Capex x Opex: o que considerar na sua estratégia de Cloud Computing?

Comprar um equipamento para a empresa ou terceirizar o serviço realizado por esse equipamento? Essa é uma questão que se atualizou no investimento em TI. A pergunta agora é Capex x Opex: o que considerar na sua estratégia de Cloud Computing?

De acordo com relatório da empresa Gartner, 40% das organizações norte-americanas pretendem gastar maior parte do financiamento novo ou adicional na nuvem. Com isso, se vê um aumento no Opex e uma diminuição no Capex.

Mas o que é Capex e Opex? Como funciona o Capex e Opex em TI? Numa questão Capex x Opex o que considerar na sua estratégia de cloud computing? Prossiga com a leitura e tenha a resposta para todas essas dúvidas!

 

 

Capex x Opex o que considerar na sua estratégia de Cloud Computing | Primeiramente, o que é Capex?

Capex, ou Capital Expeditures, se tratam de investimentos em bens de capital, que são investimentos para obtenção de benefícios no longo prazo. Alguns exemplos de “despesas de capital” são:

  • Computadores;
  • Servidores;
  • Entre outros hardwares para data centers locais.

Como objetos adquiridos pelo capital da empresa, eles se tornam parte do capital, devendo trazer retorno a longo prazo. Por isso que custos de manutenção também são parte do Capex, pois estendem a vida útil desse ativo no capital.

 

Capex na contabilidade

Dentro da contabilidade, o Capex é parte dos investimentos na empresa. É necessário que o lucro cubra todo o investimento dentro de um pequeno espaço de tempo, pois o Capex é uma despesa paga à vista.

E falando em espaço de tempo, aqui há uma desvantagem: o valor do Capex é depreciado ao longo de vários anos. Com o tempo, seu valor de mercado pode diminuir e a tecnologia se tornar ultrapassada.

 

O que é opex

Capex x Opex o que considerar na sua estratégia de Cloud Computing | Primeiramente, o que é Opex?

Agora que entende o que é Capex, é momento de entender o Opex, ou Operational Expenditures. Se trata da soma dos custos de operação de uma empresa, não sendo considerado um investimento, mas uma despesa.

Ele é um gasto contínuo que proporciona redução ao máximo de custos e maximização da produtividade da empresa. Uma assinatura de serviços em nuvem é uma Opex, pois você apenas paga mensalmente pelos recursos necessários

Com isso, também permite escalabilidade no cloud computing, pois você paga apenas pelo que usa na assinatura!

Opex na contabilidade

Na contabilidade, o Opex é considerado uma redução de caixa ou aumento de contas a pagar. São valores fixos que surgem numa data pré-definida todo mês, o que os torna contas programáveis.

Como não se trata de um investimento, ao parar de pagar a mensalidade, para de usufruir dos serviços. Contudo, apresenta vantagens que compensam isso, como:

  • Flexibilidade para introduzir novas tecnologias no trabalho;
  • Sem grandes gastos a curto prazo;
  • Maior agilidade e praticidade no investimento em TI;
  • Maior escalabilidade dos negócios.

 

Capex vs Opex: quais as diferenças do Capex e Opex em TI?

“A possibilidade de optar pelo Opex no investimento em TI tem feito muitas empresas optarem pela nuvem pública ao invés do hardware On Premise.”

Se ainda se encontra em dúvida quanto ao melhor tipo de gasto em TI, há diferenças capitais entre os dois que deve considerar.

Despesas iniciais

No Capex, há maiores despesas iniciais, o que se traduz em menos dinheiro para operações diárias ou novos investimentos. Enquanto isso, no Opex, não há grandes despesas iniciais, o que permite maior fluxo de caixa.

Prazo de pagamento

No Capex, as empresas estão presas num compromisso de longo prazo, pois se espera do investimento benefícios futuros. Já no Opex, os prazos de pagamento são curtos, o que permite redirecionamento de capital para o que for necessário no momento.

Aprovação da compra

Pelo seu custo significativo, o processo de aprovação da empresa para Capex costuma ser mais longo. Enquanto isso, o custo menor do Opex permite um processo de aprovação mais curto.

Gerenciamento de infraestrutura

No Capex, a empresa tem total controle sobre a infraestrutura, mas deve investir mais na execução, manutenção e reparo da mesma. No Opex, especialistas de fora da empresa gerenciam e mantém a infraestrutura.

Com isso, a única preocupação da empresa é em gerar valor para os negócios. Além disso, custos adicionais inesperados são direcionados para a empresa no Capex. No Opex, o provedor da nuvem é responsável por qualquer custo de manutenção.

Imagem de valor

Nessa questão entre Capex e Opex em TI, a desvantagem fica para o segundo: é difícil para uma empresa mostrar valor futuro a um investidor tendo despesas mensais. No Capex, o investimento é encarado como uma melhora de valor.

Atualização de mercado

Investimentos em tecnologia podem se tornar redundantes ou obsoletos antes do fim da vida útil do produto. Agora, assinaturas mensais podem ser canceladas, modificadas ou atualizadas rapidamente.

Retorno sobre Investimento

Também conhecido como ROI, o Retorno sobre Investimento pode ser obtido de maneira diferente nos dois modelos:

  • No Capex, o ROI só é obtido muito tempo após a compra, pois a infraestrutura obtida ainda precisa ser configurada e seus usuários, treinados;
  • No Opex, o ROI pode ser obtido imediatamente, pois a infraestrutura é desde o começo gerenciada pelo seu provedor de nuvem.

Preparação para o futuro

No Capex, o investimento é realizado com altos custos, pois as empresas querem garantir que possuem recursos suficientes para o futuro. Também há o contrário: o empresário subestima suas necessidades e gasta menos.

Já o Opex permite previsões mais precisas para o número de recursos futuros, o que garante o ajuste de custos rápido.

 

Capex x Opex o que considerar na sua estratégia de Cloud Computing?

Ao abordar os investimentos numa empresa, é uma constante pensar nos prós e contras de Capex vs Opex. Para o Cloud Computing, o Opex apresenta inúmeras vantagens como:

  • Diminuição nos custos com operação de infraestrutura;
  • Serviços de terceiros são considerados despesas, o que permite benefícios fiscais;
  • Maior escalabilidade.

Afinal, Capex x Opex: o que considerar na sua estratégia de Cloud Computing? Para maiores benefícios, a melhor opção ao final acaba sendo Opex!

Posts relacionados