Aumento de escala na Black Friday
Se você quer deixar seu negócio bem preparado e não perder nenhuma oportunidade de fechar vendas, deve se antecipar a um provável aumento de escala na Black Friday.
Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, mostramos os pontos que você deve considerar para manter seu negócio online sempre disponível e estável na data mais esperada pelo comércio. Confira!
Como saber qual será o meu aumento de escala na Black Friday?
Você deve estar se perguntando como pode saber qual será o aumento da demanda do seu site ou página de vendas durante a Black Friday.
“Existem algumas formas de se fazer isso. Uma delas é avaliar a performance do site em datas anteriores que também são importantes para o comércio, tais como o dia das mães.”
Não se pode esquecer de verificar qual foi a demanda de seu negócio durante a Black Friday de anos anteriores.
É importante levantar dados como o número de solicitações recebidas pelo site e as horas de maior tráfego online.
Com essas informações em mãos, é possível ter uma estimativa da demanda e verificar se a infraestrutura atual pode “dar conta do recado”.
A ideia desse levantamento é evitar que possíveis gargalos ocorram durante a Black Friday, o que pode levar à perda de vendas.
Mas não se trata de preparar sua estrutura somente para a quinta-feira, haja vista que o aumento dos acessos a sites e páginas comerciais já se torna mais intenso no início da semana.
A capacidade dos servidores dos e-commerces também deve estar preparada para lidar com um eventual aumento da demanda até o sábado pós Black Friday.
No tópico a seguir, vamos indicar o que deve ser observado para evitar problemas em seu site durante todo esse período. Acompanhe!
Preparando sua infraestrutura de TI para o aumento de escala na black friday
Analise o estado atual de sua infraestrutura
Conforme já mencionamos, é fundamental avaliar se a estrutura de um negócio comporta a demanda de maneira a lidar com possíveis picos de solicitações. Para isso, devem ser observados os seguintes aspectos:
- Capacidade dos servidores;
- Tamanho da rede;
- Necessidade de novas aplicações.
Faça um plano de escala
É muito importante que as equipes de TI desenvolvam um plano de escala, para que possam visualizar melhor as camadas maiores das aplicações usadas e sua possível escalabilidade.
Amplie sua capacidade
Caso você verifique que pode precisar de uma estrutura mais robusta, pode investir em tecnologias de ampliação de rede, fazer a implementação de novos slots ou solicitar para seu provedor um aumento da capacidade de seu servidor.
Invista em segurança
Páginas de vendas e e-commerces precisam ser ambientes seguros, à prova de vulnerabilidades que possam colocar dados de clientes em risco. Por isso, é fundamental investir em firewall, criptografia e outras tecnologias.
Teste sua estrutura para o aumento de escala na black friday
Contudo, de nada adianta verificar cada um dos pontos que indicamos no tópico anterior se as aplicações não forem devidamente testadas antes de entrarem em ação.
Isso porque é possível que alguns serviços não funcionem como deveriam, o que pode gerar muitos transtornos de última hora.
Mas, afinal, como testar uma estrutura de TI para a Black Friday? Bem, há várias formas de se fazer isso.
Uma delas são os famosos testes de estresse e carga, por meio dos quais é possível verificar o limite de uma estrutura a fim de identificar se há a necessidade de escaloná-la.
Também é possível testar estruturas de TI em ambientes de homologação com bots criados para testar aplicações e serviços específicos.
Investindo em uma infraestrutura online para a Black Friday
Outra opção para empresas que procuram mais flexibilidade e rapidez na implementação é investir em uma infraestrutura em cloud.
Além disso, esse tipo de estrutura de TI é facilmente escalonável, podendo a empresa implementar mais capacidade em datas como a Black Friday sem perda de tempo.
É possível adquirir planos sob medida para cada empresa, o que evita prejuízos com uma capacidade ociosa.
Mais uma grande vantagem da infraestrutura online é a redução dos custos com a manutenção dos data centers. Por ser em nuvem, os clientes não precisam investir em serviços de TI para realizar atualizações e reparos.
Todo o suporte é realizado pelas equipes das empresas que oferecem o serviço, de maneira que as empresas que o contratam não precisam se preocupar com esses aspectos.
Por fim, essa tecnologia também oferece mais segurança em casos de acidentes e cyber ataques.
Além de todo o suporte técnico ser dado pela empresa que disponibiliza o serviço, não há necessidade de manter equipamentos físicos, que estariam sujeitos a incêndios e outros sinistros.
Prepare sua infraestrutura para vender mais e melhor na Black Friday!
Para concluir, não podemos deixar de sublinhar a importância de se ter uma infraestrutura com capacidade suficiente para atender bem a todos os clientes, sem intercorrências.
Lembre-se que os consumidores da internet não têm nenhuma paciência com páginas e sites lentos e que a concorrência é enorme. Por isso, atentar para um possível aumento de escala na Black Friday é fundamental.
O site ou página do seu negócio está pronto para enfrentar um aumento considerável de tráfego? Comente!