Trabalhar em casa (home office) nem sempre é uma tarefa fácil e exige disciplina e foco. Portanto é comum que haja mudanças significativas na gestão do tempo e dos objetivos e isso pode assustar e ao mesmo tempo trazer à tona as reais prioridades da empresa.
Com a atual situação em que o Brasil está vivendo (em decorrência do covid-19), muitas empresas tem adotado seguir as medidas de proteção e estimulado o home office.
Tal forma de trabalhar pede algumas medidas de gestão de time para conseguir alcançar resultados excelentes mesmo em regime de home office. É bastante desafiador para quem ocupa cargo de gestão ter que organizar a equipe e as estratégias para obter bons resultados.
Por conta dessa nova conjuntura trouxemos 3 dicas de gestão do time em home office a fim de ajudar durante esse processo e não ter seu trabalho e rendimentos pessoais e da empresa comprometidos.
Como gerir o time em home office
Disciplina é a palavra da vez quando falamos de home office. Obviamente, a disciplina também é exigida na gestão do time, pois independente de o colaborador estar no escritório ou em casa, se ele quiser matar o tempo e ser improdutivo ele faz isso, porém em casa é mais possível perder o foco.
Tendo isso em mente, falarmos de estratégias de gestão do time em regime de home office se torna um desafio e uma empreitada que merece determinação e foco. Portanto essas dicas que vamos dar é tão importante em sua estratégia de home office.
3 dicas de gestão de time
O conforto do lar pode gerar a impressão de leveza de descanso e de tempo livre. Por isso é comum perder as horas e foco quando se trabalha em casa. Assim, pensar em estratégias para ter um bom aproveitamento do tempo e das ações em home office se faz necessário para os dias atuais e podem trazer até uma boa economia para a empresa.
Confira nossas dicas de gestão do time em home office e obtenha bons rendimentos e produtividade mesmo ao trabalhar em casa.
1. Explique os objetivos e expectativas para esse período
É necessário que não se perca os objetivos e o foco dos negócios mesmo quando se trabalha em casa. Portanto, deixe bastante claro para seus colaboradores esses objetivos, as expectativas e metas que precisa obter durante o período de trabalho remoto.
Estabeleça uma rotina produtiva e prazos para entrega de documentos, relatórios, etc., porém, tenha em mente que para fazer tais cobranças, é precisa oferecer ferramentas tanto para organização e execução de trabalho.
Para isso é importante a criação de grupos de canais e contato fácil entre outros departamentos da empresa, consultores e equipes.
2. Estipule normas de trabalho e o uso de tecnologias em home office
É imprescindível a disciplina, certo? Então o ideal para manter o foco e alcançar os objetivos é estabelecer o horário de trabalho, organizar os intervalos e ainda estipular tempo máximo de resposta a alguma mensagem ou e-mail, para que todo o trabalho não atrase por conta da falta de contato.
Além do mais, caso seja necessário reunião ou contato estipular as tecnologias que serão utilizadas e também colocar essas reuniões dentro do cronograma e horário de trabalho. Assim, todos se programam para estarem online e presentes.
3. Responsabilize-se por sua equipe e esteja “perto” dela
O fato é que para fazer uma boa gestão do time, o gerente tem que ser responsável por ela e isso significa dizer que tem que estar “perto”, ou seja, acessível, para qualquer informação, dúvida, problema ou evento.
Desse modo, mantenha contato diariamente com a equipe seja por telefone ou videoconferência. Dê o feedback para sua equipe e mostre que está acompanhando os projetos, tire dúvidas e passe confiança para equipe.
Além do mais, outro ponto importante é que compete ao gerente da equipe manter todos informados dos acontecimentos da equipe e dos resultados.
Quem faz a gestão do time tem uma grande responsabilidade quando está em escritório, mas quando se trabalha em casa essa responsabilidade aumenta, porque precisa de maior organização e de estratégias para que a equipe se mantenha ainda mais produtiva. Portanto, também, não deixe de lançar mão a tecnologias que facilitem o home office como Trello, Slack, entre outros.
Esperamos que essas dicas ajudem você no processo de gestão do time. Bom trabalho!