Cuidados ao levar o ERP para a nuvem

Sabemos que as tecnologias tem muito a incrementar e otimizar o trabalho das empresas, não só para aumentar a produtividade, mas também para reduzir custos. Ter acesso a essas tecnologias tem se mostrado uma verdadeira necessidade para empresas.

Portanto, muitas empresas tem adotado e se beneficiado sobremaneira de softwares de gestão alocados na nuvem, pois eles apresentam ainda mais vantagens como menor custo e acesso facilitado, entre outros.

Porém, mesmo diante das inúmeras vantagens, ainda é possível observar alguns profissionais receosos em transferir seus dados para uma versão na web, ou seja, um ERP na nuvem, e isso é comum afinal é necessário cuidados com ERP.

Não obstante, transferir sistemas de gestão para a versão Cloud tem sido uma grande aposta tanto de desenvolvedores de softwares como de empresas que estão investindo nessa estratégia. O ERP Cloud tem se tornado uma tendência para os próximos anos.

A importância do ERP Nuvem

O ERP Cloud, sigla utilizada para Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa), trata-se, basicamente, de um sistema integrado de gestão. Ou seja, um software capaz de gerenciar operações de uma empresa de maneira interligada com vários outros setores (faturamento, contabilidade, recursos humanos, etc.).

Com um sistema ERP toda a empresa fica mais integrada, facilitando o fluxo de dados entre os setores e agilizando muitos processos de gestão em comparação com um trabalho feito de forma manual.

Assim, a empresa terá acesso a uma forma muito mais prática de gerenciar a rotina administrativa, tornando-se ainda mais prático e seguro quando falamos de ERP na nuvem – também conhecido como SaaS (Software as a Service).

O ERP na nuvem armazena todas as informações da empresa em um servidor externo fornecido pela empresa contratada. A comunicação com essas informações ocorre através da internet, tornando possível o acesso a elas de maneira fácil e rápida não só pelo computador, como smartphone ou tablets.

Cuidados ERP Nuvem

Como o ERP Cloud está em incrível expansão, o esperado é que mais e mais empresas que queira otimizar seus processos invistam nessa estratégia. Entretanto, antes de contratar uma empresa para colocar seu ERP Cloud elencando abaixo 4 Cuidados ERP na nuvem.

1. Mapeamento do sistema

O mapeamento do sistema é um dos primeiros critérios a se ter cuidados no ERP nuvem, pois para fazer a aquisição do sistema adequado é preciso conhecer as necessidades da empresa.

Portanto, é às custas do mapeamento do sistema que se poderá depreender processos mais definidos e padronizados, identificar possíveis riscos dentro dos processos, sugerir melhorias com base na necessidade dos processos descritos, etc.

Além do mais, o mapeamento do sistema ERP ajuda a identificar quais dados devem ser migrados primeiro e também a fazer backup de segurança dos dados. Assim, nada se perde durante o processo de migração do ERP Cloud.

Conhecer infraestrutura do parceiro

É preciso conhecer a infraestrutura do parceiro e perceber se corresponde a suas expectativas e necessidades com o ERP para nuvem.

Ao se conhecer a infraestrutura e os tipo de nuvem que a empresa oferece e a mais indicada para seu negócio (pública, provada ou híbrida) é que você conseguirá obter uma boa experiência de usuário através do sistema ERP Cloud.

Validar existência de backup em site externo

Mais um dos cuidados ERP é com os backups em site externo. Tendo em vista que uma das grandes vantagens de um ERP na nuvem é para questão de segurança, em caso de o banco de dados sofrer ataques de vírus, etc., e as informações precisarem ser restauradas.

Portanto, é preciso conhecer e observar os programas e mecanismos de backup em site externo de forma periódica, levantando outro detalhe a ser observado: qual a periodicidades que os backups são feitos (que deveria acontecer pelo menos uma vez ao dia).

Testes pré-migração

Por fim, outro dos cuidados ERP deve ser em relação aos testes pré-migração. O fornecedor do serviço deve ser o responsável por efetuar testes antes de migrar todos os seus dados para o ERP Cloud.

Os testes pré-migração são absolutamente importantes para monitorar os resultados do desempenho da infraestrutura em cloud e também realizar ajustes necessários para satisfazer as necessidades do cliente.

Diante do exposto, fica claro que o ERP na nuvem traz várias vantagens para uma empresa. Não obstante, exige vários cuidados ERP antes da efetuação do processo.

Por isso, que é de suma importância que conte com um bom prestador de serviço, mas que também disponha de uma equipe de TI capaz de cobrar os parâmetros desejados ao ser contratado o serviço.

 

Caso você ainda tenha dúvidas sobre ter ERP em cloud, não deixe de conferir nosso artigo completo sobre o assunto clicando aqui.

Posts relacionados