cPanel, domínio e site: quais as diferenças?

cPanel, domínio e site

O cPanel é uma das ferramentas mais revolucionárias que proporciona um painel baseado em Linux para serviço de hospedagem de site.

Atualmente, o gerenciamento de conta em cPanel é o mais utilizado e popularizado na indústria. Porém, se você ainda não está familiarizado com ele, deve ter algumas dúvidas e é sobre as principais características e informações que vamos nos deter neste post.

Portanto, se você está curioso para entender as diferenças entre cPanel, domínio e site, veio ao lugar certo!

Hospedagem, domínio e site, vamos entender melhor?

Quem está começando a jornada pela internet já deve ter se deparado com várias terminologias que pode deixar qualquer um perdido como: site, hospedagem, domínio e, claro, cPanel.

É importante, entender isso por partes, porque há grandes diferenças entre cPanel, domínio e site. Contudo, todos são elementos essenciais para um site e para quem quer começar a trabalhar na internet com credibilidade e segurança.

Desse modo, antes de iniciar seu projeto online, vamos definir o que é domínio e hospedagem de um site, para depois nos determos na incrível ferramenta de gerenciamento de conta, cPanel.

 

O que é domínio

Quando você planeja ter uma página na internet, isto é um site verificado e que dê credibilidade ao seu projeto, é preciso registrar um domínio (a URL).

Ou seja, um endereço que os usuários utilizarão para encontrar seu site na internet ao digitá-lo na barra de endereço do navegador.

Todo site que acessamos na web está associado a um endereço de IP. Contudo, como ele é composto por vários números, os nomes de domínio foram inventados para facilitar a memorização e para que fosse mais fácil o usuário encontrar o que estivesse procurando.

É possível criar um nome para seu site associando-o a uma plataforma já existente. Por exemplo, quando você encontra: “nomedosite.blogspot.com.br”, o “blogspot” é a plataforma que você resolveu utilizar para criar seu site (mas também pode ser a WordPress).

Todavia, para ganhar mais credibilidade é fundamental criar um domínio personalizado. Para isso, é preciso fazer o registro desse domínio, o que significa que ao fazer isso, nenhuma outra pessoa poderá utilizar aquele mesmo nome.

Há várias empresas que registram e gerenciam nomes de domínios. No entanto, é preciso ficar atento, porque você deve pesquisar a disponibilidade do nome que você escolher – pois se já houver algum domínio existente você não conseguirá registrá-lo.

 

O que é hospedagem?

Para profissionalizar ainda mais seu site online, é fundamental a contratação de um serviço de hospedagem.

Há várias provedoras de hospedagem e o objetivo desse serviço é armazenar todos os dados e informações de seu site nos servidores do provedor de hospedagem contratado.

Desse modo, quando um usuário digita o domínio de seu site na barra de endereço da internet, os servidores enviam as informações de seu site para os navegadores deles.

Porém, antes de contratar um serviço de hospedagem é fundamental levar alguns fatores em consideração. Um desses fatores, por exemplo, é o número de acessos previstos para o site, para que assim não haja super lotação dos servidores. Também deve-se observar a velocidade de carregamento das páginas.

Ter uma hospedagem em seu site traz inúmeros benefícios, não apenas torná-lo mais veloz, mas também a certeza de que seus dados e informações estão seguros e protegidos de falhas, pois normalmente há backups regulares.

Uma outra característica de usar a hospedagem é que mesmo usuários iniciantes conseguem gerenciá-la. Os provedores oferecem ferramentas amigáveis e boa parte deles disponibilizam suporte e manutenção de serviços aos clientes.

Muitos provedores, inclusive, oferecem a migração de maneira gratuita. Ademais, há vários planos que podem caber no bolso e ir de encontro com a necessidade de seu site.

 

Cpanel

O que cPanel e para o que serve?

Eis que agora vamos falar sobre o cPanel, que é uma plataforma para gerenciamento de conta / site em WordPress, tendo em vista que o WordPress é uma das plataformas mais flexíveis e gratuitas para a criação de sites.

Desse modo o cPanel funciona como um painel de controle, onde o dono do site poderá fazer toda sua configuração e edição de uma única plataforma em vários níveis, sem a necessidade de utilizar ou abrir outra plataforma.

Portanto, a proposta do cPanel é trabalhar com a hospedagem e também possibilitar a gestão de domínios dentro de um único painel de controle. Ou seja, centralizar o controle dos sites e executar vários recursos de um único lugar, otimizando o tempo e resultados no site.

Todas essas possibilidades ficam disponíveis quando você faz a contratação de serviço de hospedagem cPanel. É uma boa ideia para quem trabalha com muitas aplicações e precisa instalar e desinstalá-las regularmente ou publicar e editar conteúdo na página.

Ter a possibilidade de fazer isso de um único lugar sem depender de outros sites é fundamental para otimizar seu tempo e esforços na organização e gerenciamento de conta, sobretudo quando você tem mais de um site.

 

Saber a diferença entre cPanel, domínio e site fazem muita diferença!

Agora que você já sabe muito as principais diferenças entre cPanel, domínio e site, fica muito mais fácil fazer uma escolha de hospedagem que te dê liberdade de gerenciamento de conta, segurança e credibilidade com seu público na gestão de um domínio também, certo?

Esperamos que o post tenha contribuído para você pensar melhor suas opções e investir com mais segurança em seu projeto online. Boa sorte!

 

Posts relacionados