Crescimento de uma empresa
Montar estratégias de crescimento para uma empresa é uma tarefa que requer bastante tato, atenção e informações sobre o negócio. Ou seja, não existe uma fórmula mágica que vai proporcionar um grande crescimento em pouco tempo, mas sim uma evolução consistente ao longo do tempo.
Uma boa estratégia deve levar todos os setores da organização em consideração, não apenas os canais de venda e métodos de divulgação.
Neste conteúdo, vamos apresentar 13 das principais estratégias para fomentar o crescimento de sua empresa. Leia todas elas!
1. O crescimento de uma empresa tem tudo a ver com diferencial
O diferencial é quem vai atrair a atenção dos consumidores para seu negócio. Portanto, é ele quem deve ser trabalhado, em primeira instância. Mas, antes de mais nada, você precisa saber o que te diferencia da concorrência.
Muitos empreendedores acreditam que o diferencial deve ser algo grandioso. Isso não é verdade. Às vezes uma embalagem caprichada ou um atendimento cordial são ótimos diferenciais.
2. Entenda o padrão de consumo de seu público-alvo
Ao montar sua empresa, pode ser que você tenha deixado passar alguns detalhes muito importantes: quem é e como o seu público-alvo consome seus produtos.
Essas informações são de extremo valor, dado que fornecem insights poderosos sobre os próximos passos da sua empresa, visando sempre o crescimento consistente ao longo do tempo.
Entender seu público alvo vai facilitar desde os processos de prospecção de novos clientes e desenvolvimento de novos produtos.
3. Use o marketing digital a seu favor
Embora o mundo todo esteja voltado para o digital, ainda existem empreendedores que não fazem uso do marketing digital. Dessa forma, acabam por não aproveitarem um enorme potencial de vendas, ainda mais quando falamos em anúncios patrocinados e estratégias de SEO.
Para sua empresa crescer, ela precisa ganhar espaço tanto nos espaços físicos quanto nos meios digitais.
4. A experiência do cliente é muito relevante
Um erro bastante comum das empresas brasileiras é se esquecer do relacionamento com o cliente. Ou seja, após feita a venda, a empresa nunca mais entra em contato novamente – exceto quando há problemas com o produto vendido.
A experiência do cliente, a criação de laços com os consumidores, é uma estratégia poderosíssima para o crescimento de uma empresa.
Lembre-se que clientes satisfeitos sempre indicam seu negócio a terceiros!
5. Invista em tecnologias de ponta
Falamos sobre o poder do marketing digital, mas essa tecnologia não é a única que você pode tirar proveito. Existem várias ferramentas de ponta no mercado moderno, muitas delas acessíveis até mesmo para pequenos negócios.
Uma ótima tecnologia é a computação em nuvem, também conhecida como cloud computing. Com ela, sua empresa tem acesso a um enorme potencial de desenvolvimento, o qual pode ser direcionado para seu crescimento.
6. Procure aliados no mercado
As alianças comerciais são estratégias poderosas para fomentar o crescimento de uma empresa. De fato, trabalhar em grupo é mais interessante do que fazer tudo sozinho; por isso uma aliança bem formada é a chave para o sucesso.
Existem muitos agentes no mercado, tais como investidores, fábricas, indústrias e fornecedores; as possibilidades de alianças são infinitas!
7. Otimize seus recursos humanos
Uma empresa é formada por equipamentos, ferramentas, tecnologias e colaboradores. Se é feita uma melhoria nos equipamentos, a empresa sobe de patamar; o mesmo vale para os colaboradores.
Investir em mão-de-obra qualificada é uma das maneiras mais eficientes de aplicar os recursos da empresa. Afinal, os trabalhadores tendem a ficar no negócio por anos, fazendo com que o investimento gere muito valor.
8. Cuide do financeiro da empresa
O financeiro é a “alma” da empresa. Quando há algo de errado, fica impossível fazer investimentos e expansões. O controle financeiro da empresa deve estar na palma da mão dos gestores.
Se você iniciou agora no mundo dos negócios e não sabe o que fazer ao certo, comece por implementar um fluxo de caixa simples. Em seguida, mantenha registros claros de todas as operações da empresa e, quando necessário, faça projeções.
Trabalhando dessa forma, com certeza sua empresa vai longe!
9. Abrace as oportunidades do mercado
O mercado oscila muito, e isso traz coisas boas e eventos ruins. Então, seu negócio precisa saber navegar pelo vai-e-vem do mercado, diminuindo os prejuízos nas épocas de baixa e maximizando os retornos nos períodos de alta.
Um dos requisitos para “aproveitar a maré” é justamente o tópico anterior: cuidar do financeiro da empresa. Só assim você terá recursos para abraçar as oportunidades e/ou manobrar nos eventos adversos.
10. Cultive líderes em seu negócio
Conforme a empresa cresce, administrá-la de forma centralizada torna- se uma tarefa extremamente difícil. Enfrentando, esse problema tem solução, e a mais comum é dar autonomia para cada setor, cada um com seus próprios líderes.
Assim, os líderes vão comunicar os principais eventos de cada setor aos gestores, diminuindo a carga de trabalho da gerência da empresa. Isso otimiza o processo de gestão, que também fomenta o crescimento do negócio.
11. Fique de olho nas tendências
Antecipar tendências é o ideal, mas nem sempre pode-se fazer isso. O mercado é a somatória de milhões de indivíduos independentes, fazendo com que qualquer tentativa de previsão seja imprecisa.
Todavia, analisar os padrões de consumo pode ajudar na hora de identificar tendências. Esse deve ser o principal foco das empresas que querem crescer rapidamente.
12. Mantenha o foco nos objetivos
Se você traçou planos de crescimento com base em dados coletados do mercado, faça de tudo para não perder o foco nos objetivos.
Uma maneira eficiente de fazer isso é implementar reuniões curtas diárias, as quais visam informar sobre o andamento do projeto. Elas impedem que os colaboradores se percam durante o trabalho.
13. Fomente a integração entre os colaboradores
Por fim, a empresa é a soma de diversos fatores e, como vimos, os colaboradores são peças-chave para o negócio.
A integração entre os colaboradores é uma das marcas das empresas bem-sucedidas do mercado. Afinal, se todo o pessoal de uma organização consegue trabalhar para um objetivo comum, é questão de tempo até que esse objetivo seja alcançado.
Concluindo este conteúdo, existem diversas formas de trabalhar o crescimento de uma empresa, mas, infelizmente, não existe uma receita mágica. Analise sua empresa com cuidado, levante pontos positivos e negativos, estruture e siga à risca uma estratégia de crescimento!