Cloud computing
Por conta das medidas sanitárias recomendadas pela OMS, muitas empresas estão de portas fechadas por tempo indeterminado. Nesse contexto, o uso de tecnologias que permitam o trabalho remoto é fundamental. Uma delas é a cloud computing.
De fato, o número de postos de trabalho em home office aumentou exponencialmente, levando a uma maior demanda de serviços de cloud. Somente a Microsoft relata um aumento de 775% na procura pelo serviço.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, explicamos como a cloud computing para empresas pode ser útil no contexto da pandemia de COVID-19. Acompanhe na leitura!
Mais acessibilidade às informações com cloud computing
Uma das utilidades mais evidentes da cloud computing para as empresas que aderiram ao home office durante a pandemia é a acessibilidade remota às informações, como contatos de clientes e fornecedores.
Em um único local, todos os colaboradores podem acessar os dados que precisam para realizar suas rotinas e manter as atividades da empresa.
Sem a cloud computing isso seria impossível, haja vista que as informações estariam centralizadas na empresa, não possibilitando o trabalho remoto.
Ademais, os dados em cloud podem ser acessados a qualquer momento, de qualquer dispositivo conectado à internet.
Mais integração entre as equipes durante a pandemia
Quando as ferramentas de comunicação via web começaram a surgir, muitos viram com maus olhos o que viria a ser um fator que contribuiria para a desumanização e o distanciamento das relações.
Hoje em dia, vemos que é justamente o contrário. Por exemplo, as soluções de videoconferência em cloud computing permitem que sejam feitas reuniões com as equipes de trabalho, mantendo o contato entre os colaboradores.
Dessa forma, torna-se possível comunicar novas orientações, dar feedbacks e compartilhar resultados, sem perder de vista a comunicação visual.
Durante a pandemia, com a imposição do isolamento social, essa ferramenta se tornou fundamental.
Por isso mesmo, houve um crescimento abrupto da procura por esse serviço. Para se ter uma ideia da adesão às ferramentas de videoconferência, somente o Google registrou um aumento de 60% do uso diário do Google Meet.
Redução de custos com TI
Manter uma estrutura de informações na empresa não somente impossibilita o trabalho remoto, como também pode ser muito oneroso.
No contexto pelo qual passamos, isso significa, ainda, ter que manter os altos custos com TI, mesmo com a empresa de portas fechadas.
Ao contrário, ao adotar a cloud computing, é possível cortar os gastos com a manutenção das estruturas e hardwares, além de evitar os custos com a contratação de equipes de TI.
De acordo com uma pesquisa realizada pela IDC, 77% das empresas que investiram em cloud conseguiram diminuir os custos com sua estrutura de TI.
“É importante dizer que uma das vantagens da cloud computing é o fato de a contratação desse serviço ter um custo bastante acessível, mesmo para empresas de menor porte.”
Além disso, a manutenção de data center, hardware e equipe passam a ser de responsabilidade do serviço contratado.
Cloud: mais flexibilidade para se adaptar a novas situações
Escalabilidade
Com certeza, as empresas que adotaram aplicações de cloud computing antes da pandemia saíram na frente quando a questão é adaptação ao novo contexto.
De fato, sabemos que muitos empreendimentos podem ter sofrido com a diminuição da demanda e, consequentemente, das receitas.
Nesse caso, a contração de um serviço de cloud possibilita a adaptação à estrutura utilizada em apenas alguns minutos.
Redução de custos com flexibilização de estrutura
Além disso, é possível reduzir ou aumentar a estrutura sem a necessidade de mobilizar uma equipe e investir em novos componentes de hardware.
Em outras palavras, usar a cloud computing evita os custos da realização dessa operação pelos meios tradicionais, a qual exige dinheiro, tempo e um planejamento prévio.
Planos sob medida
A maioria dos serviços de cloud computing conta com planos que atendem a empresas de diversos portes.
Há, ainda, alguns serviços de cloud que oferecem a seus clientes a possibilidade de personalizar pacotes, de maneira a pagar somente pelas soluções que desejam utilizar.
Utilizando softwares na pandemia por meio de cloud computing
A utilização de um software é fundamental para que se possa manter as operações de uma empresa por meio do trabalho remoto.
Nesse sentido, a cloud computing permite o uso de softwares sem a necessidade de se adquirir uma licença.
Explicando de outra forma, com o SaaS (“Software como Serviço”), é possível usar um software online, sem a necessidade de se fazer configurações ou instalações de programas.
Cloud computing: uma tecnologia fundamental para empresas na pandemia
Como você mesmo pôde perceber a partir da leitura desse artigo, contratar esse tipo de serviço têm diversas utilidades para as empresas que foram obrigadas a interromper suas atividades e adotar o home office.
Isso porque a cloud computing permite o acesso remoto a informações da empresa, além de possibilitar o contato com as equipes e a utilização de softwares para a realização das operações.
Como a cloud computing pode ser útil para seu negócio? Deixe sua opinião sobre esse assunto!