O multicloud aparece atualmente como uma das várias tecnologias que podem melhorar o desempenho das empresas, um relatório da Fortinet mostra que para 76% das organizações já utilizam mais do que um provedor em nuvem para suportar sua infraestrutura.
Sendo assim, a implantação desse sistema pode fazer com que sua empresa tenha uma vantagem competitiva no mercado e possa se sobressair em seu segmento.
Cloud computing e suas aplicações
Nos dias atuais, o cloud computing pode servir para vários fins, tendo sempre o objetivo de evoluir a infraestrutura e produtividade de uma organização; algumas de suas aplicações são:
- Armazenamento de base de dados.
- Integração entre máquinas físicas e virtuais.
- Acesso a programas de maneira remota.
Tais características consolidam o cloud computing e suas tecnologias agregadas como sendo de extrema importância para que qualquer instituição possa se dispor de uma estrutura atualizada e de acordo com as demandas do mercado.
Tipos de nuvem
Antes de adotar um sistema multicloud, deve ser definido qual tipo de nuvem será utilizada para a estrutura, dentre elas temos:
- Nuvem pública: Um provedor que presta serviço a várias empresas, mantendo uma estrutura para alocação de dados e software, sendo mais acessível.
- Nuvem privada: São recursos de computação baseados numa nuvem responsável por atender apenas uma empresa, com dedicação única para quem está contratando os serviços.
- Nuvem híbrida: Modelo que mescla a estrutura pública com a privada, com armazenamento de arquivos tanto em nuvens dedicadas apenas a uma empresa quanto em servidores públicos.
O que é multicloud?
Multicloud nada mais é do que utilizar estruturas baseadas em nuvem de diversos provedores e juntá-las numa plataforma heterogênea.
A Adentro Cloud inclusive possui soluções para cloud computing e gerenciamentos de infraestrutura, prontos para otimizar a sua empresa.
Algumas aplicações da estrutura multicloud envolvem:
- SaaS: Formas de distribuição e uso de softwares baseados em sistemas de nuvem.
- Backups: Focados no armazenamento e disponibilidade de arquivos.
- NOC (Network Operation Center): Estruturas de gestão e monitoramento de operações de rede.
Como criar uma estratégia multicloud para a sua empresa
Antes de escolher uma estratégia multicloud para implementar na sua organização, é necessário desvendar quais seriam as aplicações de uma estrutura cloud na sua empresa.
Verifique como sua instituição lida com armazenamento e backup de dados, na grande maioria das vezes, a instalação de estratégias cloud na sua empresa deve funcionar como uma ferramenta para melhorar a disponibilidade dos sistemas e integrar serviços.
A partir do momento em que forem percebidas as necessidades a serem supridas (sistemas de backup, cloud computing, SaaS), a empresa poderá partir para o próximo passo é iniciar a implementação do multicloud.
Os 3 principais desafios da gestão multicloud
Para que a gestão multicloud ocorra de maneira sustentável, alguns critérios devem ser observados para garantir a qualidade e eficiência do novo sistema baseado na computação em nuvem, algumas coisas são:
- Transição adequada: Ter como responsável alguém com experiência em gerenciamento de várias nuvens, garantindo assim a melhora efetiva dos sistemas envolvidos.
- Questões de segurança: Faz-se necessário planejar a utilização de firewalls e outras ferramentas adequadas de segurança, a fim de evitar a exploração de vulnerabilidades no sistema.
- Disponibilidade do sistema: Ter em mente o quanto será de fato demandado da estrutura cloud para fazer com que não ocorram falhas de acesso no mesmo.
Além disso, há necessidade em fazer com que o processo de migração ocorra de maneira segura, além de cuidados relacionados à manutenção do sistema multicloud, com o enfoque na capacitação de funcionários familiarizados com esse tipo de estrutura.
Como superar os desafios no gerenciamento multicloud
Para que toda a estrutura de gerenciamento multicloud possa ser mantida de maneira sustentável a longo prazo, vários aspectos da rede devem ser mantidos em boas condições para o uso, dentre eles:
Planejamento
Ter ciência de que um modelo baseado em várias nuvens deve ser administrado de maneira mais complexa, deve-se definir quais partes da empresa (infraestrutura, máquinas virtuais, help desk) serão migradas para o multicloud e como outros setores serão afetados.
Mudança de plataforma
Após serem definidas as áreas a serem modificadas e a quantidade de recursos demandada para elas se sustentarem, os dados da rede atual devem ser transferidos para o novo modelo.
Sendo essa a parte mais delicada do processo, todos os aspectos de transição devem ser considerados, backups extras definidos e outras opções de segurança até que a estrutura recém colocada esteja estável.
Gestão do sistema
Após o sistema estar estabelecido, os cuidados devem se voltar para o gerenciamento multicloud; tendo em mente as novas especificações da estrutura computacional da empresa.
Tendo isso em mente, no que envolve a utilização e gestão de um sistema multicloud, a Adentro possui planos de suporte para as mais variadas necessidades. Clique aqui e conheça mais!