7 vantagens do Desktop as a Service (DaaS)

Com as recentes tecnologias (e crises mundiais em ação), se torna cada vez mais natural o uso da virtualização de Desktop. Dentro disso, é possível elencar um destaque do Cloud Computing, o DaaS – e quais são as vantagens do Desktop as a Service (DaaS)?

Basicamente, é uma tecnologia que tem ganhado espaço num cenário de home office, disponibilizando desktop de maneira remota. Junto de software (SaaS), infraestrutura e backup (IaaS) e plataformas (PaaS), traz facilidades para o “novo normal”.

Mas afinal, o que é DaaS? Prossiga com a leitura do artigo e saiba mais sobre a solução DaaS e exemplos de DaaS!

 

 

Antes de mostrar as vantagens do desktop as a service (DAAS)… Entenda o que é DaaS

“DaaS na informática é como uma terceirização de diversos dispositivos para a empresa. Com isso, garante flexibilidade nas despesas.”

O DaaS, ou Desktop as a Service (Dispositivo como Serviço), é um serviço que oferece aplicativos e desktops virtuais por meio de uma licença. Essa licença se trata de uma assinatura mensal, o que torna os dispositivos despesas e não investimentos.

Com isso, custos de manutenção e reparo ficam por conta do provedor do serviço, que gerencia o backup e armazenamento de dados também. Além disso, é quem garante a atualização dos softwares e a segurança dos dados.

Claro que o maior destaque desse modelo é a escalabilidade que permite, pois o DaaS pode ser expandido ou reduzido conforme a sua demanda. Com isso, você paga exatamente pelo que usa.

 

Quais são os tipos de DaaS na informática?

Dentro do DaaS, há dois tipos de desktops. O primeiro é o desktop persistente, que é pensado para usuários que precisam personalizar o dispositivo, com aparência permanente após realização do login.

O segundo é o desktop não persistente, que é pensado para acesso de funcionários temporários, visitantes ou prestadores de serviço. Quando a sessão é finalizada, o desktop é apagado.

 

Quais são os exemplos de DaaS?

Para uma empresa fornecer a solução DaaS, ela deve possuir estrutura física e também o Cloud Computing. Com isso, os principais exemplos de DaaS são:

  • HP;
  • Apple;
  • Microsoft;
  • Arklok;
  • Microcity;
  • Entre outras empresas híbridas.

Entendido isso, é hora de ver as vantagens de usar da solução DaaS!

 

As 7 vantagens do Desktop as a Service (DaaS): quais são?

Há um motivo para Desktop as a Service ter se tornado uma opção popular entre as empresas em relação ao VDI  – 7 motivos, na verdade. Confira agora todos eles!

1. É uma opção moderna

O DaaS é a principal opção de tecnologia remota, fornecendo as ferramentas e aplicações necessários para execução do trabalho. Por meio do Desktop as a Service, é possível que cada um tenha seu próprio dispositivo sem grandes gastos para a empresa.

2. Controle de custos

Falando em grandes gastos, o DaaS permite que mova os custos Capex para Opex, o que permite economia com despesas inicias da empresa. Além disso, torna a expansão da força de trabalho previsível em custos.

Questões como atualização e manutenção são providenciadas pelo próprio provedor do DaaS, sem custos imprevistos para a empresa. Com isso, permite a extensão do ciclo de atualização de desktops e laptops da sua organização.

Por fim, acaba servindo até mesmo como uma política BYOD (Bring Your Own Device), diminuindo os gastos corporativos com aparelhos eletrônicos.

3. Escalabilidade do negócio

Como parte do modelo de negócio (“as a service”), você paga apenas pelo que usa, o que permite maior escalabilidade do negócio. Basicamente, você pode adicionar ou excluir estações de trabalho rapidamente, conforme a demanda.

Você pode criar ou excluir um desktop conforme a necessidade, o que deixa você com maior poder na empresa.

4. Controle sem restrição excessiva

Falando em maior poder, o DaaS permite que você gerencie os riscos de infraestrutura sem limitar o espaço e tempo de trabalho dos funcionários. Basicamente, você controla o essencial, como dados e política de conformidade, sem restrição excessiva.

5. Gerenciamento centralizado

O DaaS na informática elimina um grande problema: a descentralização dos dispositivos. Por meio do Dispositivo como Serviço, é possível operar todos os aparelhos por meio de uma imagem central.

Se você realiza uma mudança central, todos os outros dispositivos são atualizados, sem necessidade de padronizar construções de hardware para cada um dos funcionários.

6. Maior segurança

Apesar de parecer arriscada a ideia de centenas de dispositivos disponíveis, o DaaS remove esse risco de segurança. Todos esses dispositivos se encontram num ambiente centralizado, controlado e gerenciado pelo provedor.

Com isso, não há risco de laptops perdidos ou roubados se tornarem um risco de segurança, assim como não há mais necessidade de VPNs. Além disso, o backup é constantemente realizado pelo provedor do serviço!

7. Traz uma plataforma de qualidade

Um DaaS de qualidade conta com uma excelente equipe de profissionais capazes de gerenciar e manter a plataforma. Eles permitem uma constante segurança e atualização do sistema, o que garante um ótimo desempenho para sua empresa.

 

desktop as a service

Conclusão

DaaS na informática já pode ser considerado uma opção de virtualização mais eficiente para o futuro. Apesar do VDI ser uma tecnologia mais madura, ele é limitado no quesito escalabilidade e desempenho.

Você pode notar isso nas vantagens do Desktop as a Service (DaaS) que apresentei. Agora cabe a você realizar a melhor escolha!

 

 

Posts relacionados