ERP cloud ou ERP Local? Qual escolher?

Conhecido como Enterprise Resource Planning, em português, sistema de gestão integrado, o servidor ERP é uma tecnologia que auxilia na gestão da empresa e otimização de processos internos e integração de atividades em todos os setores de trabalho, existindo também na versão cloud.

As informações se tornam mais centralizadas nesta plataforma, o fluxo de dados e informações acabam sendo mais fluidos, podendo ser compartilhados com facilidade, seja em processos de vendas, finanças, logística, estoque, administração, entre outros.

Atualmente há dois tipos de ERP que podem ser aplicados em seu negócio, o ERP cloud e o ERP local. Mas, quais as diferenças de cada software e qual deve ser escolhido? Acompanhe o texto para entender as divergências e funcionalidades de ambos e tomar a sua decisão.

ERP Cloud e ERP local: quais as diferenças?

 

O ERP cloud é um servidor em nuvem, ou seja, pode ser fornecido através de uma assinatura online. Esse software é instalado em um hardware e em servidores remotos, e pode ser configurado e gerenciado pela sua própria equipe de TI e pela equipe da plataforma.

A gestão em nuvem armazena informações remotamente, em um servidor exclusivamente online, e para acessar o sistema, a empresa necessita ter acesso a internet. E, caso haja um problema algum problema relacionado a ele, a empresa contratada apresenta o suporte com rapidez e em todos os momentos necessários.

Já o sistema local, é instalado em hardwares locais, e é conhecido como ERP ON-Premisse. Sua empresa terá o servidor ERP instalado no ambiente de trabalho e deve ser gerido por sua equipe de TI.

Ou seja, no ERP local, toda a responsabilidade é de sua empresa, e um suporte online, assim como o ERP cloud possui, não é possível. Somente seus colaboradores poderão resolver quaisquer problemas.

 

Despesas e investimentos dos servidores

“Seja o ERP local ou em nuvem, existem despesas relacionadas aos serviços, e uma grande diferença entre eles é o valor. “

O ERP cloud possui um preço mais acessível inicialmente, pois o contrato pode ser feito como uma assinatura mensal, onde você opta por pagar somente os elementos que irá utilizar. E, quando desejar, pode acrescentar outros serviços e despesas periódicas.

O servidor ERP local possui investimentos iniciais maiores, pois além de toda a instalação, há a compra de licença perpétua e outros serviços adicionais como:

  • Treinamento
  • Suporte
  • Atualizações
  • Infraestrutura
  • Contratação de pessoas especializadas

Ou seja, há dois tipos de despesas, a CAPEX, que é despesa de capital, na qual integra o sistema local e o OPEX, que significa despesa operacional, na qual se torna o custo baseado no trabalho de nuvem.

 

Como avaliar a melhor opção para minha empresa?

O sistema de ERP local atualmente é o mais utilizado, mas é provável que no ano de 2021, este cenário mude, e as empresas optem por ERP cloud, por sua modernidade, tecnologia e preço baixo.

É esperado que ao menos, 24% de todo o dinheiro direcionado a tecnologia das empresas será aplicado em soluções na nuvem, mesmo que hoje, ainda 69% das empresas ainda não possuem uma infraestrutura madura para cloud.

O ERP na nuvem é uma modernidade que está sendo cada vez mais implantada e visada. Além disso, possui um custo menor e sua manutenção é feita a partir de soluções online, por especialistas da plataforma.

A análise de dados em tempo real, a oportunidade de gestão e armazenamento de informações e infraestrutura entre colaboradores e TI são os três motivos principais para essa migração.

Como fazer a melhor escolha de ERP entre Cloud e Local?

Tanto o ERP cloud como o ERP local possuem um alto valor de escolha e capacidade de gerenciamento de dados. Para tomar a decisão certa, pense no tamanho de sua operação, no seu orçamento e na facilidade que cada um deles compõem. Assim, tomará a melhor decisão.

 

Posts relacionados