5 motivos para começar a virtualização agora mesmo

Empresas que querem sobreviver no mercado profissional, sempre buscam por alternativas econômicas. A virtualização é uma dessas alternativas – inclusive, é uma das mais populares entre os administradores de TI. As ferramentas de virtualização já foram incorporadas ao ambiente operacional como um padrão na arquitetura de tecnologia. Os motivos para isso são muitos: as máquinas virtuais são mais econômicas, sustentáveis e fáceis de controlar. Mas o que é a virtualização e para que serve? Prossiga com a leitura do artigo e entenda melhor do assunto!  

Afinal, o que é a virtualização?

“Nos seus variados tipos, a virtualização entrega benefícios estratégicos para o seu negócio.” A virtualização se trata da ação de criar um computador virtual dentro do computador físico, com sistema operacional, programas e tarefas. Basicamente, através do hardware do computador, é possível criar várias máquinas virtuais (as “VM”). Ela é comumente utilizada para rodar testes de segurança. Como funciona de forma fechada no seu sistema físico, consegue evitar que um possível vírus se distribua pelo computador. Também é utilizada para rodar sistemas operacionais, como o Windows num MacOS.  

Como funciona a virtualização?

Para a virtualização ocorrer, é necessário que possua:
  • Excelente hardware, pois é importante que o seu processador tenha capacidade para simular um segundo sistema operacional em execução
  • Ferramentas de virtualização, mais especificamente um software para rodar a cópia do sistema operacional
  • Cópia do sistema operacional
As principais ferramentas de virtualização são o VirtualBox e VMWare, onde você cria as estruturas para simular o hardware do sistema operacional que quer rodar. O computador virtual é isolado do sistema original, mas depende dele para ser executado. E o que você pode fazer nesse segundo sistema? Tudo que é possível fazer no primeiro, como acessar os componentes do PC, navegar na internet, acessar a impressora, executar programas, etc.  

Tipos de virtualização: quais são os principais?

A virtualização ocorre através de um hipervisor, que separa o servidor físico em várias máquinas virtuais. Em todos os tipos de virtualização, há a abstração de algo físico em partes discretas através do software. Mas quais são os tipos de virtualização? Vamos por partes!  

Virtualização de rede

Na virtualização de rede, é utilizado dos recursos disponíveis de uma rede para dividir a largura de banda em diferentes canais. O objetivo disso é melhorar a disponibilidade da rede, sem perder a velocidade ou a segurança. Para o administrador, a virtualização ajuda a aliviar a carga do gerenciamento de rede.  

Virtualização de armazenamento

Nessa virtualização, o software busca pelo espaço de armazenamento físico de vários dispositivos para agrupá-los num único dispositivo de armazenamento. Com isso, todo esse espaço pode ser gerenciado num computador central.  

Virtualização de aplicativos

Nesse tipo, o aplicativo é executado de forma separada do sistema físico que o acessa. Basicamente, é criada uma máquina virtual para a execução do aplicativo, que pode ser acessado por outros usuários num protocolo de exibição remota.  

Virtualização de hardware

Por fim, você pode isolar um sistema operacional de computador numa máquina virtual acessível para todos os funcionários. Funciona da mesma forma que a virtualização de aplicativos, com a exceção de que não vai executar apenas um aplicativo.  

Quais são os benefícios da virtualização?

Com tudo que você aprendeu até agora, podemos partir para o que importa: quais são os benefícios da virtualização na sua empresa? Veja eles agora!  

Maior economia de espaço

Um dos principais benefícios da virtualização é a possibilidade de separar a máquina física em diferentes máquinas virtuais. Elas são configuráveis e acessíveis de qualquer lugar, o que permite uma maior economia de espaço na empresa.  

Redução de custos

Ao multiplicar as máquinas virtuais através de uma máquina física, você reduz de forma drástica os seus gastos. Afinal, esses computadores virtuais não precisam de grande investimento em hardware, manutenção ou energia elétrica.  

Acessível de qualquer lugar

Considerando a maior presença do trabalho remoto no cotidiano, a virtualização é extremamente vantajosa por permitir o acesso de qualquer lugar. Dessa forma, é possível acessar tudo de um computador através de um aplicativo de smartphone.  

Maior segurança

Caso precise abrir um arquivo importante sinalizado como impróprio ou perigoso, você pode fazer isso na máquina virtual. Ao fazer essa ação, qualquer vírus ou outro perigo afetará apenas o computador virtual e não o físico. Dessa maneira, você evita a invasão dos dados de seu servidor e evita gastos com a manutenção do computador da empresa.  

Maior controle de acessos

Através de uma grande central, é possível para você controlar os acessos em cada máquina virtual e atribuir tarefas. Com isso, dá para realocar os recursos conforme as necessidades dos negócios.  

Conclusão

As máquinas virtuais chegaram para facilitar a vida das empresas, proporcionando economia e versatilidade para as tarefas. Quando aplicadas nas empresas, simplificam o trabalho e diminuem os gastos que teria normalmente. Porém, há mais de uma forma de virtualização – por isso, defina qual opção é a mais interessante para o seu negócio agora!

Posts relacionados