Comprar ou alugar servidor dedicado?

Atualmente, os servidores são peças-chave dentro das organizações. Por meio deles, as empresas podem ter um espaço exclusivo para armazenar sistemas e informações. Mas, afinal, é melhor comprar ou alugar servidor dedicado?

Com o intuito de responder a essa pergunta, indicamos as vantagens e possíveis desvantagens dessas opções. Não deixe de conferir!

Comprar ou alugar servidor dedicado: entendendo o problema

“Empresas de todos os portes optam por servidores dedicados para usufruir de benefícios como a maior segurança, flexibilidade, estabilidade e autonomia em suas operações.”

A nomenclatura “dedicado” não é aplicada a esses servidores à toa. Ao contrário dos compartilhados, eles são de uso exclusivo de um único cliente.

Com essa poderosa ferramenta, as empresas podem ter a certeza de que seus sites e sistemas ficarão sempre à disposição de seus clientes e colaboradores, evitando a lentidão e prevenindo possíveis cyber ataques.

Pensando nisso, muitas empresas passaram a oferecer a locação de servidores dedicados a outros empreendimentos.

Mas porque esse serviço tem sido cada vez mais procurado, já que também há a opção de fazer a compra desses servidores?

 

Diferenças entre a compra e a locação de servidores dedicados

Para responder de maneira mais adequada a essa pergunta, vamos falar indicar algumas das principais diferenças entre a compra e o aluguel de servidores dedicados.

Vamos começar falando sobre os impactos positivos e negativos da compra de servidores dedicados. Acompanhe?

 

Comprar ou alugar servidor dedicado: Compra de servidores dedicados

Uma das grandes vantagens de se fazer a compra de um servidor dedicado é ter um site mais rápido, que dê conta dos períodos de maior tráfego sem prejudicar a velocidade.

Ademais, esse tipo de servidor é bem mais seguro, especialmente para empresas que lidam com dados sigilosos de terceiros. Não custa nada dizer que vazamentos de informações podem ser muito prejudiciais à imagem de uma empresa.

Por outro lado, há de se ter muito cuidado ao observar a capacidade necessária de um servidor dedicado antes de comprá-lo.

Uma aquisição feita sem observar as necessidades da empresa pode gerar prejuízos no médio/longo prazo. Isso porque essas máquinas podem necessitar de upgrades para se readequarem a novas demandas.

Em outras palavras, a compra de um servidor deve ser pensada de acordo com o crescimento da organização.

Outro risco envolvido no financiamento de um equipamento dedicado é ter que arcar com os custos de uma estrutura ociosa.

Não podemos esquecer de chamar atenção para o fato de que a aquisição de um servidor requer um maior investimento na área de TI como um todo, haja vista que a estrutura deverá ser mantida por uma equipe.

 

Comprar ou alugar servidor dedicado: Locação de servidores dedicados

Agora, vamos falar um pouco sobre os benefícios que o aluguel de um servidor dedicado pode oferecer. Veja!

Mais praticidade

No caso do aluguel, é possível optar por um servidor dedicado gerenciado. Como o nome desse serviço sugere, o gerenciamento do servidor (tanto da parte de software, como da de hardware) é feito pelo provedor, em escala 24/7.

Suporte ao cliente

As empresas que contratam esse serviço contam com um atendimento especializado de qualidade, sempre disponível em casos de instabilidade e outros problemas.

Serviço mais barato

Optar pelo aluguel de um servidor dedicado é mais barato do que adquirir uma estrutura própria. Isso porque não há a custos adicionais com a manutenção do equipamento e dos softwares.

 

VPS: recursos dedicados a um preço acessível

No Brasil, outra opção de serviço dedicado que tem sido cada vez mais procurada pelas empresas é a tecnologia VPS, também conhecido como servidor virtual privado.

Em linhas gerais, podemos definir essa tecnologia como uma partição virtualizada dentro de um servidor compartilhado, que permite aos clientes ter um espaço exclusivo para executar sites, sistemas operacionais e outras funcionalidades.

Embora o VPS não seja exatamente um servidor inteiramente dedicado a um cliente, ele é muito mais estável e confiável do que os servidores compartilhados tradicionais.

Ademais, trata-se de uma opção muito mais barata, haja vista que não requer o aluguel de nenhum equipamento.

“Não podemos esquecer de dizer que o VPS é uma solução facilmente escalável. Os clientes podem solicitar recursos adicionais ou reduzir a capacidade de estrutura sempre que quiserem.”

Essa adaptação é feita pelo provedor do serviço de maneira imediata, sem a necessidade de realização de implementação de slots e outros procedimentos demorados e onerosos.

Geralmente, as empresas de cloud server que oferecem esse serviço disponibilizam vários pacotes, que podem atender às mais variadas demandas.

 

Servidor dedicado na nuvem

Comprar ou alugar servidor dedicado: o que vale mais a pena?

À essa altura, você já deve ter percebido que a locação de servidores parece ser um investimento mais vantajoso, haja vista os riscos e custos envolvidos na aquisição de uma infraestrutura própria.

Ademais, antes de comprar ou alugar um servidor dedicado, considere se o VPS é uma opção condizente com as demandas de sua empresa. Além de mais barata, ela é facilmente escalável. Fique esperto!

 

E você, já conhecia a possibilidade de fazer o aluguel de um servidor dedicado? Comente!

Posts relacionados