Melhorar o aproveitamento do AWS pode envolver uma série de etapas e fatores diferentes. E conhecê-los é fundamental para que você consiga elevar, principalmente, a segurança da sua Nuvem.
Por se tratar de um conteúdo denso, entender como fazer tal melhoria pode levar algum tempo. Principalmente se você não possui o suporte devido para tal.
Por isso, apresentaremos para você as 20 dicas para ter um melhor aproveitamento da AWS, para que consiga otimizar toda a segurança da nuvem antes do que imaginará.
Continue lendo e aproveite!
As melhores dicas para melhorar o aproveitamento da AWS
Melhorar o seu aproveitamento da AWS para conseguir aperfeiçoar a segurança da sua Nuvem é essencial para quem deseja obter um ambiente mais seguro para os seus dados,
Por isso, conhecer todas as 20 dicas que iremos fornecer aqui é extremamente importante. Quando falamos de informações da empresa, a segurança e integridade dessas são altas prioridades.
Começando por:
Dica 1 para um melhor aproveitamento da AWS: Remova recursos não utilizados
Não existe maneira melhor de começar nossas dicas do que apresentar uma maneira de economizar dinheiro, uma vez que esse ato permite que o proprietário da Nuvem possa realocar seus recursos.
O seu ambiente não necessita de permanecer ligado por 7 dias na semana? Então desligue-o!
Isso poupa energia, impede ociosidade, evita desgastes e ainda traz impacto na folha no fim do mês, uma vez que o desligamento implica diretamente na redução e economia dos custos.
Essa dica é especialmente importante para ambientes de testes, que, caso não estejam ligados, estão apenas desperdiçando recursos.
Dica 2 para um melhor aproveitamento da AWS: Faça a troca conforme o uso
A Tecnologia AWS é versátil, que se adequa ao uso e necessidade do usuário. Isso fica mais evidente graças ao CAPEX e ao OPEX.
Pela ferramenta não prender o usuário, a mudança livre entre os grandes capitais de investimento (Capex) e os pequenos pagamentos variáveis (Opex) é totalmente possível, permitindo que utilize o serviço que melhor lhe servir na hora, com reajuste de preço dinâmico.
Logo, além de garantir que está utilizando o recurso certo da maneira certa, esse se ajusta a nova realidade, tendo um valor mais condizente.
Dica 3 para um melhor aproveitamento da AWS: IP Elástico sem adicional de valor
A AWS prove para seus usuários um IP elástico gratuito para seus usuários utilizarem. A partir do segundo, pode ser cobrada uma taxa adicional para cada EIP que estiver em funcionamento.
Porém, é válido ressaltar que os EIP’s podem ser remapeados. Logo, pode-se utilizar ele em operações diferentes, fazendo troca até 100 vezes dentro de um mês. A partir deste número, cada movimentação de IP será cobrada.
Dica 4 para um melhor aproveitamento da AWS: Remova as notificações da Nuvem
Você pode remover notificações relacionadas à falta de dados, monitorar recursos não utilizados, alarmes redundantes do CloudWatch, entre diversos outros ativos. Isso permite que economize o seu dinheiro com gastos supérfluos.
Dica 5 para um melhor aproveitamento da AWS: Aumente o seu Limite
Todo sistema AWS vem com um limitador, que pode variar de tamanho ao depender da região em que vive, podendo chegar até a zero.
O aumento desse limitador irá prevenir o ataque de hackers e outras entidades maliciosas que desejam alcançar os dados na nuvem. EC2, RDS e ECS são alguns dos limitadores mais populares entre diversos outros dentro de um serviço AWS.
Dica 6 para um melhor aproveitamento da AWS: Prepare o seu ELB para dias de alta movimentação
Uma das maneiras de evitar problemas e melhorar o funcionamento através de uma AWS é tentar antecipar o fluxo de informações e acesso a sua aplicação. O congestionamento é algo comum de ocorrer, principalmente em datas de estreia.
Procure preparar sua ELB para que ela possa suportar todo o tráfego de informações sem comprometer a estabilidade do serviço. Uma maneira simples de conseguir isso é contatar o suporte do seu sistema solicitando mais nódulos.
Dica 7 para um melhor aproveitamento da AWS: Monitore o Uso da sua AWS
Você não precisa de uma outra companhia para garantir a integridade da sua infraestrutura AWS. O próprio sistema já disponibiliza recursos para manter o usuário constantemente atualizado sobre a situação da mesma e do custo de seus serviços.
Dica 8 para um melhor aproveitamento da AWS: Replique os dados cruciais
Fazer uma replica ou back-up dentro da S3 para outras regiões é totalmente possível.
Uma vez que todos os dados tenham sido levados até o destino original, todo o sistema será replicado para uma outra localidade de armazenamento, o que garante que, mesmo em cenários desastrosos, você ainda terá informações cruciais do negócio.
Dica 9 para um melhor aproveitamento da AWS: Com o Glacier você economiza tempo
Outro recurso apresentado em conjunto com o sistema AWS é o Glacier, uma ferramenta para arquivamento de dados.
Apesar de possuir um preço elevado, este recurso permite armazenar diversos tipos de arquivos, dos mais variados tamanhos, que ficaram distribuídos em pequenos espaços, o que facilita na restauração e no acesso a informação.
Dica 10 para um melhor aproveitamento da AWS: Otimização de Entrada e Saída para Instâncias de alta performance
Até as melhores instâncias podem sofrer com problemas de entrada e saída de dados. Por isso, os serviços de uma Nuvem AWS incluem diversos pacotes adicionais que permitem uma otimização desse processo, melhorando o fluxo de informações como um todo.
Dica 11 para um melhor aproveitamento da AWS: Poupe recursos utilizando das Screenshots
Quando se cria uma screenshot, ela é uma réplica perfeita do ponto a partir de que foi feita. Ao depender da maneira que é utilizada, você poderá manter a integridade da original enquanto utiliza a memória da cópia, sendo útil para testes e economizando recursos com back-ups.
Dica 12 para um melhor aproveitamento da AWS: Fuja das invalidações do Cloudfront
Eliminar arquivos inúteis e limpar a memória do CloudFront de uma AWS é um processo que pode ser requisitado gratuitamente todo o mês, desde que o usuário se atenha a menos de que 1000 solicitações.
Para evitar o retrabalho, é normal que empresas passem dar versões aos seus arquivos, ajudando no processo de limpeza enquanto o torna mais rápido, uma vez que o sistema assimilará a última versão.
Dica 13 para um melhor aproveitamento da AWS: Apague as screenshots não utilizadas
Quando uma EBS não é apagada automaticamente como desaparecimento de uma AMI, essa ocupará espaço e prejudicará a capacidade de armazenamento.
Ao eliminar uma AMI, sempre procure pela parte órfã, a fim de eliminar essa. Esse é um processo que somente pode ser feito manualmente para recuperar o espaço perdido.
Dica 14 para um melhor aproveitamento da AWS: Configure seus alarmes
Configurar os alarmes na Cloudwatch é extremamente importante. Através destes, você é capaz de manter seus times atualizados dos eventos que ocorrem dentro da nuvem, mantendo todos atentos a possíveis mudanças no projeto.
Dica 15 para um melhor aproveitamento da AWS: Atente-se ao uso do S3
Por mais que o sistema AWS também possa utilizar de ferramentas de recuperação e armazenamento como o RRS (Reduced Redundancy Storage) é válido lembrar, sempre, de utilizar o S3, uma vez que este possui uma maior capacidade de armazenamento de arquivos densos sem comprometer o seu conteúdo.
Dica 16 para um melhor aproveitamento da AWS: Utilize das alternativas Multi-AZ RDS para uma maior eficácia em recuperação de dados e back-ups
Em caso de falha, o AWS consegue se manter ativo por até 30 segundos, assim como o RDS.
Porém, suas aplicações funcionam normalmente e vão além desse tempo, trabalhando mesmo com o problema no sistema.
Processos de back-ups ou recuperações são seguidos de outro procedimento a prova de falhas, garantindo que tudo volte ao estado normal sem quaisquer problemas.
Além disso, a entrada e saída de informações não é suspensa, mesmo durante a recuperação do sistema.
Dica 17 para um melhor aproveitamento da AWS: Siga as boas práticas de uso do EBS
Para entender como melhorar o aproveitamento do AWS, como usar o EBS de maneira correta e de acordo com suas boas práticas é essencial.
Isso garante tanto que você pode utilizar o sistema com todos os seus recursos quanto a integridade de todos os dados armazenados, uma vez que esses serão tratados da maneira correta, utilizando a ferramenta certa.
Dica 18 para um melhor aproveitamento da AWS: Utilize da rota 53 e de Alias
O Alias é uma ferramenta que permite a gravação dos dados da AWS sem que essa os interrompa. O DNS de rota 53 presente no sistema automaticamente o reconhece como uma configuração de gravação.
Além disso, por não ser visível através do sinal da 53, isso o torna muito mais seguro contra um ataque de hackers.
Dica 19 para um melhor aproveitamento da AWS: – Evite utilizar Instancias T2 em ambientes de produção
Não utilize as instancias T2 em ambiente de produção. Esse recurso foi desenvolvido com outros propósitos, não sendo tão eficaz em lidar com cargas de trabalho continua.
Dica 20 para um melhor aproveitamento da AWS: – Compressão utilizando o Cloudfront
As organizações podem utilizar o Cloudfront para realizar compressão de dados.
Ao selecionar essa opção, o sistema irá, automaticamente, comprimir e enviar todo o conteúdo solicitado para o cliente, evitando custos de transferência. Isso facilita, e muito, no manuseio e informações que estão dentro do S3, por exemplo.
Com essas dicas, você já sabe como melhorar o aproveitamento AWS e como usar seus recursos
Com as dicas dadas ao longo do artigo, se tornou mais simples otimizar o uso da AWS. Basta que você siga cada uma das citadas para que seja capaz de extrair o máximo potencial da ferramenta!