O IaaS, também conhecido como serviços de infraestrutura em nuvem, é uma forma de cloud computing em que a infraestrutura de TI é fornecida aos usuários por meio da internet. Ela costuma ser associada à computação serverless.
No artigo de hoje vamos discorrer mais sobre essa importante ferramenta para as empresas, confira.
Entendendo o que é a infraestrutura Iaas
A Cloud Computing vem proporcionando muitas transformações digitais e já possui um lugar de destaque no mundo corporativo.
Embora seja algo bastante usual, esse é um assunto grande e complexo, que possui vários subtemas, como os modelos de nuvem.
E nesse contexto, se aplica o Iaas. Nesse modelo de nuvem, a empresa contrata uma capacidade de hardware que corresponde a memória, armazenamento, processamento, entre outros.
Podem entrar nesse pacote de contratações os servidores, roteadores, racks, entre outros.
É importante frisar que, dependendo do fornecedor e do modelo escolhido, o seu negócio pode ser tarifado, por exemplo, pelo número de servidores utilizados e pela quantidade de dados armazenados ou trafegados.
De maneira geral, tudo é fornecido por meio de um datacenter com servidores virtuais, em que você paga somente por aquilo que utilizar.
No modelo de IaaS, os usuários controlam os dados, as aplicações, o sistema operacional, o middleware e os ambientes de execução.
Mais simplicidade com esse modelo
O provedor de IaaS fornece a virtualização, o armazenamento, a rede e os servidores.
Assim, o usuário não precisa ter um datacenter on-premise nem se preocupar em realizar manutenções ou atualizações físicas de tais componentes por conta própria.
Os serviços Iaas, bem como os PaaS e SaaS podem ser utilizados em diferentes ambientes de cloud, como nuvem pública, nuvem privada ou nuvem híbrida.
Vantagens em investir no Iaas
Entre as principais vantagens do Iaas, podemos afirmar que, dependendo das necessidades de processamento e armazenamento, a infraestrutura é escalável.
E essa infraestrutura também faz com que as empresas economizem os custos de adquirir e manter seu próprio hardware.
Além é claro de permitir a virtualização de tarefas administrativas e liberar tempo para outras atividades.
Algumas aplicações dessa infraestrutura
Serviços de IaaS são amplamente comercializados no mercado. As principais diferenças entre as soluções disponíveis no mercado são a forma de cobrança, o nível de atendimento, o tipo de escalabilidade se é horizontal ou vertical, se há ou não gerenciamento especializado (suporte de TI) e localização do datacenter no Brasil ou até mesmo exterior.
Algumas soluções de IaaS conhecidas são as da AWS, Microsoft Azure, Google Cloud, entre outras.
Optar por IaaS, PaaS ou SaaS vai depender da necessidade de sua empresa, alinhada a disponibilidade de investimento e tempo que será dedicado para realizar a implantação e manutenção da solução em nuvem.
A grande vantagem da nuvem que estará disponível nos três modelos é a flexibilidade para montar soluções que atendam desde demandas pontuais até uma estrutura inteira com múltiplas aplicações.
Armazenamento, backup e recuperação
As organizações evitam despesas de capital para armazenamento e complexidade de gerenciamento de armazenamento, o que normalmente exige funcionários experientes para gerenciar dados e atender a requisitos legais e de conformidade.
O IaaS é benéfico para atuar com demandas imprevisíveis e necessidades de armazenamento em crescimento constante.
Além disso, também pode simplificar o planejamento e o gerenciamento de sistemas de recuperação e backup.
É importante lembrar que com o IaaS, não existe a necessidade de manter e atualizar software e hardware ou solucionar problemas com equipamentos.
Com o contrato apropriado no lugar, o provedor de serviços garante que sua infraestrutura seja confiável e atenda aos Contratos de Nível de Serviços.
Vale ressaltar que o uso do IaaS é recomendado para pequenas e médias empresas que estão crescendo de forma exponencial e a infraestrutura não seria capaz de acompanhar, além daquelas que tenham demandas voláteis, como lojas virtuais.
Para finalizar este artigo, lembramos que a Infraestrutura como Serviço é um dos três principais modelos de Computação em Nuvem, sendo os outros dois, Plataforma como Serviço (PaaS) e Software como Serviço (SaaS).
Ao usar a Infraestrutura como Serviço, o cliente passa a responsabilidade da manutenção e gerenciamento da infraestrutura física para o provedor.
Isso não só pode reduzir custos como também o tempo gasto em atividades de operação do datacenter. Ao invés de se concentrar nessas atividades, os clientes podem focar na verdadeira natureza de seus negócios.
Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o Iaas ou até mesmo queira deixar seu comentário, nos envie uma mensagem abaixo, ficaremos felizes em conversar com você.