A hospedagem do site é uma das etapas mais importantes na criação de um site da empresa ou de uma loja virtual. Porém, não é tão simples assim escolher onde hospedar um site – e muitas vezes se faz uma escolha errada.
Ao errar na escolha, você corre o risco de afastar o cliente por quedas constantes ou velocidade de carregamento ruim. Além disso, fica muito atrás nas pesquisas virtuais, já que a hospedagem também impacta no SEO.
Então, prossiga com a leitura do artigo para entender como acertar na escolha e contar com a melhor hospedagem de site!
Antes de tudo, o que é a hospedagem de site?
“Hospedar um site é uma decisão que deve ser tomada após muita pesquisa sobre as qualidades dos diferentes tipos de hospedagem.”
A hospedagem de site se trata do serviço de armazenamento dos arquivos, informações, imagens, textos e conteúdos que compõem o site. Basicamente, é um serviço que torna o endereço virtual disponível e útil na internet.
Através dele, é possível que o site da empresa ou loja virtual fique no ar 24 horas por dia, todos os dias. Dessa maneira, ele pode ser acessado a qualquer momento, com o cliente podendo realizar ações nele sem a sua presença.
Não confundir a hospedagem com o domínio da empresa, que se trata do endereço eletrônico que fica na barra de navegação. Ele funciona como um caminho para o seu site, que quando acessado, aciona tudo o que se encontra na hospedagem.
Quais são os tipos de hospedagem?
Para escolher bem os serviços de hospedagem, é necessário conhecer os seus tipos. Cada um atende a diferentes necessidades na internet, podendo apresentar o preço mais acessível ou os serviços mais completos.
- Hospedagem compartilhada: você compartilha o mesmo servidor com os arquivos de outros sites, dividindo espaço e recursos. Tem o preço mais acessível, mas menos estabilidade para lojas virtuais de grande tráfego
- Virtual Private Server (VPS): há o compartilhamento de espaço do servidor, mas os recursos são dedicados. Dessa forma, é escalável e traz maiores possibilidades de customização
- Hospedagem dedicada: tanto o espaço, quanto os recursos, são dedicados para o seu site, o que aumenta bastante o preço
- Hospedagem na nuvem: traz vários servidores online, que são conectados entre si. Dessa forma, quando um chega ao limite, você pode contar com outro servidor
Na Adentro Cloud, você encontra não só serviços de nuvem, como também uma hospedagem dedicada para Data Center!
Como escolher a melhor hospedagem de site?
A hospedagem de site no Brasil chegou num ponto onde é bastante variada, o que aumenta o seu leque de opções. Para ser certeiro na escolha da melhor hospedagem de site, viemos lhe ajudar trazendo um passo a passo!
1. Entenda o escopo do seu projeto
O primeiro passo é entender o que você quer fazer: um site institucional ou uma loja virtual. Se você pretende criar um site ou blog, as opções são mais variadas e simples de escolher, já que exige menos recursos.
Agora, se for uma loja virtual, há mais preocupações a se ter quanto ao seu desempenho. Dessa forma, precisa ser mais criterioso nas qualidades da plataforma para loja virtual!
2. Analise os requisitos da plataforma
Para começar a sua busca por espaços para hospedar um site, você precisa ter em mente os requisitos. Eles se tratam das capacidades que as empresas de hospedagem precisam ter e que são:
- Armazenamento: o quanto de espaço é oferecido em disco
- Velocidade e estabilidade: o quanto de tráfego o servidor aguenta sem cair ou ter redução de velocidade no carregamento. Consulte o histórico de estabilidade da empresa e a largura de banda, que impacta diretamente na velocidade
- Segurança: confira se a empresa de hospedagem de site no Brasil apresenta backups, monitoramento e o certificado SSL para a segurança dos dados hospedados
- Suporte técnico: veja se a empresa apresenta suporte 24 horas e qual é a velocidade de atendimento dela
3. Pergunte sobre a credibilidade da empresa
Mesmo que pareça ter as melhores qualidades do mundo, você ainda precisa saber se a empresa é confiável. Analise a reputação de mercado dela através de antigos clientes, comentários nas redes sociais, avaliações em sites como o Reclame Aqui, etc.
4. Veja o que está incluso no plano de hospedagem
O plano de hospedagem geralmente não oferece apenas a hospedagem em si – há itens extras que tornam o plano mais interessante. Alguns exemplos são as contas de e-mail profissionais, para padronizar o e-mail da empresa, e um domínio de site.
5. Consulte o custo-benefício
Conforme você vai diminuindo o número de opções, deve começar a avaliar o custo-benefício de cada uma. Ponha em questão tudo o que é oferecido e veja quanto você vai pagar por isso.
Tenha em mente que o seu site talvez não precise de tudo que está sendo oferecido – não pague mais por algo que não vai usar.
6. Veja se apresenta um painel de gerenciamento intuitivo
Por fim, veja se a hospedagem é fácil de gerenciar mesmo por um leigo. Para começar, ela deve estar em português, pois assim fica mais fácil de entender cada função disponível no painel.
Depois, veja se a hospedagem é intuitiva, com os serviços da hospedagem bem visíveis na tela para os funcionários gerenciarem tudo rapidamente. Pense que o seu site deve ser atualizado sem perder muito tempo nisso.
Conclusão
A hospedagem de site no Brasil se tornou muito mais confiável do que era tempos atrás. Com mais opções, fica bem fácil de encontrar aquela que atende ao que você busca para o site da empresa ou loja virtual.
Dessa forma, você tem mais certeza de que vai acertar na escolha da primeira hospedagem ou na migração para uma nova hospedagem.
Agora que sabe o passo a passo para a escolha da hospedagem de site, fica bem mais difícil de errar na opção!