Parceria com a Emater teve início de forma emergencial e, hoje, tornou-se estratégica para atender a autarquia e contribuir com a economia gaúcha
Há quase cinco anos, a sede da Emater/RS–Ascar sofreu um incêndio que comprometeu todas as informações que estavam armazenadas nos servidores físicos da autarquia. Através de contratação emergencial, a Adentro foi acionada e conseguiu recuperar todos os serviços digitais e, aos poucos, passou a ser uma das principais fornecedoras da empresa pública.
“Prestamos um serviço público de extrema importância para a economia do Rio Grande do Sul, atendendo 1,7 mil usuários internos e 200 mil famílias da área rural. Por isso não podemos ficar fora do ar. Com o excelente trabalho do pessoal da Adentro, em menos de quatro dias já estávamos restabelecidos”, conta Diogo Coradini, Gerente de Tecnologia da Informação da Emater/RS.
Após a solução deste disaster recovery (recuperação de desastres, em português), a instituição passou a contar com a Adentro para as soluções de data center, com hospedagem de toda infraestrutura. “De lá pra cá, sempre tentamos ajudar no que estava ao nosso alcance. Com o estreitamento das nossas relações, a Emater/RS incluiu também serviços web, firewall, cloud privada, backup, suporte técnico, conectividade, monitoramento, entre outros”, ressalta Pablo Moretto, Diretor da Adentro.
Segundo Coradini, “desde o incidente, quando fomos atendidos muito rapidamente e com muita qualidade, percebemos o ótimo trabalho de operação técnica da empresa. Além disso, percebia-se a qualidade dos profissionais que estavam atuando na causa do problema. Recuperamos informações mesmo com o storage danificado.”
Para a Emater/RS, o serviço contar com infraestrutura e suporte digital faz parte de toda engrenagem do agronegócio gaúcho. “Quando se tem uma fila de caminhão para descarregar, nós estamos in loco lançando essas informações, não tem como ficar fora do ar. Este é um dos serviços mais críticos que temos”, analisa Gerente de TI da Emater/RS.