5 motivos para usar um firewall forte

Na internet, é possível encontrar inúmeros riscos e pessoas capazes de executar ataques maliciosos, colocando em risco seus dados e informações. Esse risco latente virtual é um dos motivos para usar um firewall forte.

Para observar esse risco, basta olhar o período inicial da pandemia: o Brasil sofreu mais de 1,6 bilhão de   no primeiro trimestre do ano. Em comparação com março de 2019, isso representou um aumento de 131%.

Para se defender desse risco, há uma grande linha de defesa: o firewall. Prossiga com a leitura do artigo e veja todos os motivos para usar um firewall forte!

 

Antes de tudo, o que é firewall?

“Assim como você tranca as suas portas e janelas para evitar visitas indesejadas, e perigosas, o mesmo é feito no seu sistema.

Firewall é basicamente um dispositivo ou solução de segurança que atua sob regras predefinidas. Através dessas regras, ele analisa o tráfego de rede, permitindo ou bloqueando operações de recepção e transmissão de dados.

Dessa forma, atua para liberar acessos seguros e bloquear o que for tráfego indesejado e até mesmo nocivo ao sistema. E como funciona um firewall na prática?

 

Como funciona um firewall

Como dito antes, são definidas regras ou políticas que guiarão o firewall na permissão ou bloqueio de acesso à máquina que protege. Aliás, é possível até mesmo restringir totalmente o tráfego na sua rede ou computador, apesar de não ser recomendado.

Há dois tipos de cenário ao lidar com firewall:

  • Delimitar o acesso, só sendo possível ele através da autorização do administrador do firewall – e essa autorização pode ser única ou permanente;
  • Permitir automaticamente o acesso, determinando quais tráfegos são impróprios ou nocivos, cujo acesso tem de ser bloqueado.

Com isso, é possível ter o tráfego bloqueado (com exceção do que for autorizado) ou ter o tráfego permitido (com exceção do que for bloqueado). Dessa forma, é possível ver claramente a importância do firewall.

Quais são os tipos de firewall?

Apesar de possuir uma finalidade bem específica de proteção, é possível encontrar diferentes tipos de firewall a partir de fatores como: critérios do desenvolvedor, necessidades do usuário, características do sistema operacional, etc.

Dessa maneira, é possível definir 4 principais:

  • Firewall de aplicação (proxy);
  • Firewall de estado;
  • Firewall de gerenciamento unificado de ameaças (UTM);
  • Firewall de próxima geração (NGFW).

Firewall de aplicação

Também chamado de firewall de proxy, se trata de um firewall que atua na intermediação entre um computador ou rede interna e outra rede. Por isso, lidam com um grande número de solicitações de tráfego.

Dessa forma, o firewall de aplicação trata do acesso de endereços externos que podem ser nocivos ao seu sistema. Além disso, também oferece tarefas complementares como:

  • Registro de tráfego de dados em arquivo de log;
  • Armazenamento em cache.

Firewall de estado

Chamado de firewall de inspeção de estado, se trata basicamente de um filtro dinâmico: ele compara o que está acontecendo com o que deveria acontecer. De maneira mais simples, analisa todo o tráfego de dados em busca de padrões aceitáveis.

Essa primeira análise é utilizada como parâmetro aos próximos tráfegos, o auxiliando na identificação de anormalidades.

Firewall de gerenciamento unificado de ameaças

Chamado de dispositivo UTM, esse firewall combina em sua estrutura as prevenções contra vírus e ameaças e as funções de um firewall de estado. Dessa forma, é uma solução mais flexível.

Firewall de próxima geração

Considerado uma evolução do firewall, esse aqui é moldado para lidar com ameaças modernas, como ataques à camada de aplicação e malwares mais avançados. Com isso, você está pronto para entender a importância do firewall.

 

Quais são os motivos para usar um firewall forte?

A importância do firewall reside nas camadas de proteção que dá aos dados: eles estão seguros ao sair e seguros ao entrar.”

Quais são os benefícios do firewall? De maneira simplificada, é sua segurança dos dados e proteção da base de dados contra injeção SQL, por exemplo. No entanto, é momento de entender profundamente os motivos para usar um firewall forte!

É sua principal linha de segurança

Como já deve ter ficado claro, o firewall é o escudo da sua rede interna contra o resto da internet. Sem um firewall, usuários externos podem ter fácil acesso aos seus dados privados, deixando os ativos da sua empresa vulneráveis.

Impede que os usuários de sua rede acessem sites externos

O risco à sua rede pode não vir atrás de você, mas sim você ir atrás desse risco. Por isso, o firewall pode impedir que os usuários de sua rede acessem sites externos específicos que configurem algum tipo de risco aos seus dados.

Lhe protege contra aplicativos maliciosos

Durante a inspeção de tráfego, o firewall pode procurar e bloquear vírus, worms, spams e outro tráfegos indesejados da rede externa. Da mesma forma, lhe protege contra tentativas de intrusão, seja de acesso não autorizado ou de atividades suspeitas.

Por fim, é possível montar uma lista com aplicativos maliciosos ou não, definindo que tipo de aplicação terá acesso ou não.

Limita a largura de banda

Mais do que segurança, o firewall lhe permite medir e limitar a largura de banda da rede. Com isso, você pode limitar a banda da rede utilizada para vídeos, imagens e outros conteúdos não-comerciais e utilizar ela para negócios de maior prioridade.

Você obtém serviços VPN

Certos firewall lhe permitem o acesso a serviços de rede privada virtual, o VPN. Com isso, usuários de dispositivos móveis e em locais remotos podem acessar recursos da sua rede interna, o que promove maior agilidade e produtividade.

 

firewall-para-empresas

Conclusão

Na internet, muitas pessoas querem invadir seu sistema e expor seus dados, podendo até mesmo usá-los de “refém” para lucrar em cima de você. Ao ter um firewall forte, você garante uma camada a mais de proteção por um custo até baixo.

E esse é um dos motivos para usar um firewall forte: uma proteção a custo baixo, de forma até uma pequena empresa conseguir se proteger!

 

 

Posts relacionados