Computação em Nuvem: 5 características e mais: Cloud Pública x Cloud Privada?

computação em nuvem

Acelerar a transformação digital do seu negócio é fundamental para a inovação, e a tecnologia de computação em nuvem pode ser a sua principal aliada nessa jornada. 

Com o atual cenário da indústria sendo movido por incessantes inovações, a transformação digital tem se tornado um objetivo comum de muitas empresas, sejam elas pequenas ou de grande porte. 

Nesse contexto, a tecnologia de cloud computing, ou, computação em nuvem tem recebido atenção especial. Já presente no mercado e revolucionando empresas há um bom tempo, a nuvem ainda é um mistério para alguns empreendedores. 

Ao longo deste artigo, vamos apresentar a computação em nuvem e explorar as principais diferenças entre as opções de nuvem pública e nuvem privada, te ajudando a fazer uma escolha mais informada para o seu momento atual.

 

Vamos lá?

Acompanhe!

O que é a computação em nuvem?

À primeira vista, o termo “nuvem” pode ser um conceito abstrato, mas indo direto ao ponto, de acordo com o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) a computação em nuvem é um modelo para permitir acesso remoto e sob demanda a um conjunto compartilhado de recursos de computação.

Por exemplo: redes, servidores, armazenamento, aplicativos e serviços disponíveis online.

Isso significa que a empresa contratante não tem que se preocupar com os recursos de hardware e a manutenção do servidor, pois o provedor cuidará de tudo – o que promove a economia de recursos e escalabilidade ilimitada.

Seu funcionamento é simples e baseado em cinco características principais:

 

☁️Autoatendimento sob demanda: Com a nuvem, você acessa e usa os serviços quando precisa, sem necessariamente pedir uma solicitação ao provedor desses serviços.

   

☁️Amplo acesso à rede: É possível usar serviços de computação em nuvem em qualquer lugar, usando os mais diversos dispositivos, como laptops, smartphones e desktops.

 

☁️Agrupamento de recursos: Com a  computação em nuvem, é possível integrar um conjunto de recursos – como armazenamento, memória e processamento – para fornecer a sua empresa. 

   

☁️Rapidez e elasticidade: Os recursos são disponibilizados de forma rápida e precisa, permitindo que a demanda por serviços aumente ou diminua sem prejudicar a qualidade.

 

☁️Custo sob demanda: Assim como em serviços como água e eletricidade, no cloud computing, você paga apenas pelo que consome. Ou seja, você pode acompanhar e controlar os gastos.

 

Por isso, a computação em nuvem é considerada eficiente e flexível. 

 

Saiba mais: Entenda o básico sobre a tecnologia de computação em nuvem. 

 

Nuvem pública x Nuvem privada: Qual escolher?

 

A nuvem pública é uma opção muito popular e segura de computação em nuvem, onde todos os recursos são compartilhados entre diversos usuários e sua maior vantagem é a eficiência e custo-benefício. 

 

Já a nuvem privada entrega serviços para usuários selecionados e todos os dados são protegidos por um firewall, o que faz da nuvem privada uma opção para empresas que querem mais segurança e conformidade.

 

Leia também: Formatos de serviço dos servidores em nuvem. 

 

Para quem a nuvem é indicada?

Se você busca a melhor opção para ter o máximo de performance virtual, você precisa da Adentro para o armazenamento em nuvem. Isso porque essa tecnologia oferece poucos riscos de falha, e sua elasticidade e escalabilidade permitem que os recursos sejam ajustados de acordo com o crescimento da empresa.

 

Conheça ainda  o melhor tipo de nuvem para escalar o seu negócio. 

Por que é importante migrar para a nuvem com a Adentro

Fazer a migração para a nuvem por meio da Adentro é uma escolha importante para empresas por diversas razões. Entre elas, podemos destacar: 

 

✅Redução significativa de custos;

✅Organização de dados sensíveis;

✅Portabilidade; 

✅Escalabilidade; 

✅Proteção de dados e aplicativos;

✅Recuperação de desastres garantida;

✅Recuperação rápida de dados;

✅Armazenamento flexível;

✅Baixo custo;

✅Facilidade de customização e controle.

 

Saiba mais: 6 estratégias que fazem a diferença na migração para cloud.

Quando migrar para a nuvem?

Em geral, migrar para a nuvem se torna especialmente importante quando há a busca por economia,  ampliação da colaboração entre as equipes e problemas de segurança que precisam ser superados. 

 

A Adentro oferece vantagens significativas nessas áreas, proporcionando mais flexibilidade, agilidade, segurança e competitividade.

Alguns aspectos para considerar na migração para a nuvem:

 

  • Análise da sua infraestrutura por especialistas;
  • Agendamento da transferência do conteúdo;
  • Realização de testes;
  • Migração inicial dos dados.

 

Por que contar com a Adentro para adotar a nuvem:

Equipe de suporte especializada: a Adentro proporciona uma migração tranquila, sem complicações e suporte técnico especializado disponível para auxiliar durante todo o processo.

Tráfego ilimitado: sem restrições no uso de tráfego de internet e link contratado com tráfego ilimitado, evitando surpresas no fim do mês.

Empresa brasileira: a Adentro conta com servidores localizados no Brasil, garantindo proximidade, qualidade de serviço e foco em trazer as melhores soluções de TI para o mercado nacional.

 

Sua jornada rumo à inovação, segurança e eficiência começa na Adentro. 

 

A Adentro oferece soluções inovadoras e de excelência para atender às necessidades únicas da sua empresa. Com nossos serviços de Data Center, Cloud, Backup e DR, NOC, Licenciamento, e outros, garantimos que sua infraestrutura de TI esteja sempre protegida, escalável e pronta para impulsionar o crescimento do seu negócio. 

A equipe da Adentro está pronta para entender suas demandas e oferecer as melhores soluções personalizadas. 

Agende uma conversa com um de nossos especialistas.

Posts relacionados