas na Internet era difícil e, inevitavelmente, envolvia uma quantidade razoável de rastreamento. Depois de dois anos sem ser rastreado e direcionado, lentamente percebi que isso não faz sentido.

O DuckDuckGo funciona da mesma maneira que qualquer outro mecanismo de pesquisa, incluindo o Google. Ele combina dados de centenas de fontes, incluindo Wolfram Alpha, Wikipedia e Bing, com seu próprio rastreador da Web, para exibir os resultados mais relevantes. O Google faz exatamente o mesmo, embora em uma escala um pouco maior. A principal diferença: DuckDuckGo não armazena endereços IP ou informações do usuário.

Anunciado como o mecanismo de pesquisa que não rastreia você, o DuckDuckGo processa cerca de 1,5 bilhão de pesquisas por mês. O Google, por outro lado, processa cerca de 3,5 bilhões de pesquisas por dia. Não é uma luta justa, mas o DuckDuckGo está crescendo. Em 2012, a média era de apenas 45 milhões de pesquisas por mês. Enquanto o Google ainda opera em um universo diferente, a diferença real nos resultados que você vê quando pesquisa não está tão distante. De fato, em muitos aspectos, DuckDuckGo é melhor. Seus resultados de pesquisa não estão cheios de produtos e serviços do Google – caixas e carrosséis para tentar convencer as pessoas a passar mais tempo na família de aplicativos Google.

 

A monetização da busca

Pesquise, digamos, “Homem de Ferro 2” e o Google primeiro informará que ele pode ser comprado no Google Play ou no YouTube a partir de 9,99 libras. Em seguida, sugerirá que você reproduza um trailer do filme – onde? YouTube. O filme também é “apreciado” por 92% dos usuários do Google e as pessoas que pesquisam isso também pesquisam, você adivinhou, Iron Man e Iron Man 3. A mesma pesquisa no DuckDuckGo traz um trecho da Wikipedia e links rápidos para encontrar mais na IMDb, Rotten Tomatoes, Amazon ou iTunes. Na maioria das vezes, a parte superior da página de resultados do Google direciona você para mais produtos e serviços do Google.

Vá além e pesquise “Iron Man 2 elenco” e o Google exibe um carrossel de nomes e fotos na parte superior da página. Como resultado, agora 50% de todas as pesquisas no Google terminam sem um clique. Ótimo para o Google, ruim para a lista de sites abaixo que também contém essas informações e que você nunca as visitará. Faça a mesma pesquisa no DuckDuckGo e o resultado principal é IMDb. Pode parecer pequeno, mas questões como essa são fundamentais para o funcionamento da Internet – e quem ganha mais com isso.

A priorização dos resultados do Google, e um viés percebido em relação a seus próprios produtos e serviços, colocaram a empresa em águas quentes com a Comissão Europeia aplicando multas de vários bilhões de libras e iniciando uma investigação após investigação sobre alegado comportamento anticompetitivo. O que é bom para o Google, argumenta a comissão, não é necessariamente bom para consumidores ou concorrentes.

 

Segurança e assertividade

Depois, há privacidade. Pesquise algo no DuckDuckGo e, na maioria das vezes, você apenas obtém uma lista de links ou um trecho simples com exatamente as informações que estava procurando. E faz tudo isso sem armazenar ou rastrear meu histórico de pesquisas. Também não é o que eu procuro ter coletado e compartilhado com os anunciantes, permitindo a eles que me segmentem com uma infinidade de coisas que provavelmente nunca comprarei. Os anúncios que vejo no DuckDuckGo, que a empresa explica que geram mais do que dinheiro suficiente para operar, são mais genéricos. Minha pesquisa por feriados no Reino Unido retornou um anúncio para uma empresa de férias organizadas.

Uma rápida pesquisa no escritório revelou uma banalidade de pesquisa semelhante: incluindo “capitalista”, “toxoplasmose” e “polícia de hyde park”. Na maioria das vezes, o que procuramos online é simples: são definições, empresas, nomes e lugares. Onde o DuckDuckGo tem certa dificuldade é quando procuro algo incrivelmente específico. Por exemplo, pesquise “filme Leonardo Dicaprio cena das cabras” no DuckDuckGo e não dá certo o resultado que estou procurando “Diamante de Sangue”. No Google funciona. Enquanto o Google, com sua parcela muito maior de dados de pesquisa, é capaz de adivinhar o que estou procurando, o DuckDuckGo exige um pouco mais de controle. Isso não significa que eu não consigo encontrar o que estou procurando, mas sim que preciso modificar os termos de pesquisa algumas vezes para restringir os resultados. Mas esses momentos são raros e fugazes.

 

Essencial ou trivial

Sim, o Google tem mais atrativos. Mas esses recursos são, uma vez que você para de vê-los, facilmente esquecidos. Perceber que a maioria das suas pesquisas online é realmente óbvia é um tanto libertador. Você não precisa ser rastreado e direcionado para descobrir o nome daquela música que ficou presa na sua cabeça o dia todo (no meu caso, foi “Thousand Miles” da Vanessa Carlton, não sei por que). O DuckDuckGo ajuda a encontrá-la da mesma maneira que o Google: você digita um trecho aleatório da letra, e encontra um site com letras de músicas!

Não é uma luta justa, mas estranhamente é uma na qual o cara pequeno pode competir. Talvez pareça ridículo – o DuckDuckGo possui 78 funcionários e o Google 114.096 – mas geralmente o resultado é o mesmo. Na maioria das pesquisas, David é tão bom quanto Golias.

 

 

Traduzido e adaptado de Wired UK. I ditched Google for DuckDuckGo. Here’s why you should too. TEMPERTON, James. Disponível em: <https://www.wired.co.uk/article/duckduckgo-google-alternative-search-privacy>. Acesso em 4 dez. 2019.

 

Gostou deste artigo? Leia mais sobre segurança em nosso blog.

Posts relacionados