Desde que a internet começou a fazer parte vital de empresas e meios profissionais, muitas ferramentas foram desenvolvidas para a melhora e otimização de trabalhos diários em empresas e áreas.
Assim, há muitas possibilidades implementadas, desde aplicativos para conferências de vídeo até plataformas para fechar e assinar contratos de forma segura, facilitando as transações de sua empresa.
Isso é possível hoje graças a todo o funcionamento de cloud computing e também pela nuvem pública, elemento sobre qual falaremos hoje a seguir. Se deseja entender mais sobre este meio para poder aplica-lo em seu negócio, acompanhe o texto e saiba mais.
Saiba mais sobre o conceito de nuvem pública
A nuvem pública é um formato padrão de computação em nuvem. Ou seja, é um servidor que possui recursos, aplicativos, espaços de armazenamentos e outros elementos necessários para uma empresa e todos os seus sistemas.
Sua utilização é feita por pessoas físicas mesmo. Possui segurança em seus feitos e torna todas as suas operações bem mais eficientes, pois é possível compartilhar, resolver e criar documentações, dados e o que desejar de forma concentrada, compartilhada e online.
Ou seja, essa plataforma também pode ser chamada de nuvem comunitária, pois é possível ter sua comunidade virtual e mantê-la facilmente.
Funcionamento da nuvem pública
Essa nuvem oferece uma infraestrutura virtual compartilhada, mas que possui isolamento de todos os dados, logins e senhas, além de atividades de usuários serem totalmente isolados e não interferem uns aos outros.
A segurança na nuvem pública é alta por conta disso, mas é necessário claro, implementar de uma forma correta as proteções online. Mas se possível, dependendo dos dados, tentar aplicá-los em outras nuvens, como a privada ou a híbrida.
Diferenças entre nuvem pública, privada e híbrida
Nuvem comunitária/pública – É a mais utilizada nas corporações e podem se adequar a diversos softwares e ajudam a ampliar a capacidade de armazenamento de informações.
- Serviços feitos virtualmente.
- Têm recursos físicos, agrupados e também compartilhados.
- É o mais barato dos métodos.
- Recursos sob demanda.
- É indicada para empresas que procuram pode tecnológico com preços baixos.
Nuvem privada – Sua criação foi pensada a partir de um negócio único. Assim, ela é aplicada internamente em por exemplo, filiais ou ser proporcionada por um provedor. Funciona como um data center exclusivo da empresa.
- É mais segura
- Oferece mais flexibilidade, automação e segurança
- Não é compartilhável com outras empresas
- Controle interno e total
- É para empresas que possuem dados importantes e extremamente sensíveis
Nuvem híbrida – Ela é uma mescla dos modelos anteriores. Ela retira todos os bons elementos dos mesmos, que desempenham funções públicas e também privadas.
- Eficiência maximizada
- Flexibilidade
- Controle econômico
- Alternação de modelos devido necessidades
- Controle técnico
Vantagens e curiosidades da nuvem pública
A nuvem pública agrega muita mobilidade e modernização ao seu negócio. A implementação de estratégias pode ser desenvolvida de formas mais dinâmicas e facilitadoras para lidar com documentações e clientes.
Além disso, ainda facilita um plano de continuidade de negócios, que garantem entradas contínuos de informações e arquivos armazenados. Os backups são automatizados e executados sempre gerando cópias.
Por fim, o fator econômico é um dos pontos que mais chamam a atenção, pois com essa opção, somente o tamanho do espaço de armazenamento é cobrado, e quando necessários outros elementos, são liberados sob demanda e nenhuma burocracia.
Conclusão
“Inicie seu desenvolvimento virtual com consciência e saiba quando foi necessário avançar seus serviços”
Se está iniciando esta pesquisa agora e ainda está em dúvida, tenha certeza que começar a nível de uma nuvem pública é a decisão mais sensata a se tomar. A partir do trabalho da nuvem comunitária, entenda seus processos e saiba se será necessário contratar outro formato.
Palavra-chave:
Nuvem publica
Palavras-chave secundárias:
Segurança na nuvem pública
Nuvem comunitária
Diferenças entre nuvem pública, privada e híbrida